Conheça mais sobre o Post-graduation Work Permit – PGWP

3K Compart.

Quem está planejando estudar e/ou imigrar para o Canadá com certeza já deve ter ouvido a sigla PGWP, certo?

Para quem ainda não sabe, o Post-graduation Work Permit – PGWP – é uma permissão de trabalho de 8 meses a 3 anos de duração que os estudantes internacionais têm direito de solicitar após completarem seus estudos no Canadá. Por oferecer mais tempo de permanência no país e permissão de trabalho sem restrição de horas, o PGWP é hoje uma das principais opções para ajudar aqueles que desejam imigrar futuramente.

Porém, o que nem todo mundo sabe é que não são todos os cursos ou escolas que oferecem ao estudante esse direito de pedir pelo PGWP. Já recebemos em nossa agência muitas pessoas desesperadas que investiram um valor altíssimo em colleges de dois anos no Canadá, e que no final do curso descobriram que não teriam o direito de pedir o visto aberto de trabalho. Imagine a frustração e arrependimento dessas pessoas?

Uma das vantagens de contar com a assistência de uma agência especializada como a 3RA Intercâmbio é ter a garantia de se matricular em uma instituição que lhe dará esse direito (caso essa seja a sua vontade, já que a 3RA também oferece cursos vocacionais). Por ter duas agências no Canadá – uma em Vancouver e outra em Toronto – a agência tem uma relação muito próxima com as instituições de ensino e é  é especialista no assunto.

O diretor educacional da 3RA, Francisco Zarro, gravou um vídeo explicando um pouco mais sobre o PGWP, instituições e o formato dos cursos que dão ao aluno esse direito. Veja aqui:

 

Veja abaixo algumas dúvidas frequentes de nossos alunos sobre o PGWP:

1) Quando preciso aplicar para o PGWP?

Você tem até 180 dias após o recebimento da carta oficial de conclusão de seu curso para aplicar para o PGWP e você precisa ter um status válido no Canadá, caso faça a aplicação dentro do país. Para mais informações, entre em contato com a equipe da Immi Canada pelo e-mail [email protected]

2) Como aplicar para o PGWP e quais documentos irei precisar?

Você poderá aplicar online no site oficial da imigração canadense ou pelo correio.

  • Será preciso enviar todos os formulários exigidos pela imigração;
  • a cópia do passaporte completo;
  • cópia da permissão de estudos;
  • cópia do diploma ou certificado da instituição canadense ou do histórico escolar ou uma carta oficial da instituição declarando o término do curso.

3) O meu cônjuge também terá direito a estender a permissão de trabalho junto com o meu PGWP?

Para que o cônjuge consiga estender a permissão de trabalho junto com o aplicante principal, o estudante, no momento da aplicação do PGWP, deverá ter um contrato simples de trabalho firmado com uma empresa, em uma vaga full-time, dentro dos NOCs 0, A ou B. Para quem não sabe, o NOC é um sistema nacional que classifica e descreve todas as ocupações no país. Neste link você consegue descobrir em qual NOC a sua posição de trabalho se encaixa.

4) Não consegui o contrato de trabalho. Como meu cônjuge poderá continuar no Canadá?

Neste caso, as opções são ou o cônjuge se matricular em uma instituição de ensino e estender sua estadia como estudante ou então apenas como turista. Porém, caso você consiga um contrato de trabalho depois, o seu cônjuge poderá aplicar novamente para a permissão de trabalho.

5) Todos os cursos dão direito ao estudante aplicar para o PGWP?

Não. Para ter direito a pedir pelo PGWP, o aluno deverá ter concluído um programa em uma faculdade pública de no mínimo oito meses de duração ou um programa de degree em faculdades particulares (no caso das privadas, não valem diplomas e certificados). Ainda existem uma série de outros requisitos que devem ser seguidos. Por isso, é sempre importante contar com uma agência especializada como a 3RA Intercâmbio. Assim você terá a garantia de que irá se matricular em uma instituição que lhe dará esse direito.

Para te ajudar ainda mais, o Governo Canadense liberou uma lista com todos os colleges que dão direito ao PGWP.  Seguindo os passos da tela você vai encontrar a província, o nome da instituição e se aquele college é elegível ao PGWP através das opções sim e não.

Outras informações sobre o PGWP podem ser obtidas no site oficial da imigração canadense.

Leia mais:

Dúvidas frequentes: Estudo no Canadá

Dúvidas frequentes: Cursos vocacionais

  • Leonardo Fraga disse:

    Francisco tudo bem? quando o casal aplica para visto de estudo e o cônjuge OWP, o tempo de permissão aberta para trabalhar do acompanhante é valido também durante o período de co-op/trabalho do estudante? Outra dúvida se possível, para um pedido de PGWP de um estudante que estudou 48 semanas part-time e trabalhou as outras 44 semanas o PGWP é válido por 1 ou 2 anos para o casal?Muito obrigado meu querido!

    • Francisco Tostes disse:

      Olá Leonardo, tudo bem? Muito obrigado pelo contato. Vamos as suas respostas:

      Quando o casal aplica para visto de estudo e o cônjuge OWP, o tempo de permissão aberta para trabalhar do acompanhante é valido também durante o período de co-op/trabalho do estudante? Sim pois o co-op faz parte do curso.

      Outra dúvida se possível, para um pedido de PGWP de um estudante que estudou 48 semanas part-time e trabalhou as outras 44 semanas o PGWP é válido por 1 ou 2 anos para o casal? Programas Part-time não dão direito a PGWP a não ser que a instituição considere um programa full-time e você cumpriu a carga necessária para ser um aluno full-time.

      Você sabe se o seu programa e faculdade estão dentro das normas do PGWP? Uma explicação rápida seria, programas em instituições públicas acima de 8 meses ou particulares somente em cursos que forneçam degree(associate degree, bachelors degree ou masters degree). Lembrando que tem que ser programas presenciais e full-time.

      Um abraço,

      Francisco

  • Pedro Camacho D'Andrea disse:

    Francisco, boa tarde! Tudo bem?

    Tenho uma dúvida cruel! Pode me ajudar?

    Vou para o Canadá em Agosto de 2017, estudar por 1 ano na Vancouver Film School, em um postgraduate. Depois do curso, tenho planos de conseguir um emprego na área do curso. Atualmente estou dando entrada no Study Permit.

    1) Eu tenho dois passaportes, Brasileiro e Italiano. Com qual dos dois terei mais facilidade de conseguir visto de trabalho no Canadá?

    2) Outra pergunta é a entrada nessa permissão de trabalho (no caso o PGWP), precisa ser feita com o mesmo passaporte do meu Study Permit, ou posso usar minha outra cidadania, caso seja melhor?

    Obs: No meu passaporte brasileiro, tenho visto de visitante para os EUA, tirado no ano retrasado (2015)

    Obrigado!
    Pedro Camacho D’Andrea

  • Ademir disse:

    Boa noite, gostaria de tirar uma duvida…

    estarei indo em junho de 2018 para Toronto. contratei 1 mes de ingles intensivo e apos isso farei o college de 1 ano pela Greystonne no curso de Customer service. No college, terei 6 meses de curso e depois mais 6 meses de co-up. Minha duvida é… quando eu começar o meu estagio, eu poderia dar entrada no visto de trabalho?? ou somente depois que acabasse o meu visto de study & work, é que eu poderia dar entrada no visto de trabalho?

    • Luciana Allves disse:

      Olá Ademir, tudo bem? No seu caso que irá fazer a Greystone acredito que não é necessário tirar um visto de trabalho. Mas, para que você tenha certeza o meu conselho é conversar com seu consultor de imigração.

      Abraço,

  • Leo Souza disse:

    Existe algum programa de pós graduação que dê direito ao PGWP? Atualmente estou fazendo um mestrado em Gestão empresarial e gostaria de fazer um doutorado em algo relacionado.

    • Luciana Allves disse:

      Olá Leo, tudo bom? Muito obrigado pelo contato. Com certeza será um prazer te auxiliar com seus questionamentos. Por gentileza me passe o seu email e estado de residência no Brasil. Irei passar as suas informações e questionamentos iniciais para um dos nossos consultores. Você receberá uma série de informações importantes para iniciarmos o seu projeto e também teremos o maior prazer em tirar as suas dúvidas ao longo do processo. Fico no seu aguardo. Um abraço e tenha um ótimo dia!