Moradia no Canadá: Qual a melhor opção para mim?

O local de moradia no Canadá é, sem dúvida, algo de extrema importância, afinal de contas, você está deixando sua caminha confortável, o sofá da sala de TV que você adora ou aquele outro cantinho preferido do seu lar no Brasil para mudar para um lugar totalmente novo e desconhecido. Por isso, uma das maiores ansiedades de nossos clientes é sobre a moradia durante o período do intercâmbio. Muitas vezes, enquanto ainda estamos no processo de escolha do curso, o aluno já está pensando sobre onde morar, com quem, valores, etc.

O que a 3RA sempre indica é que o aluno venha para ficar os primeiros dias em um lugar provisório, como as casas de família, ou homestay, como são chamadas e só depois de enxergar o Canadá com seus próprios olhos, optar por um local definitivo e que combine com a personalidade do estudante e, é claro, com o bolso também. 

Veja no vídeo abaixo algumas dicas sobre onde ficar nesse primeiro momento e algumas vantagens e desvantagens.

Se você está vindo com a família e não deseja ficar em uma Homestay neste primeiro momento, há outras opções de locais provisórios. O importante é nunca tentar escolher sua casa definitiva estando ainda no Brasil. Lembre-se que você está de mudança para um novo país e morar em um local agradável e que tenha a cara de sua família irá fazer toda a diferença.

Se você preferir, poderá contratar empresas que auxiliam brasileiros na busca por uma moradia no Canadá de acordo com a personalidade, objetivos e o orçamento de cada cliente. Uma delas é a Easy Vancouver, fundada por dois brasileiros.

As opções de moradia no Canadá são muitas: apartamentos, casas, basements e townhouses. Não se preocupe, pois temos certeza que você irá encontrar o local ideal no Canadá para você e sua família! :)

Leia mais:

Veja dicas para quem quer alugar um imóvel em Vancouver

Quanto custa viver no Canadá

 

Visitor Visa: turismo e estudo sem Attestation Letter

O Canadá é um país que possui diferentes programas para estudar, trabalhar e imigrar para o país, sendo o Visitor Visa uma excelente opção para quem deseja conhecer as terras canadenses e enriquecer seu currículo acadêmico e profissional.

O Visitor Visa permite que o portador fique no país pelo período de até 24 semanas, ou seja, seis meses. Durante esse período, quem possui o visto pode aproveitar para conhecer as províncias e territórios, visitar os pontos turísticos e se aventurar por todo o país. 

No entanto, apesar da palavra “visitante” presente em seu nome, este tipo de visto tem uma abrangência maior, permitindo que a pessoa que o possui realize um curso de idiomas de até seis meses, ou cursos de curta duração. Além disso, ele não exige uma Attestation Letter para quem deseja estudar durante esse período.

Visitor Visa é o mesmo que eTA?

Os dois possuem a mesma finalidade, no entanto, o Visitor Visa tem validade de até dez anos e, também, pode ser chamado de Temporary Resident Visa. Enquanto o eTA tem validade de até cinco anos, sendo um visto eletrônico apenas de entrada via área, que tem sua aprovação em minutos, caso o aplicante seja elegível. 

Os dois permitem que o visitante fique pelo período de até seis meses a cada entrada no país, no entanto, é válido ressaltar que quem decide o tempo de estadia e a validade de cada visto é o oficial da imigração.

Confira os critérios de elegibilidade para obter um Visitor Visa:

  • Ter um passaporte válido por seis meses ou mais;
  • Não ter condenações criminais ou relacionadas à imigração;
  • Convencer um oficial de imigração de que você tem vínculos – como emprego, casa, bens financeiros ou família – que o levarão de volta ao seu país de origem;
  • Convencer um oficial de imigração de que você deixará o Canadá no final da sua visita;
  • Pode ser necessário comprovar que você possui dinheiro suficiente para a sua estadia;
  • E lembre-se: você também pode precisar de um exame médico e uma carta-convite de alguém que mora no Canadá.

Conte com a 3RA!

Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para dar início ao seu Plano Canada! 

E mais, o contato inicial é gratuito e você conta com a ajuda de profissionais especializados para cada solicitação. 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO

Descubra quem não precisa de uma Attestation Letter

No dia 22 de janeiro, a imigração canadense definiu novas medidas para estudantes internacionais, causando preocupação para diversas pessoas que estavam planejando seu Plano Canadá. Dentro dessas regras, o IRCC declarou que passaria a ser exigido uma Attestation Letter. Mas o que é isso?

A Attestation Letter nada mais é do que uma carta emitida pela província ou território de onde o aplicante deseja realizar seus estudos, ou seja, ela é uma carta de atestado provincial (PAL).

O objetivo deste atestado é provar que “o aluno foi contabilizado sob uma alocação provincial ou territorial dentro do limite nacional”, conforme descrito no próprio site da imigração canadense. Com isso, todas as inscrições realizadas antes das 8h30 (horário canadense), do dia 22 de janeiro de 2024, não precisam de uma PAL. No entanto, qualquer inscrição feita após este horário, será cancelada caso não tenha o atestado.

Mas, vamos ao que interessa: quem NÃO precisa de uma Attestation Letter?

  • Solicitantes do Visto de Estudo para estudar em uma creche, escola primária ou secundária (até o 12º ano);
  • Solicitantes do Visto de Estudo para um programa de mestrado ou doutorado;
  • Solicitantes de extensão de Visto de Estudo inside;
  • Quem está no Canadá e possui um Visto de Trabalho;
  • Visitante ou estudante em uma DLI (Instituição de Ensino Designada);
  • Visitante ou estudante que concluiu um programa de estudo que é pré-requisito para se inscrever em uma DLI;
  • Quem possui uma ordem de remoção, mas não pode ser removido do Canadá no momento;
  • Quem possui uma autorização de residência temporária válida por pelo menos 6 meses;
  • Quem é membro da família de um estrangeiro que vive no Canadá e é um dos seguintes:
  1. Titular de autorização de estudo;
  2. Titular de autorização de trabalho;
  3. Titular de autorização de residência temporária com autorização válida por pelo menos 6 meses;
  4. Um membro das forças armadas em outro país sob a Lei das Forças Visitantes;
  5. Um representante credenciado do governo estrangeiro;
  6. Um participante em certas atividades ou eventos esportivos;
  7. Um trabalhador no Canadá que é membro de uma empresa de notícias estrangeira;
  8. Um trabalhador religioso.



Conte com a 3RA!

Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para dar início ao seu Plano Canada! 

E mais, o contato inicial é gratuito e você conta com a ajuda de profissionais especializados para cada solicitação. 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO

Principais feriados do Canadá

O Canadá é conhecido por sua rica diversidade cultural e sua abertura para celebrar uma variedade de tradições ao longo do ano. Entre os muitos feriados observados de costa a costa, cinco se destacam como momentos especiais que capturam a essência diversificada do país. Embora os feriados e datas comemorativas possam variar de província para província, alguns são celebrados em toda a extensão do país.  

Canada Day – 1º de julho

O Dia do Canadá é uma celebração nacional que une todas as províncias e territórios em um espírito de orgulho e patriotismo. No dia 1º de julho, os canadenses se reúnem para celebrar a confederação do país de 1867. Desfiles, fogos de artifício, shows, feiras culturais são algumas das festividades para demonstrar a gratidão e orgulho por viver em uma das nações mais acolhedoras. Também é muito comum as cores vermelho e branco tomarem conta das cidades enquanto os canadenses expressam seus espíritos festivos. 

National Indigenous Peoples Day – 21 de junho

O Dia Nacional dos Povos Indígenas destaca a riqueza das culturas indígenas que moldaram e continuam a enriquecer o Canadá. Em 21 de junho, os povos originários de todo o país celebram suas tradições, línguas com festas, cerimônias, danças e eventos educativos para relembrar a importância destas celebrações. 

Labour Day – Primeira segunda-feira de setembro

O Dia do Trabalho é mais do que apenas um feriado, é uma homenagem ao esforço e dedicação dos trabalhadores canadenses. Celebrado na primeira segunda-feira de setembro, este dia reconhece as contribuições dos trabalhadores para a prosperidade do país. Como acaba coincidindo com o período de volta às aulas, muitas famílias e amigos se reúnem para celebrar em eventos comunitários, momentos de descanso, ou até mesmo desfiles.

Thanksgiving Day – Segunda segunda-feira de outubro

No Dia de Ação de Graças é comemorada a gratidão, colheitas e generosidade. Esse feriado não tem uma data fixa, ele varia todos os anos, mas sempre na segunda segunda-feira de outubro. O Thanksgiving reflete a tradição de agradecer pelas bênçãos do ano, quando as famílias viajam para estar perto e fazem banquetes expressando o agradecimento pela fartura. Ação de Graças no Canadá vai além da gratidão pela colheita, os canadenses também celebram a valorização das relações pessoais. 

Remembrance Day – 11 de novembro

O Dia da Lembrança é uma oportunidade solene para os canadenses homenagearem os veteranos de guerras e recordarem aqueles que deram suas vidas em serviço. Em 11 de novembro, as cerimônias com papoulas vermelhas e momentos de silêncio destacam a importância de nunca esquecer os sacrifícios feitos pelos bravos homens e mulheres das Forças Armadas.

Esses cinco feriados oferecem uma visão abrangente da rica herança cultural e valores fundamentais que tornam o Canadá único. Existem diversos outros comemorados em somente algumas províncias, você pode pesquisar sobre a região que deseja morar para conhecer melhor e ter mais facilidade no período de integração com a comunidade. Não deixe de conversar com nossos consultores especializados para saber a melhor época e melhor província para você visitar ou se tornar um residente permanente no Canadá!

Conte com a 3RA!

Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para dar início ao seu Plano Canada! 

E mais, o contato inicial é gratuito e você conta com a ajuda de profissionais especializados para cada solicitação. 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO

Vamos falar de Canadá?

O Canadá é reconhecido no mundo todo por seu sistema educacional de alta qualidade, mercado de trabalho diversificado e ambiente acolhedor. Você já pensou em trabalhar, estudar e viver no Canadá?

Se sua resposta foi sim, você precisa conhecer melhor a 3RA, empresa focada em educação superior no Canadá auxiliando pessoas interessadas em estudar, trabalhar e imigrar para o país norte americano.

É importante saber quem vai te representar e auxiliar com o processo de mudança de vida que é ir viver no Canadá, aqui na 3RA oferecemos serviços personalizados, profissionais e eficientes para quem deseja realizar este sonho.

Nossa equipe é formada por consultores preparados para prestar um acompanhamento completo de acordo com suas necessidades e objetivos, para que você possa chegar no Canadá já familiarizado com o país e pronto para encarar a nova realidade.

Temos mais de 11 anos de experiência, inúmeros casos de sucesso e a expertise necessária para te ajudar a encontrar o melhor caminho para o Canadá, seja através de um programa de idiomas, como o pathway, seja por um programa de estudo e trabalho, ou com o College.

Mas não somos nós que dizemos isso. São nossos clientes satisfeitos que comprovam a qualidade e a confiança dos nossos serviços. Veja alguns depoimentos de quem já concretizou o plano de ir para o Canadá com a nossa ajuda:

Cristiani: “Eu achei que conseguia olhar os sites das escolas sozinha para escolher o curso, mas aos poucos percebi que era melhor ter ajuda de uma agência e foi quando conversei com a 3RA. No meu caso, viemos eu e meu marido, a gente começou a olhar os sites das escolas sozinhos, mas o ideal foi falar com o consultor da 3RA para ter um direcionamento de qual era o melhor curso para o nosso objetivo. Eu achava que trabalhar com a agência poderia deixar mais caro o curso do que tratar direto na escola, mas vi que foi ao contrário. Eu recomendo a 3RA e já recomendei para alguns amigos que estão pesquisando cursos, mesmo que seja apenas um curso de inglês.”

Flavia: “Com certeza trabalhar com a agência é muito mais fácil. Eles já conhecem os caminhos que tem que ser feito, quais papéis precisam ser preenchidos e conseguem te orientar melhor qual curso fazer de acordo com a expectativa que você tem. Fiquei muito satisfeita com a 3RA, ajudou muito nas escolhas que fiz. Acho que foram escolhas certas porque tive amigos que vieram sem agência e ficaram um pouco perdidos, escolheram cursos e depois acabaram mudando por não ser o que eles precisavam realmente. Então, procure a agência com o tempo de antecedência para conseguir se organizar, tanto a vida pessoal como a vida financeira, para poder vir para cá aproveitar tudo que o Canadá oferece.”

Carolina: “Eu não tinha tanto conhecimento sobre o Canadá, então precisava de alguém que soubesse o que estava fazendo para me ajudar. A vantagem de trabalhar com a 3RA é que em momento nenhum precisei sair da minha casa para fazer qualquer coisa. Eles resolveram tudo para mim. Eu simplesmente ligava ou mandava um email e era respondida rapidamente. A questão do College, a questão do inglês, eles que olharam tudo. Me informaram quais (Colleges e cidades) eram possíveis e eu escolhi o que era melhor para mim.”

Esses são apenas alguns exemplos de pessoas que confiaram na 3RA e hoje estão felizes no Canadá. Se você quer fazer parte desse grupo, entre em contato conosco hoje mesmo e agende uma consultoria educacional gratuita.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO

De visitante a estudante! Saiba como mudar seu status para seguir no Canadá

No Canadá é possível mudar seu status para poder ficar no país por mais tempo. Neste artigo, vamos mostrar os requisitos e o passo-a-passo para realizar essa alteração.

Antes de tudo, é importante mencionar que existem duas maneiras de mudar o status, dentro ou fora do Canadá. Supondo que você atende aos pré-requisitos, vamos seguir com o processo de inscrição. Você precisará provar que foi em um programa de estudo em uma instituição de ensino canadense.

Para solicitar a mudança de status, é crucial que você ainda esteja legal como visitante e que seu visto esteja dentro da validade. Portanto, nossa primeira recomendação é que você inicie o processo enquanto seus documentos ainda são válidos; caso contrário, será necessário solicitar uma prorrogação para continuar legalmente no país e, em seguida, aplicar.

Mudança de Status dentro do Canadá

Se você deseja mudar o status do seu visto canadense dentro do país, você precisa:

Ter em mãos uma carta de aceitação condicional de um college ou universidade por meio de um programa preparatório de inglês chamado pathway. Durante os primeiros 6 meses no Canadá, você precisará concluir o programa pathway e ser aceito oficialmente pela instituição de ensino. Ou seja, você precisará apresentar os documentos de conclusão do programa preparatório de inglês e uma carta de aceitação incondicional da instituição.

Mudança de Status fora do Canadá

Se você deseja mudar o status do seu visto canadense fora do país, você precisa:

Ter seu pedido analisado por um escritório de imigração canadense fora do país. Você deve estar no Canadá como visitante e ter sido aceito em um programa de estudo no Canadá. É importante manter seu status legal no Canadá enquanto aguarda a análise do seu pedido de visto de estudo. Se sua permissão de estadia como visitante estiver prestes a vencer e você não tiver recebido nenhuma atualização sobre o visto de estudo, será necessário prorrogar sua estadia para continuar aguardando no Canadá.

É importante ressaltar que atualmente o processo de mudança de status fora do Canadá está mais rápido do que antes! 

Se você está no Canadá e precisa de auxílio na busca por um curso ou programa de estudo, nós da 3RA estamos aqui para dar todo o suporte necessário. Temos uma equipe especializada que pode ajudá-lo a encontrar a instituição e o programa que melhor se adequam aos seus interesses e objetivos.

Entre em contato conosco para podermos entender suas preferências e necessidades. Com essas informações, poderemos fornecer sugestões personalizadas e auxiliá-lo em todas as etapas do processo, desde a pesquisa inicial até a inscrição na instituição escolhida.

Lembre-se de que estamos aqui para tornar sua experiência de estudo no Canadá o mais positiva e tranquila possível.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO

Festivais e celebrações canadenses: descubra as datas e tradições das principais festas do país

O Canadá é lar de vários festivais e celebrações, e essas festividades refletem a rica diversidade cultural dos vários povos que habitam o país, visto que ele é multicultural.

Canada Day (Dia do Canadá) 

O Canada Day é celebrado no dia 1º de julho (mesmo dia do aniversário da 3RA!), e é o feriado nacional do país. Este feriado marca o aniversário da confederação canadense, quando as províncias se uniram em uma federação. Neste dia, os canadenses exibem o orgulho de sua pátria, com desfiles, shows, fogos de artifício e eventos comunitários que ocorrem por todo o país.
As principais cidades do país sempre celebram com entusiasmo o Canada Day! Essas comemorações costumam ser eventos públicos ao ar livre, como desfiles, carnavais, festivais, churrascos, shows aéreos e marítimos, fogos de artifício e concertos musicais gratuitos.

Embora não haja uma comemoração padrão para o Dia do Canadá, as celebrações oficiais ocorrem na capital nacional, Ottawa, na província de Ontário. Nesse local, são realizados grandes shows e exibições culturais. Além disso, é comum ver muitas pessoas vestindo roupas nas cores vermelho e branco, em homenagem às cores nacionais.

De dia, é realizada uma cerimônia diurna, chamada de “Daytime ceremony”. Em todo o Canadá, você pode assistir à transmissão na CBC Television, CBC Gem, ICI Radio-Canada Télé, ICI RDI e ICI Tou.tv.
À noite, também acontece o espetáculo noturno e o show de fogos. Imagine só: uma noite mágica, estrelas brilhantes, e uma energia contagiante pairando no ar. Todos os olhares estarão voltados para o palco, onde artistas talentosos vão se revezar em performances inesquecíveis: assim é o show noturno! O espetáculo conta com a apresentação de vários artistas e, ao final da noite, o público é presenteado com um show de fogos de artifícios!

Festival Internacional de Jazz de Montreal 


Realizado em junho e julho, este é um dos maiores festivais de jazz do mundo. Apresentando uma variedade de artistas internacionais e locais, o festival anima as ruas de Montreal com música, dança e performances ao vivo. É uma celebração multicultural que promove a apreciação da música e da arte!

Carnaval de Inverno de Quebec

Carnaval no Canadá? Isso mesmo! Mas, diferente do Brasil, onde a festividade do Carnaval é marcada pelo calor e pela praia, o carnaval no Canadá é durante o inverno!

Geralmente realizado em fevereiro, o Carnaval de Inverno de Quebec é um dos maiores festivais de inverno do mundo. O evento apresenta atividades como desfiles, esculturas de gelo, corridas de canoa, jogos de neve e uma variedade de competições ao ar livre. É uma celebração lúdica das tradições do inverno canadense!

O evento costuma durar duas semanas, e tem diversão para todas as idades! Os desfiles noturnos são simplesmente imperdíveis para moradores e visitantes da cidade canadense. Repletos de apresentações vibrantes, luzes deslumbrantes e esculturas de gelo fascinantes, esses desfiles contam com a presença do adorável mascote do Winter Carnaval, o querido Bonhomme. Aproveite a oportunidade única de tirar fotos com toda a família ao lado desse personagem encantador e eternize o momento!

E, assim como há diversão para as crianças, também tem para os adultos! Nos últimos anos, tem sido impossível ignorar a grandiosidade dos shows ao ar livre, os inesquecíveis fogos de artifício e as emocionantes cerimônias de abertura que tomam conta da primeira noite do carnaval de Quebec. Além das lindas esculturas de gelo, o festival também conta com esportes ao ar livre e festividades.

Vamos tornar realidade o seu projeto Canadá?

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO

Gastronomia Canadense: pratos típicos e sabores tradicionais do país

Hoje vamos te apresentar um pouco sobre a gastronomia canadense. A gastronomia canadense é conhecida por sua diversidade e influências culturais, o que reflete a história e as tradições das diversas regiões do país.

A culinária canadense combina elementos da cozinha inglesa, francesa, indígena e de imigrantes de todo o mundo, isto porque o país é multicultural.

Uma das iguarias mais famosas do Canadá é o poutine, originário da província de Quebec. O prato é feito com batata frita crocante coberta com queijo coalho fresco em cubos e coberto com um molho de carne saboroso e quente. O poutine é um prato reconfortante e incrivelmente saboroso.

Outro prato típico do Canadá é o tourtière, uma torta de carne tradicionalmente feita com carne de porco, bovina ou de caça, geralmente temperada com ervas como sálvia, salsa e alho. O tourtière é um prato que remonta à tradição francesa-canadense e é frequentemente servido durante feriados e ocasiões especiais.

A culinária do Canadá também é conhecida por seus frutos do mar frescos, especialmente salmão e lagosta. O salmão é preparado de várias maneiras, incluindo grelhado, defumado ou em conserva, e é uma verdadeira delícia para os amantes de peixes. A lagosta é outro alimento marinho abundante nas áreas costeiras do Canadá e é frequentemente consumida cozida, grelhada ou em ensopados.
Além disso, vale ressaltar a forte influência indígena na culinária canadense, com pratos como o bannock, um pão frito feito com farinha de trigo, água e fermento em pó. O bannock é um alimento básico nas comunidades indígenas canadenses e pode ser servido com mel, geleia ou acompanhamentos salgados.

Em termos de sabores tradicionais, o xarope de bordo é indiscutivelmente um dos mais emblemáticos do Canadá. Extraído da seiva dos bordos, o xarope de bordo é usado para adoçar uma variedade de pratos, incluindo panquecas, waffles e bacon. Também é utilizado para fazer sobremesas como torta de açúcar do Canadá e pudim de açúcar de bordo.

A gastronomia canadense é rica em diversidade e história, e essa mistura de influências culturais resulta em uma culinária única e saborosa. Experimentar os pratos típicos do Canadá é uma excelente maneira de mergulhar na cultura do país!

A gastronomia de um lugar conta muito sobre sua história, e é muito importante que antes de nos mudarmos para um lugar, saibamos um pouco mais sobre ele.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO

Por que o Canadá é um dos melhores destinos para estudantes internacionais?

Hoje, vamos citar seis motivos pelos quais o Canadá é um dos melhores lugares para você fazer uma faculdade, uma pós ou batalhar pela sua imigração!

Qualidade de ensino: Sobre isso, nem precisamos comentar mais uma vez, não é mesmo? As universidades e faculdades canadenses são reconhecidas mundialmente pela sua excelência acadêmica. O Canadá possui uma alta proporção de instituições de ensino de qualidade, o que oferece diversas opções de cursos e programas para os estudantes.

Reputação internacional: O sistema educacional do Canadá é bem visto internacionalmente. A obtenção de um diploma de uma universidade canadense pode ser um diferencial no mercado de trabalho em todo o mundo.

Custo: Em comparação com outros países como Estados Unidos e Reino Unido, os custos de estudar no Canadá são relativamente mais acessíveis. Além disso, o custo de vida no Canadá também é considerado moderado.

Diversidade cultural: O Canadá é conhecido por ser um país multicultural e acolhedor. Estudar no Canadá proporciona aos estudantes internacionais a oportunidade de conhecer e se envolver com várias culturas diferentes, ampliando sua experiência e perspectivas. Além disso, em cidades como Vancouver e Toronto, quase metade da população não tem o inglês como língua nativa, ou seja, isso ajuda as pessoas de fora a se adaptarem ao país.

Políticas de imigração favoráveis: O Canadá possui políticas de imigração favoráveis para estudantes internacionais. Os estudantes têm a possibilidade de trabalhar durante seus estudos e, após a formatura, podem obter uma permissão de trabalho pós-graduação e eventualmente solicitar a residência permanente.

Segurança e qualidade de vida: O Canadá é conhecido por ser um país seguro, com uma baixa taxa de criminalidade. Além disso, o sistema de saúde é de alta qualidade e acessível.

Se interessou e gostaria de saber mais sobre os melhores caminhos para ir para o Canadá? Então, marque agora mesmo sua consultoria conosco, ela é gratuita!

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO

Os povos nativos do Canadá: por que não devemos chamá-los de esquimós?

Hoje, viemos te contar um pouco da história do Canadá. Você sabia que muito antes da chegada dos europeus, o Canadá era povoado por populações indígenas?

Nas vastas terras do Canadá, viviam povos indígenas de diferentes nações e tribos. Cada uma dessas comunidades tinha sua própria cultura, língua, tradições e sistemas de crenças que as tornam únicas e especiais.

Dentre esses grupos, havia três principais: os povos Inuit, que habitavam as regiões gélidas e árticas, eram conhecidos como os corajosos “esquimós”, e enfrentavam os desafios do frio e do gelo com sabedoria e resiliência.

Já os povos das Primeiras Nações eram uma diversidade em si. Espalhados por todo o país, eles formavam um mosaico de tribos e nações, cada uma com sua própria maneira de viver em harmonia com a natureza e de honrar os ancestrais.

Havia também os povos Métis, cuja herança era fruto da mistura entre indígenas e europeus. Essa fusão cultural resultou em uma identidade única e rica em tradições, música e costumes, que contavam histórias fascinantes sobre sua origem e sobre como viveram lado a lado com as outras comunidades indígenas.

Hoje, o mundo inteiro conhece e se encanta com os povos Inuit, que agora são retratados até mesmo em desenhos animados. Eles são verdadeiros aventureiros, sempre presentes em histórias geladas, vivendo em iglus ou percorrendo paisagens deslumbrantes em trenós puxados por cães.

As moradas desses povos estão nas regiões costeiras do norte do Canadá, nos litorais da Groenlândia e do Alasca, e até mesmo na Sibéria. Além desses lugares incríveis, eles também habitam as ilhas do Mar de Bering e do norte do Canadá.

Na tradição Inuit, a religião xamânica é uma parte importante de suas vidas. Eles realizam rituais com o intuito de atrair boas energias para as caçadas e até mesmo para controlar o clima. E como meio de transporte, eles têm os trenós puxados por cães – uma imagem que desperta a imaginação de todos os que conhecem essa cultura única.

Ursos e baleias são protagonistas de rituais especiais realizados pelos Inuit. A caça ao urso marca a transição dos jovens para a idade adulta, enquanto a caça à baleia se tornou um evento crucial, pois fornece carne suficiente para sustentar uma tribo inteira por semanas.

Muitas vezes chamados de esquimós, é triste saber que esse termo é pejorativo. Afinal, ele significa “comedor de carne crua”, uma ideia distorcida do verdadeiro estilo de vida dessas pessoas. 

Na verdade, eles são mestres na arte de defumar a carne, uma técnica que desenvolveram devido à escassez de calor para cozinhar. Além disso, sua alimentação também inclui salmão, aves, focas, caribus, raposas e até mesmo ursos e baleias – uma verdadeira festa de sabores!

Ao longo da história, os povos Inuit enfrentaram inúmeros desafios no Canadá. Eles tiveram que lidar com a perda de seus territórios, marginalização, discriminação e até mesmo violação dos direitos humanos. Mas, apesar disso, eles nunca desistiram de sua rica herança cultural e continuam a inspirar a todos nós com sua resiliência e espírito incomparável.

Hoje em dia, estamos testemunhando um movimento poderoso de reivindicação de direitos e revitalização da rica cultura indígena. Os povos nativos do Canadá estão dedicando suas forças na luta por seu espaço territorial, autonomia, igualdade social e econômica, e pelo merecido reconhecimento de sua história e contribuições inestimáveis para o país.

Felizmente, o governo canadense está genuinamente comprometido em reconhecer e colaborar lado a lado com os povos indígenas. Em um gesto histórico de reconciliação e cura coletiva, o governo emitiu um pedido formal de desculpas em 2017, reconhecendo os erros cometidos no passado e abrindo caminho para um futuro melhor.

Atualmente, diversas políticas têm sido revisadas e o Canadá orgulhosamente se destaca como um dos países mais acolhedores do mundo. Além disso, valoriza e preserva a rica tradição religiosa e cultural dos povos ancestrais, pois a diversidade é uma prioridade essencial.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO

O sistema de saúde canadense: como funciona e quais são as principais características

Um dos principais assuntos com os quais você deve se atentar ao mudar de país é sobre sua saúde. Por isso, hoje viemos te contar um pouco mais sobre como funciona o sistema de saúde canadense! Vamos lá?

O sistema de saúde canadense é considerado um dos mais abrangentes e altruístas do mundo. Ele é financiado pelo governo e garante que todos os cidadãos e residentes permanentes tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade, independentemente de sua condição financeira.

Em termos de custos, o sistema é baseado em impostos e contribuições dos empregadores, eliminando a necessidade de pagamento direto por serviços médicos, o que se assemelha ao SUS. No entanto, no Canadá, esse sistema é chamado de Medicare.

O Medicare foi estabelecido em 1966 e é regido pela Lei de Saúde do Canadá e fornece cobertura médica universal e acessível para todos os cidadãos e residentes permanentes do país.

Os serviços médicos essenciais são fornecidos gratuitamente ou a baixo custo, incluindo consultas médicas, internações hospitalares, cirurgias e exames laboratoriais. No entanto, nem todos os serviços de saúde estão cobertos pelo Medicare, como medicamentos prescritos, odontologia, óculos e atendimento domiciliar. Isso significa que, quando você precisa de um médico, não precisa se preocupar com contas exorbitantes, como acontece em outros países. 

Para acessar o sistema de saúde canadense como um imigrante, a elegibilidade varia dependendo do seu status de imigração. Em geral, os imigrantes qualificados para residência permanente têm acesso ao sistema de saúde assim que se estabelecem no país.

No entanto, imigrantes recém-chegados podem enfrentar um período de espera antes de se tornarem elegíveis para cobertura total. Durante esse período, é recomendado que adquiram um seguro de saúde privado para garantir a cobertura médica adequada.

Você sabia que o Toronto General Hospital está no 4º lugar entre os 50 melhores hospitais do mundo?

Fonte: https://setorsaude.com.br/os-50-melhores-hospitais-do-mundo/

Existem diferentes províncias e territórios no Canadá, e cada um tem seu próprio sistema de saúde, ou seja, cada província administra e fornece os serviços de saúde de acordo com as diretrizes e padrões do Medicare daquela região.

As informações específicas sobre cada sistema podem variar, portanto, é sempre importante verificar as regulamentações da província ou território em que você reside.

De forma geral, o sistema de saúde canadense oferece cuidados acessíveis e de alta qualidade para todos os seus residentes.

Sua estrutura financiada pelo governo e sua ênfase na igualdade de acesso aos serviços médicos tornam-no um exemplo admirável para outros países ao redor do mundo.

Ficou alguma dúvida?

Não se preocupe, você pode tirá-la com um de nossos especialistas!

Clique aqui para entrar em contato conosco através do WhatsApp e fala diretamente com um de nossos consultores.