Aprende como adaptar tu curriculum a los estándares canadienses

Aprenda como adaptar seu currículo aos padrões canadenses

Você sabia que os empregadores canadenses gastam, em média, 10 segundos para analisar cada currículo que recebem quando selecionam candidatos para entrevistas de  emprego? Isso mesmo! Você tem apenas alguns segundos para conseguir impressionar os recrutadores e convencer que você é um forte candidato para a vaga disponível. Já deu para perceber o quanto ter um currículo claro e dentro dos padrões canadenses é importante, não é mesmo?  

Porém, se você é recém-chegado ao país ou ainda não embarcou e não sabe como adaptar seu documento à nova realidade, não se preocupe! Nós estamos aqui para lhe ajudar.

Assim como no Brasil, o currículo canadense precisa informar ao empregador quem é o candidato, como ele poderá ser contactado, a posição desejada e as suas experiências e habilidades. No entanto, todas essas informações precisam estar organizadas, já que o empregador será influenciado não apenas pelo conteúdo de seu currículo, mas também pelo formato e aparência dele.

Atualmente, no Canadá, há três principais tipos de currículo: cronológico, funcional e uma combinação entre os dois primeiros. Todos esses tipos tem seus pontos fortes e limitações. É preciso escolher aquele que mais se encaixa em seu perfil e que mais valorize suas habilidades e experiências.

Veja abaixo as características de cada modelo:

Currículo Cronológico (Chronological Resume):

O currículo cronológico é o mais popular. Ele destaca vários empregos que você já teve durante a vida e uma lista das responsabilidades e funções de cada cargo de trabalho.

No entanto, apesar de ser o modelo mais tradicional de currículo, ele apresenta alguns pontos negativos e pode não ser a melhor opção em alguns casos. São eles:

  • Se o candidato tem pouca ou nenhuma experiência de trabalho
  • Se as suas experiências relacionadas com a posição que você deseja não são as mais recentes
  • Se você ficou muito tempo sem trabalhar ou sem estudar
  • Se a maioria dos seus empregos não foram mantidos por muito tempo

Currículo Funcional (Functional Resume)

O currículo funcional não é o mais popular atualmente, mas ele é ideal para aqueles que ficaram muito tempo sem trabalhar. Confira abaixo algumas características deste modelo de currículo:

  • Destaca as habilidades em vez dos trabalhos passados e empresas em que você trabalhou;
  • Enfatiza suas habilidades mais importantes e mostra exemplos de como você já as aplicou;
  • Não destaca as lacunas em sua história de trabalho (caso existam);

Currículo Combinado (Combined Resume)

Como o próprio nome já diz, este tipo de currículo combina as melhores características dos dois modelos anteriores: cronológico e funcional. Ele é bastante eficaz, pois apresenta as suas experiências de trabalho e como elas estão relacionadas com seu objetivo atual. Este modelo inclui praticamente tudo que é relevante, independente de títulos e salários, mas sim mostrando tudo o que você aprendeu e realizou. O currículo combinado serve para enfatizar seus pontos fortes e minimizar o impacto de períodos de desemprego. O documento vai sempre direto ao ponto e não inclui:

  • Descrições detalhadas de suas obrigações em trabalhos anteriores;
  • Qualquer informação que não é relevante para o cargo almejado;

Preencha o formulário e receba por email os 3 exemplos de currículos.