3RA Intercâmbio

Cursos de inglês no Canadá

Cursos de inglês no Canadá: Tipos de programas, preços e vistos

330 Shares

Que a língua inglesa é muito importante, não é nenhum mistério. Ela pode fazer a diferença na hora de conseguir uma boa oportunidade de emprego e pode deixar a sua viagem de férias ao exterior muito mais tranquila e agradável. Além disso, ela pode fazer com que você faça novas amizades, bem como pode ser o empurrãozinho que falta para você iniciar uma nova vida em outro país. Por isso, que tal fazer cursos de inglês no Canadá?

Sabemos que nem todo mundo tem a mesma facilidade de aprendizado. Na maioria das vezes, apenas estudar em uma boa escola de idiomas não é suficiente.

Desta forma, a vivência mesmo que temporária em um país de língua inglesa, além de ser uma experiência incrivelmente enriquecedora culturalmente falando, pode acelerar o seu aprendizado de uma forma surpreendente. 

Estar em constante contato com pessoas que falam a língua que você está tentando aprender e usá-la no dia a dia, com certeza garantem estímulo e mais confiança quando chega a sua hora de se comunicar. 

Afinal, você vai precisar usar o idioma mesmo que nas mais corriqueiras atividades como pedir sua refeição em um restaurante, jogar conversa fora no ponto de ônibus, ou pedir ajuda da atendente de loja para encontrar aquele item que você está procurando. 

E quando você vê resultados, é muito mais gostoso e recompensador, não é mesmo? E, por isso, fazer cursos de inglês no Canadá é uma ótima opção! 

Então, para ajudar você a conquistar o inglês que você sempre sonhou um dia falar, a gente resolveu criar um texto com o objetivo de reunir, em um só lugar, tudo o que você precisa saber sobre cursos de inglês no Canadá. Let’s start?

via GIPHY

Estudar inglês no Canadá: Tipos de curso

Antes de mais nada, seja qual for o seu objetivo com a língua inglesa, existem uma série de cursos que você poderá optar por fazer. 

Eles vão desde inglês Geral, até inglês preparatório para provas de proficiência, inglês para negócios e, também, Pathway Universitário.

Abaixo, vamos explicar com mais detalhes cada um destes cursos.

Inglês Geral

Como o próprio nome já diz, estes são cursos indicados para quem deseja aprimorar o inglês de uma forma geral.

Durante as aulas deste curso, você irá expandir o seu vocabulário, ganhar muito mais confiança para conversar, e melhorar uma determinada habilidade da língua. Por exemplo, algumas pessoas têm muita facilidade na gramática, mas dificuldade no “listening” (compreensão).

Este tipo de curso atende diferentes níveis de conhecimento, do básico ao avançado. Uma boa pedida para quem deseja fazer um intercâmbio e vivenciar a cultura do país, e, de quebra, fazer amigos de diferentes lugares do mundo.

Inglês Preparatório para TOEFL / IELTS

Quem pensa em estudar em um curso superior no Canadá ou tem a intenção de imigrar para o país, precisa provar o domínio do idioma através de um exame com reconhecimento internacional. 

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System) são dois exemplos desses exames, comumente aceitos pela maioria das universidades canadenses. O IELTS também é aceito pela imigração no momento em que se aplica para algum processo do tipo.

O curso de inglês preparatório para TOEFL / IELTS tem como objetivo principal auxiliar os alunos em todas as quatro competências geralmente exigidas pelas provas: speaking, listening, reading e writing.

Inglês para Negócios

Os programas dessa modalidade são indicados para quem visa construir uma carreira de sucesso no mundo dos negócios.

Durante as aulas, os alunos irão aprimorar suas habilidades gerais de comunicação, além de construir vocabulário em inglês voltado para empresas.

Com esse curso, em pouco tempo você estará tirando de letra aquelas temidas reuniões de trabalho em inglês!

Pathway

“Pathway” significa “caminho”. E é um termo bem apropriado para o que este tipo de programa representa.

O pathway é indicado para quem deseja realizar um curso superior no Canadá, mas ainda tem um caminho pela frente por dois principais motivos: 

  • Por ainda não ter o nível de proficiência na língua exigido pelos colleges e universidades canadenses 
  • Por até ter o nível exigido, mas não se sentir inteiramente confiante e preparado para iniciar suas aulas em um curso superior. 

As aulas do Pathway envolvem leitura, conversação, e escrita. Os alunos aprendem a preparar ensaios, artigos científicos e a fazer apresentações orais e trabalhos em grupo, ou seja, tudo o que será exigido no dia a dia de um college.

O Pathway é oferecido por escolas de inglês e, também, por algumas universidades. A dedicação e o sucesso neste tipo de programa permite dispensar a exigência da comprovação de proficiência de língua inglesa na hora de ingressar em um curso superior, principalmente se for através da mesma universidade da qual o Pathway foi oferecido.  

É importante dizer que não existe idade para se aprender um novo idioma. E a cliente 3RA Eliane Kanner é a prova disso, vivenciado sozinha um intercâmbio em Vancouver aos 60 anos de idade. Algumas escolas oferecem programas voltados para a terceira idade, bem como para crianças a partir de três anos de idade e adolescentes. Se você ficou interessado em mais detalhes dos cursos de inglês citados, a 3RA Intercâmbio poderá lhe ajudar. Entre em contato!

Trabalhar e estudar inglês no Canadá: É possível?

Independente do tipo de curso de inglês que você optar por fazer, é importante lembrar que, já há algum tempo, cursos de idioma não dão mais permissão de trabalho para estudantes e seus respectivos cônjuges no Canadá.

Caso você esteja procurando um curso que permita trabalhar, a 3RA Intercâmbio também poderá auxiliá-lo com um programa neste sentido. São inúmeras opções que vão desde cursos vocacionais a cursos de desenvolvimento profissional, bacharelados, etc. Portanto, a resposta para a pergunta acima é, infelizmente, um sonoro NÃO.

via GIPHY

Intercâmbio no Canadá: Visto para estudar inglês

Agora que você já escolheu o curso de inglês que irá fazer, basta comprar as passagens e preparar as malas, certo?

Errado! Agora é hora de se preocupar com o visto que permitirá sua permanência no país para fazer cursos de inglês no Canadá. 

Caso o curso de inglês tenha duração inferior a 24 semanas, não é preciso aplicar para um visto de estudos. Com um simples visto de turista você já poderá dar início às suas aulas no Canadá.

No entanto, se você já possui um visto americano válido ou teve um visto canadense aprovado nos últimos 10 anos, o processo é bem mais simples.

Basta solicitar o eTA (Electronic Travel Authorization ou a Autorização Eletrônica de Viagem) pela internet, e entrar no Canadá por via aérea como turista. Além de prático, esse processo é, também, mais em conta, já que a taxa a ser paga após o preenchimento do formulário online é de apenas 7 CAD. Mas fique sempre de olho na validade de seus vistos e passaporte para evitar que ela expire enquanto você estiver no Canadá, estudando.

Agora, se a duração de seu programa de inglês for superior a 6 meses, não é possível utilizar o eTA – que só dá direito de permanecer no país por até seis meses – nem o visto de turista.

É preciso aplicar para um visto de estudos tradicional. Caso precise de auxílio, a nossa parceira Immi-Canada poderá lhe ajudar com esse processo. Entre em contato!

**Lembramos que este é apenas um texto informativo geral sobre cursos de inglês no Canadá. Para dúvidas sobre casos específicos de vistos e imigração sugerimos que entre em contato com a Immi Canada, empresa parceira da 3RA. E-mail de contato: contact@immi-canada.com.

Onde estudar inglês no Canadá?

O Canadá é considerado um dos melhores países do mundo para se viver. E justamente pela sua qualidade de vida, aliada à sua recepção, multiculturalidade e paisagens incríveis, é, também, um dos principais países quando o assunto é intercâmbio.

A 3RA tem parceria com escolas de inglês em Vancouver, Toronto, Montreal, Victoria, Calgary e Ottawa.

Elas são cidades bem diferentes, cada uma com suas atrações, clima e infraestrutura, mas todas com aquele charme e beleza que só o Canadá tem.

Portanto, na hora de escolher entre as inúmeras opções de cursos de inglês no Canadá, tenha em mente que tipo de cidade mais lhe agrada. Para algumas pessoas, cidades mais pacatas, com cenários exuberantes, são a melhor opção.  Outras já preferem uma cidade mais agitada, repleta de bons restaurantes e uma vida noturna efervescente.

Cursos de inglês no Canadá: Vancouver

Vancouver é uma das cidades preferidas dos intercambistas

Intercâmbio no Canadá: Preços

O valor pago em um curso de General English (Inglês Geral) pode girar em torno de $ 800 a $ 1000 dólares canadenses por um período de 4 semanas. Quanto mais semanas de curso o aluno fechar, mais esse valor tende a diminuir.

Cada escola pratica uma tabela de preço e possui promoções especiais em determinadas datas do ano. O ideal é consultar uma agência de intercâmbio e fazer um orçamento para escolher o programa que irá garantir o melhor custo-benefício para você.

Abaixo, criamos uma tabela com uma média de valores, em dólares canadenses, dos diferentes tipos de cursos em cidades que a 3RA Intercâmbio tem parceria com escolas de inglês. Lembrando que esta é apenas uma média de valores para quatro semanas e há programas mais baratos e mais caros.

Confira:

Calgary Montreal Ottawa Toronto Vancouver Victoria
Inglês Geral $ 900 $ 930 $ 900 $ 800 $ 1.000 $ 900
Inglês Preparatório para TOEFL / IELTS $ 1.200 $ 1.680 $ 1.400 $ 1.000 $ 1.010 $ 1.400
Inglês para negócios $ 1.080 $ 1.680 $ 950 $ 1.200 $ 2.000
Pathway $ 1.200 $ 1.900 $ 2.280* $ 1.300 $ 1.300 $ 2.200*

*Esses dois valores são específicos para nove semanas de curso, diferente dos outros valores da tabela que são para quatro semanas de programa.  

É importante lembrar que, nesta estimativa, que é mensal, não estão inclusos os materiais de estudo, transporte, alimentação ou moradia, apenas o valor do programa citado (que poderá sofrer alterações, de acordo com a escola de inglês).

Cursos de inglês no Canadá: Primeiro dia de aula

É no primeiro dia de aula que os alunos irão realizar o teste de nivelamento para saber em que turma irão iniciar os seus estudos.

via GIPHY

Normalmente, os testes online de inglês realizados ainda no Brasil pelas agências de intercâmbio são para se ter uma estimativa de quanto tempo o aluno precisará fazer de inglês para atingir o nível avançado. No entanto, quem define em que nível ele realmente está é a própria instituição de ensino, já no Canadá.

Depois desse teste, os alunos seguirão para o Orientation Day. Nesnte momento será apresentada a escola, suas regras gerais, esclarecimentos sobre mudança de nível, atividades, entre outras informações pertinentes sobre a cidade, leis canadense, telefones de emergência, etc.

Será no segundo dia que irão iniciar, de fato, as suas aulas. Daí por diante, é papel e caneta na mão, olhos atentos e ouvidos bem abertos para absorver, ao máximo, tudo o que será ensinado ao longo das semanas. 

A gente já publicou aqui no blog um texto muito bacana com dicas para deixar o seu intercâmbio ainda mais proveitoso. Se você se interessou pelo assunto, não deixe de ler o texto na íntegra e aproveitar cada dica. Temos certeza que valerá a pena!

Enfim, quando se trata de aprender ou aprimorar uma nova língua, a palavra-chave é: dedicação. Agora que você já tem toda a informação que precisa sobre cursos de inglês no Canadá, it is up to you! 😉

E lembre-se: no que precisar, a 3RA Intercâmbio poderá lhe ajudar a se planejar em cada passo do seu intercâmbio e oferecer todo o suporte que você precisa para embarcar, tranquilo, nessa experiência maravilhosa!