estudar e trabalhar no Canada

Estudo e trabalho no Canadá: conheça os programas vocacionais

50 Compart.

Se você pretende fazer um programa de Estudo e trabalho no Canadá, uma das opções mais econômicas para iniciar sua vida por aqui é fazer um curso vocacional. Um dos principais motivos que fazem desta opção uma das mais procuradas é exatamente a possibilidade de trabalhar durante seu programa de estudos. Mas fique atento, pois é necessário atender a algumas regrinhas que falaremos à frente.

Os cursos vocacionais também são conhecidos como career colleges. Eles costumam contar com valores muito mais acessíveis, além de exigirem um nível de inglês mais baixo. E claro, te permite trabalhar em muitos casos durante o período de estudos. É por isso que, muitas vezes, você também verá a denominação “Estudo + Trabalho” para esta opção.

Geralmente, neste tipo de programa, o aluno vai ficar em sala de aula por um período, e, para se formar, precisará concluir uma etapa de estágio na área em que está estudando, pelo mesma quantidade de tempo que sua carga-horária dentro de sala. Ficou confuso? Calma que a gente te explica.

Curso vocacional: Veja como funciona

Por exemplo, durante o estudo, você poderá trabalhar 20 horas na semana. Quando acabar o componente de estudos, você terá o direito de trabalhar essas 20 horas, mais uma carga horária equivalente ao tempo no qual estudou na primeira parte do curso. Então, nesses casos, os alunos acabam trabalhando full-time durante este período. O tempo da parte prática do curso nunca deve superar o tempo de estudos.

Estudo e trabalho no Canadá: características dos cursos vocacionais

Estudo e trabalho no Canadá

Os cursos vocacionais são programas de certificado e diploma oferecidos por instituições privadas de ensino. As áreas mais comuns nestes tipos de cursos são:  Negócios,  Hotelaria,  Atendimento ao cliente, entre outras. A escolaridade mínima exigida é Ensino Médio (2º grau completo), porém é necessário ter, no mínimo, 18 anos de idade.

Para que você possa trabalhar, será necessário que o curso escolhido atenda as características exigidas pela imigração canadense. Ou seja, ele precisa ser full-time com, no mínimo, seis meses de duração. Lembrando que você só poderá começar a trabalhar a partir do seu primeiro dia de aula no curso vocacional. Caso você precise estudar um pouco de inglês antes, você não poderá trabalhar durante este período, ok?

Suporte da escola

Falamos bastante sobre a importância do curso vocacional, já que ele te dá a permissão para trabalhar durante as aulas. Apesar da escola oferecer todo suporte na parte educacional, é importante ressaltar que o aluno é quem ficará responsável por encontrar sua oportunidade de emprego. Por uma taxa adicional, algumas instituições oferecem este tipo de serviço, que envolve a marcação de entrevistas, adaptação do currículo no formato canadense, além de dicas gerais sobre mercado de trabalho no Canadá.

Portanto, não perca tempo e já vá procurando as vagas de emprego mesmo antes de iniciar seu estudos. E se você quiser saber dicas sobre entrevistas de emprego no Canadá, também temos um texto muito bacana sobre o assunto aqui no blog. 

Curso vocacional x imigração

Caso a sua intenção seja imigrar para o país, é preciso ficar atento. Pode ser que o curso vocacional não seja a melhor alternativa para você. Primeiro, porque as horas trabalhadas durante o estágio não irão contar para os processos de imigração e por isso, eles não são muito vantajosos para quem deseja ficar no país de vez.

Outra questão muito importante neste processo de Estudo e trabalho no Canadá é que os cursos vocacionais não dão direito de solicitar o PGWP, que é uma permissão de trabalho que pode ser solicitada após a conclusão dos estudos. Ele é, de fato, uma peça fundamental no planejamento daqueles que desejam utilizar a educação como aliada no processo de imigração. Se você deseja conhecer programas neste formato, nós também temos muitas opções para você. Agende sua consulta educacional e saiba mais.

Para se ter uma ideia, durante o PGWP, caso o aluno consiga um emprego dentro dos requisitos da imigração canadense – essa experiência de trabalho pode contar pontos para o processo.

Os cursos vocacionais, por sua vez, são ideais para quem quer passar apenas um período determinado no país adquirindo conhecimento e experiência de trabalho.

Porém, esta não é uma regra geral. Cada caso é diferente e é preciso fazer uma análise do seu perfil para definir o melhor programa para você. Por isso uma consultoria especializada como a oferecida pela 3RA Intercâmbio é tão importante. Assim você não corre riscos de tomar decisões equivocadas e desperdiçar tempo e dinheiro.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o PGWP, resolvemos esclarecer um pouco mais sobre o assunto:

O que é PGWP?

O Post Graduation Work Permit (PGWP) é uma permissão de trabalho sem restrições de horas concedida após a graduação aos estudantes de colleges públicos matriculados em programas com mais de oito meses de duração ou faculdades particulares em programas de degree – bacharelado e mestrado (Veja a lista de colleges que dão direito ao PGWP). Portanto, como os cursos vocacionais são ministrados em colleges privados e normalmente são programas de diplomas ou certificados, eles não dão direito ao benefício.

Isso significa que, se você for para o Canadá por meio um programa deste tipo, ao final do curso, você não poderá estender somente a sua permissão de trabalho. Caso queira continuar no país, provavelmente precisará se matricular em outra instituição de ensino ou então conseguir a sua imigração através de um dos processos disponíveis atualmente.

 

Cursos vocacionais dão direito ao visto de trabalho para o cônjuge e escola pública para os filhos?

Kids Uniform GIF by bypriyashah - Find & Share on GIPHY

De uma maneira geral, não. Há relatos de pessoas que até conseguem o Open Work Permit para o cônjuge estando matriculados neste tipo de programa, mas isso não é garantido como é no caso dos colleges públicos.

Outro ponto importante a se considerar é quando o casal tem filhos. Cursos vocacionais não dão direito ao ensino público gratuito no Canadá para as crianças e/ou adolescentes. Neste caso, os filhos só terão acesso à escola gratuita caso um dos cônjuges tenha um work permit válido que, como já foi dito, pode não ser concedido, e um emprego full-time que siga algumas regras.

Portanto, você poderá ter que arcar com os custos de uma escola particular que, para crianças, por exemplo, custa entre CAD$13 e CAD$ 17 mil por ano.

Estudo e trabalho no Canadá: quanto custa fazer um curso vocacional

Como falamos no início do texto, uma das maiores vantagens deste tipo de programa é o investimento. Enquanto um curso superior em college ou faculdade no Canadá gira em torno de 17 mil dólares canadenses ao ano, um curso vocacional pode custar por volta de 10 mil dólares canadenses durante este mesmo período. Uma diferença bastante considerável.

Para você ter uma ideia do investimento neste tipo de curso, criamos uma tabela com a média de valores em dólares canadenses em diferentes cidades do Canadá.

Conheça as áreas de estudos oferecidas:

  • Business Communication
    Business Administration
    Business and International Trading
    Business Management
    Computerized Accounting and Payroll
    Computer System and Network Specialist
    Community Service Worker
    Customer Service
    Developmental Service Worker
    Early Childcare Assistant
    Hospitality
    International Business Management
    International Trade
    Legal Assistant
    Marketing
    Medical Office Administrator
    Pharmacy Assistant
    Personal Support Worker
    Tourism and Hospitality Management

Investimento em cursos vocacionais:

 

*Valores de Janeiro/2018 – Sujeitos a alteração

Comparação de valores médios cursos vocacionais x colleges públicos

British Columbia Ontario
Cursos vocacionais CAD$ 8000 a 10000/ano CAD$ 8000 a 10000/ano
Colleges Públicos CAD$ 18000/ano CAD$ 15000/ano

Estudo e trabalho no Canadá: entrada no mercado de trabalho

Estudo e trabalho no Canadá

O cliente 3RA que escolhe estudar em um curso vocacional em Vancouver conta com um auxílio muito bacana para o componente de trabalho do programa. A 3RA Intercâmbio realiza, mensalmente, workshops sobre o mercado de trabalho canadense. Estes eventos são gratuitos para clientes e cônjuges. Quem não é cliente também poderá participar pagando uma taxa especial. Uma oportunidade muito bacana que pode fazer toda a diferença na hora de procurar e conquistar o primeiro emprego no Canadá.

São dois workshops diferentes, ministrados pela especialista canadense Brenda Crump, que conta com mais de 20 anos de experiência em Recrutamento e Seleção no país. A palestra envolve discussões sobre como colocar seu currículo nos moldes canadenses, qual é o mais indicado para cada tipo de emprego, exemplos a serem seguidos ou evitados, como criar cover letter e carta de introdução, onde procurar vagas de emprego, dicas de como se comportar durante a entrevista, e muito mais.

Parceria com escolas canadenses

A 3RA Intercâmbio mantém uma parceria estreita com diversas instituições de ensino no Canadá que oferecem cursos vocacionais. Isso é muito importante, já que é uma forma a mais de acompanharmos de perto a evolução de nossos clientes e do mercado de trabalho local. Como há muitas opções disponíveis, conhecer as opções que cada escola oferece e sua estrutura é um dos grandes diferenciais para montarmos o perfil ideal para nossos clientes.

Desta forma, é possível disponibilizar aos alunos a melhor alternativa, de acordo com suas necessidades, tornando a experiência do intercâmbio prazerosa, confortável e, acima de tudo, inesquecível.

No Brasil, a 3RA conta com unidades em quatro cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Campinas. Já no Canadá, contamos com a nossa matriz em Vancouver e uma unidade em Toronto. Por conta disso, a agência tem capacidade de atender o cliente integralmente não só quando ele está em seu país de origem, mas também quando ele aterrisa em terras canadenses.