3RA Intercâmbio

Escola gratuita para filhos no Canadá: Como funciona?

354 Shares

Atualmente, milhares de brasileiros estão embarcando com a família toda para o exterior para estudar e, quem sabe, batalhar por uma imigração no futuro. Para muitos deles, a motivação principal para essa mudança tão grande é a busca por uma vida melhor para seus filhos. Eles querem que os pequenos cresçam em um local que ofereça qualidade de vida e segurança. E mais: a possibilidade de ter escola gratuita para filhos no Canadá faz do país um dos principais destinos destas famílias. 

Porém, após a definição do destino, uma das principais dúvidas que surge é: Como saber se o direito à escola gratuita para filhos no Canadá está garantido?  Se um dos pais for como estudante, as crianças terão direito ao ensino público no país? A resposta é: Depende. Por isso, leia com atenção esse texto que preparamos para você com informações interessantes sobre escolas públicas gratuitas para a garotada em Toronto e Vancouver.

Escola gratuita para filhos no Canadá – Vancouver e região

Em Vancouver, os filhos de estudantes internacionais com idades entre 5 e 18 anos têm direito ao ensino público gratuito durante todo o período de estudos dos pais, desde que sejam cumpridos alguns requisitos*:

  • Um dos pais precisa estar matriculado em uma instituição pública de ensino superior canadense em programas  full-time e que concedam pelo menos um diploma. Programas de certificado não contam. No caso das instituições privadas, o programa deve ser full-time e de degree (bachelor ou master, por exemplo). 
  • Se o programa for de certificado, o outro cônjuge deverá ter um work permit válido e, além disso, precisa ter um emprego full-time e seguir algumas regras.

É importante lembrar que você não pode escolher a escola de seu filho. Ele será direcionado pelo governo para alguma instituição de ensino. Normalmente a escola é definida de acordo com o local de sua residência.

Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é definir onde morar e, em seguida, entrar em contato com o School Board de sua cidade (Vancouver, Burnaby, North Vancouver, por exemplo) para se informar sobre a documentação exigida.

Documentos* normalmente exigidos para matricular filhos na escola em Vancouver e região:

  • Study permit e/ou Work permit dos pais
  • Passaporte dos pais e das crianças
  • Certidão de nascimento e histórico escolar da criança
  • Tradução juramentada da certidão de nascimento e histórico escolar da criança
  • Carteira de vacinas

*Lembramos que as regras e a documentação citadas acima podem variar de acordo com o School Board de cada cidade. Por isso, fique atento!

Escola gratuita para filhos no Canadá – Toronto

As regras para Toronto não se diferenciam muito das de Vancouver. A grande diferença é que em Toronto a criança pode começar utilizar o sistema educacional gratuito aos quatro anos. Para matricular os filhos na escola em Toronto, um dos pais também precisa estar matriculado em uma instituição pública de ensino superior canadense, em um programa full-time e de diploma. No caso das particulares, o programa deve ser full-time e de degree (bachelor ou master, por exemplo). Caso contrário, o outro cônjuge precisa ter um work permit e um emprego full-time.

Assim como em Vancouver, as escolas públicas de Toronto também são divididas por áreas. Para checar qual escola pertence a cada área, você só precisa acessar o site do Toronto District School Board.

A documentação também é basicamente a mesma. Vistos, passaporte, histórico escolar, carteira de vacinação e comprovante de residência. Em alguns casos, o Social Insurance Number (SIN) também pode ser solicitado.

Avaliação das escolas canadenses

Muitos pais gostam de comparar as escolas, mesmo sabendo que a escolha final não será deles. Se este for o seu caso, o Fraser Institute – responsável por produzir pesquisas sobre o governo canadense – conta com um ranking das escolas canadenses. É possível ter acesso a pontuação das elementary e secondary schools das províncias de British Columbia, Ontario, Alberta e Quebec. Você poderá selecionar escolas e comparar o desempenho entre as selecionadas e/ou com a média geral.

Meu filho não fala inglês, e agora?

As escolas de Toronto e Vancouver estão mais do que acostumadas a lidar com novas crianças estrangeiras. Elas estão sempre recebendo muitas crianças e de várias partes do mundo. Várias delas chegam ao país sem falar nada de inglês e, por isso, as escolas oferecem um suporte através de aulas de ESL (English as a Second Language). Você não precisará pagar nenhuma taxa para que o seu filho tenha acesso a esse suporte. Ele continua sendo totalmente gratuito.

Já no caso de adolescentes que já estão no High School, os alunos precisam pelo menos ter um conhecimento básico de inglês.

Escola gratuita para filhos no Canadá: Sistema de ensino canadense

Existem algumas diferenças entre o ensino no Canadá e o ensino no Brasil. A primeira delas é em relação ao ano letivo. Ao contrário do que estamos acostumados no Brasil, o ano letivo canadense começa em setembro e vai até junho, com as férias de verão nos meses de julho e agosto. Os alunos também tem um pequeno recesso em Dezembro (cerca de três semanas) e um em março (o famoso Spring Break, com duração de cerca de uma semana).

De uma maneira geral, o estudo no Canadá é dividido em três etapas (Lembrando que podem haver diferenças dependendo da província):

  • Ensino infantil: As crianças iniciam seus estudos aos 4, 5, ou 6 anos, dependendo da província. Antes disso os pais costumam matricular os filhos dos daycares, que são tipo as creches do Brasil. É importante lembrar que os daycares não fazem parte do ensino público gratuito e o preço pode variar muito dependendo de vários fatores, entre eles a cidade e a província.
  • Ensino fundamental: No Canadá o ensino fundamental é conhecido como Elementary School e é destinado a crianças com idades entre 6 e 12 anos (1st grade até 6th grade).
  • Ensino Médio: O ensino médio no Canadá é conhecido como Secondary School ou High School e é voltado para as crianças com idades entre 14 e 18 anos (9th grade até 12th grade).

Um ponto interessante do ensino canadense é que as escolas costumam oferecer muitas opções de atividades extracurriculares como esportes, música, teatro, etc.

Leia mais:

Filho de quem cursa College pode estudar no Canadá

Tem filho e está em Vancouver? Descubra alguns lugares legais para ele brincar

Dúvidas frequentes: Estudo no Canadá

5 dúvidas frequentes sobre o PGWP