3RA Intercâmbio

Visto canadense: Saiba mais sobre a isenção para brasileiros

326 Shares

Agora é pra valer! Brasileiros que cumpram alguns critérios estabelecidos pela imigração canadense não precisam mais de visto de turismo, ou seja, aquele que era anteriormente exigido em casos de passeio ou cursos de curta duração (até 24 semanas) no Canadá. A partir desta segunda-feira, dia 1 de Maio de 2017, será necessária apenas a emissão da eTA (Electronic Travel Authorization ou Autorização Eletrônica de Viagem – em português).

Porém, é preciso ficar atento. Como já destacamos no primeiro parágrafo do texto, nem todos os brasileiros estão isentos do visto de turismo. É necessário cumprir alguns requisitos. São eles:

  • Possuir um visto americano válido
  • Ou já ter tido um visto canadense nos últimos dez anos

É importante lembrar também que a eTA é válida apenas para quem for realizar sua entrada no Canadá por via aérea. Nos demais casos, você precisará passar pelo procedimento normal de solicitação de visto. Logo, se você for realizar uma viagem ao Canadá de navio, carro ou ônibus, por exemplo, o eTA não é a solução que você procura.

Outro ponto relevante é que a isenção é válida apenas para a ida como turista ao país, ou seja, para aquelas pessoas que irão estudar por mais de 24 semanas ou irão aplicar para uma permissão de trabalho, o procedimento de visto continua sendo o mesmo. (Para mais informações sobre o assunto, recomendamos entrar em contato com a Immi Canada – empresa especialista em vistos e imigração para o Canadá).

Como faço para aplicar para a Electronic Travel Authorization – eTA?

Você irá solicitar o documento online, através do preenchimento de um formulário no site oficial da imigração canadense. Você precisará estar com o seu passaporte em mãos e deverá fornecer um endereço de e-mail válido.

Quanto custa aplicar para a Electronic Travel Authorization – eTA?

A taxa é de apenas CAD $ 7 que podem ser pagos da seguinte forma:

  • Cartão de crédito Visa, MasterCard ou American Express
  • Cartão pré-pago Visa, MasterCard ou American Express
  • Cartão de débito Visa
  • JBC Card
  • Interac

Qual a validade do eTA?

O eTA é válido por cinco anos ou até a data de validade do passaporte.

Em quanto tempo terei a resposta sobre a aprovação ou não do meu eTA?

A resposta é normalmente enviada ao solicitante por e-mail dentro de alguns minutos. Porém, em alguns casos, a imigração pode levar alguns dias para finalizar a análise, podendo pedir documentos extras ou até mesmo exigindo uma entrevista presencial com o aplicante.

Caso você não tenha obtido nenhum retorno em um prazo de até 72 horas, o indicado é preencher o formulário de solicitação de casos especiais. No tópico “Type of application” você precisará selecionar “Electronic Travel Authorization” e, em seguida, “Case Specific Enquires”.

Já estou no Canadá e tenho uma permissão de estudo e/ou trabalho válidas. Preciso solicitar o eTA?

De acordo com a empresa parceira Immi Canada, se você está no Canadá com permissão de estudo e/ou trabalho e está com o visto de múltiplas entradas vencido, você precisará sim aplicar para o eTA caso pretenda realizar uma viagem para fora do país retornando novamente por via aérea.

**Lembramos que este é apenas um texto informativo geral. Para dúvidas sobre casos específicos sugerimos que entre em contato com a Immi Canada, empresa parceira da 3RA e especialista em vistos e imigração para o Canadá. E-mail de contato: contact@immi-canada.com.

Fontes oficiais:

Dúvidas frequentes sobre o eTA – Site da Imigração canadense
Electronic Travel Authorization – Site da Imigração canadense
Descubra se você precisa de um visto – Site da Imigração canadense
Formulário de solicitação do eTA