Dicas para conseguir um emprego em sua área antes mesmo da graduação no Canadá

60 Compart.

Conseguir um emprego em sua área de atuação é o sonho de muitos brasileiros que chegam ao Canadá todos os anos para cursar um College ou Pós-graduação. Porém, muitos deles acreditam que só serão capazes de garantir a tão sonhada vaga após a conclusão do curso no país.

A verdade é que você não precisa esperar tanto tempo assim para fazer o que gosta. Aqui em nosso blog mesmo nós já demos vários exemplos de clientes que estão empregados na área de estudo antes mesmo da graduação. Muitas vezes, a própria faculdade serve como um atalho e ajuda e muito na busca por esta vaga.

Se você faz parte deste time que está ansioso para entrar no mercado logo, veja abaixo algumas dicas listadas pelo site workópolis – especializado no mercado de trabalho canadense:

1)Procure mentores

Encontrar uma pessoa que seja um mentor para você é uma tarefa bem fácil quando ainda se está na faculdade. Fortaleça laços com professores, conselheiros ou mesmo clubes que podem ajudá-lo nesta missão. Procure pessoas que tenham mais experiência na indústria do que você e que possam lhe oferecer conselhos importantes sobre o mercado de trabalho. Muitas vezes, essas pessoas ficam sabendo de oportunidades de trabalho que você não teria acesso sem elas e até mesmo podem te colocar em contato com diversos empregadores. Eles também podem escrever cartas de referência para você, o que pode ser um diferencial durante o processo de entrevista.

2) Esteja envolvido em atividades extracurriculares

Geralmente os empregadores não procuram apenas por habilidades específicas em um candidato. Eles querem alguém que irá se adaptar bem à sua cultura de trabalho e ao restante do time. Por isso, mostre que você está envolvido em outras atividades e que se adapta bem à novas realidades. Seleciona algumas atividades extracurriculares no campus ou faça um trabalho voluntário na instituição, por exemplo. Esse tipo de atividade irá demonstrar iniciativa e liderança.

3) Construa o seu “Network”

Ter uma rede de contatos pode lhe ajudar e muito a conseguir um emprego em sua área de atuação. Por isso, procure por associações específicas de sua área e tente filiar-se a elas enquanto você ainda está na faculdade. Muitas vezes essas associações são gratuitas para estudantes e oferecem acesso a anúncios de emprego, diferentes oportunidades de aprendizado, e programas de monitoria.

Também é interessante procurar conferências, workshops e seminários. Participar deste tipo de evento demonstra que você tem ambição e vontade de aprender. Além disso, eles são uma oportunidade de conseguir novos contatos.

Outra dica é participar de feiras de emprego. Elas oferecem oportunidades de aprender um pouco mais sobre a indústria e as profissões. Muitas vezes neste tipo de evento surgem várias oportunidades de estágio também. Você pode conversar com os empregadores, entregar currículos e cartões de visita.

4) Estágios

Embora os estágios de verão não sejam remunerados na maioria das vezes, eles servem como uma forma de ganhar experiência na área. Dê o seu melhor nestas oportunidades e construa um relacionamento com a empresa. No futuro, você pode acabar sendo contratado pela empresa ou pode garantir uma boa referência para ser usada na busca pelo trabalho.

5) Pesquise muito

Enquanto ainda está na faculdade, procure quais são as principais empresas que estão contratando profissionais da sua área, quais as vagas abertas, quais as habilidades eles exigem. Esta pesquisa pode facilitar a sua busca. É interessante também manter uma planilha para monitorar as tendências do mercado de trabalho ou um diário com os anúncios que lhe interessam.

Saiba como estudar e trabalhar no Canadá