3RA Intercâmbio

Área de Marketing no Canadá: Salários, vagas de emprego e carreiras

616 Shares

A área de Marketing no Canadá é uma das mais procuradas pelos brasileiros que chegam ao país. Muitos deles já contam com uma vasta experiência no Brasil e embarcam para a América do Norte na esperança de conquistar uma vaga neste mercado que não para de crescer.

Apenas na província de British Columbia, por exemplo, várias atividades da área estão aparecem como profissões em demanda. Um dos fatores que chamam a atenção é que a área de de Marketing no Canadá, como em todo o mundo, é bastante abrangente. Você poderá se encaixar em diversos cargos, pelo simples fato de ter um diploma e experiência neste setor.

Área de Marketing no Canadá: cenário atual

Marketing no Canadá

De acordo com a empresa de pesquisa Randstad, em 2018 o setor de Marketing e Vendas criou 1.160 empregos no Canadá. Mais de 50% estão na região de Toronto. Portanto, se sua ideia é crescer nesta carreira, este pode ser um destino interessante. Calgary e Ottawa também tiveram crescimento relevante.

Com 1.5 milhão de profissionais no país, a pesquisa mostra que a chave para ascender nesta área é ter criatividade, saber analisar dados e ser um bom vendedor. Estes profissionais têm acesso a uma vasta quantidade de informações, mas devem ser estratégicos e inteligentes em suas avaliações. Em 2018, os empregadores em vendas e marketing estão interessados em usar a tecnologia para gerar resultados.

O conhecimento de ferramentas digitais, como software de CRM, SEO, PPC ou Google Analytics, proporcionará uma vantagem para sua carreira.

Salários da área de Marketing no Canadá

Uma das dúvidas mais frequentes de quem está começando na área de Marketing no Canadá é qual o salário inicial e quais são as perspectivas para o futuro.

O salário médio de Vendas e Marketing em 2018 é de CAD 59.200 por ano, acima dos CAD 56.000 do ano anterior. Os 10% das remunerações mais baixas da área de Marketing no Canadá estão na faixa de CAD 38.700. Já os mais altos estão em torno de CAD 79.700 ou mais por ano.

Veja abaixo os valores por província e as médias nacionais:

Marketing no Canadá

 

Carreiras mais promissoras dentro da área de Marketing no Canadá

Marketing no Canadá

As atividades de vendas dominam a lista deste ano. Podemos considerar como uma boa notícia para quem procura promoções, já que muitos cargos de gerenciamento são novos na lista deste ano, incluindo o Gerente de vendas e o Gerente de produtos. O cargo de Gerente de desenvolvimento de negócios também é novidade. Isso indica que as empresas estão fortemente focadas no crescimento em 2018.

Veja as carreiras mais em demanda:

  1. Representante de vendas (sales representative)
  2. Gerente de vendas (sales manager)
  3. Gerente de contas (account manager)
  4. Executivo de contas (account executive)
  5. Desenvolvimento de negócios (business development)
  6. Gerente de marketing (marketing manager)
  7. Coordenador de marketing (marketing coordinator)
  8. Gerente de produto (product manager)

Diferenciais para se dar bem na área de Marketing no Canadá

Marketing no Canadá

Atualmente, os empregadores canadenses estão procurando profissionais de marketing que estejam atualizados com o mundo digital. Para atuar na área de Marketing no Canadá, é desejável ter domínio de softwares específicos e ser antenado em relação às novas tendências digitais. Veja abaixo algumas habilidades desejáveis para os profissionais de marketing:

  1. Domínio de sistemas de CRM
  2. Habilidade com vendas
  3. Conhecimento de Marketing digital
  4. SEO (Search Engine Optimization)
  5. B2B Sales (Business to Business Sales)
  6. Google Analytics
  7. Adobe Photoshop
  8. Marketing Communications

Top indústrias que contratam na área de Marketing no Canadá

A lista das cinco principais indústrias em vendas e marketing permanece praticamente inalterada em relação a 2017.  Os setores de varejo, atacado e manufatura aparecem como os principais empregadores da área de Marketing no Canadá.

Dado o forte ano que a indústria de manufatura do Canadá teve em 2017, faz sentido investir em profissionais de vendas e marketing para continuar a movimentar os produtos em um ritmo constante. Confira abaixo a lista:

1. Varejo
2. Atacado
3. Manufatura
4. Finanças e seguros
5. Marketing

A área de Marketing no Canadá é regulamentada?

Um ponto positivo é que a área de Marketing não está entre as profissões regulamentadas no Canadá. Isso facilita bastante, pois normalmente não é exigido uma licença ou registro do órgão regulador da profissão na província onde você irá trabalhar.

Qual formação é normalmente exigida pelos empregadores?

Para as áreas de Advertising e Public Relations, normalmente os empregadores exigem um bacharelado ou um diploma de College em Comunicação, Relações Públicas, Marketing ou Jornalismo.

Já para a área de Marketing especificamente, são exigidos um bacharelado ou diploma de College em administração ou algo relacionado, com especialização em vendas ou Marketing.

Para a área de Relações Públicas, pode ser exigido a certificação APR (Accredited in Public Relations).

Fonte: 

Randstad

 

Saiba mais:

Onde procurar emprego no Canadá?

Dicas para conseguir um emprego em sua área antes mesmo da graduação no Canadá