O sistema de saúde canadense: como funciona e quais são as principais características

Um dos principais assuntos com os quais você deve se atentar ao mudar de país é sobre sua saúde. Por isso, hoje viemos te contar um pouco mais sobre como funciona o sistema de saúde canadense! Vamos lá?

O sistema de saúde canadense é considerado um dos mais abrangentes e altruístas do mundo. Ele é financiado pelo governo e garante que todos os cidadãos e residentes permanentes tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade, independentemente de sua condição financeira.

Em termos de custos, o sistema é baseado em impostos e contribuições dos empregadores, eliminando a necessidade de pagamento direto por serviços médicos, o que se assemelha ao SUS. No entanto, no Canadá, esse sistema é chamado de Medicare.

O Medicare foi estabelecido em 1966 e é regido pela Lei de Saúde do Canadá e fornece cobertura médica universal e acessível para todos os cidadãos e residentes permanentes do país.

Os serviços médicos essenciais são fornecidos gratuitamente ou a baixo custo, incluindo consultas médicas, internações hospitalares, cirurgias e exames laboratoriais. No entanto, nem todos os serviços de saúde estão cobertos pelo Medicare, como medicamentos prescritos, odontologia, óculos e atendimento domiciliar. Isso significa que, quando você precisa de um médico, não precisa se preocupar com contas exorbitantes, como acontece em outros países. 

Para acessar o sistema de saúde canadense como um imigrante, a elegibilidade varia dependendo do seu status de imigração. Em geral, os imigrantes qualificados para residência permanente têm acesso ao sistema de saúde assim que se estabelecem no país.

No entanto, imigrantes recém-chegados podem enfrentar um período de espera antes de se tornarem elegíveis para cobertura total. Durante esse período, é recomendado que adquiram um seguro de saúde privado para garantir a cobertura médica adequada.

Você sabia que o Toronto General Hospital está no 4º lugar entre os 50 melhores hospitais do mundo?

Fonte: https://setorsaude.com.br/os-50-melhores-hospitais-do-mundo/

Existem diferentes províncias e territórios no Canadá, e cada um tem seu próprio sistema de saúde, ou seja, cada província administra e fornece os serviços de saúde de acordo com as diretrizes e padrões do Medicare daquela região.

As informações específicas sobre cada sistema podem variar, portanto, é sempre importante verificar as regulamentações da província ou território em que você reside.

De forma geral, o sistema de saúde canadense oferece cuidados acessíveis e de alta qualidade para todos os seus residentes.

Sua estrutura financiada pelo governo e sua ênfase na igualdade de acesso aos serviços médicos tornam-no um exemplo admirável para outros países ao redor do mundo.

Ficou alguma dúvida?

Não se preocupe, você pode tirá-la com um de nossos especialistas!

Clique aqui para entrar em contato conosco através do WhatsApp e fala diretamente com um de nossos consultores.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>