Estudantes internacionais passam a ter mais tempo para aplicar para o PGWP

O Governo canadense acaba de divulgar que estudantes internacionais agora têm até 180 dias para aplicar para o PGWP –  Post-Graduation Work Permit – após o término dos estudos no Canadá. Antes, esse prazo era de apenas 90 dias.

Além disso, não é necessário mais ter um visto de estudos válido, porém é preciso ter um status temporário válido no Canadá, caso faça a aplicação dentro do país. Se você, porventura, pretende voltar ao Brasil após os estudos, também poderá utilizar este prazo de 180 dias para fazer a solicitação do PGWP em solo brasileiro.

“Antes, nós recomendávamos que a pessoa permanecesse no país para aguardar o PGWP. Agora, com as novas instruções, o aplicante poderá sair do Canadá e retornar com o eTA – Electronic Travel Authorization ou com o TRV – Temporary Resident Visa – e continuar trabalhando enquanto aguarda o resultado. O implied status será mantido”, diz Celina Hui, consultora de imigração e proprietária da Immi Canada.

Caso tenha alguma dúvida ou precise de alguma ajuda em seu processo, entre em contato com a IMMI Canada pelo e-mail contact@immi-canada.com.

Regras para aplicar para o PGWP

Para que você possa aplicar para o PGWP, o estudante precisa ter concluído um programa em uma faculdade pública de, no mínimo, oito meses de duração ou um programa de bacharelado ou mestrado em faculdades particulares (neste caso, não valem diplomas e certificados).

O Governo canadense conta com uma lista com todos os colleges que dão direito ao PGWP.  Seguindo os passos da tela você vai encontrar a província, o nome da instituição e se aquele college é elegível ao visto de trabalho através das opções sim e não.

Vale lembrar que para aplicar para o PGWP, o estudante precisa ter finalizado seu programa de estudo no Canadá. Isso significa que você terá que ter em mãos um documento oficial de conclusão do curso.

Fique ligado, pois existem alguns outros requisitos que devem ser levados em consideração. Por isso, é importante entrar em contato com a 3ra Intercâmbio para não ter qualquer tipo de problema na hora de escolher e aplicar para um college no Canadá.

Conheça mais sobre o PGWP

O Post-graduation Work Permit é uma permissão de trabalho que pode variar de 8 meses a 3 anos de duração que estudantes internacionais têm direito de solicitar após completarem seus estudos no Canadá. Veja abaixo:

  • Conclusão de um curso de oito meses de duração: poderá ser elegível para oito meses de PGWP;
  • Conclusão de um curso de 12 meses de duração: poderá ser elegível para um ano de PGWP;
  • Conclusão de um curso dois anos ou mais de duração: poderá ser elegível para até 3 anos de PGWP.

Vantagens de aplicar para o PGWP

São muitas as vantagens de aplicar para o PGWP. A principal delas é que este visto de trabalho é um grande aliado para quem deseja imigrar para o Canadá.  Isso porque a experiência de trabalho realizada durante o período do PGWP pode ser utilizada para ganhar pontos em processos de imigração.

Por exemplo, ao completar um ano de trabalho remunerado full-time (mínimo de 30 horas semanais, 1.560 horas anuais) no Canadá dentro dos NOCs 0, A ou B,  você poderá se tornar elegível ao Canadian Experience Class, uma das possibilidades disponíveis dentro do Express Entry. O NOC –  National Occupational Classification (NOC) é um sistema nacional que classifica as ocupações no Canadá.

Caso você só consiga um trabalho part-time, será necessário então comprovar o equivalente a um ano de trabalho full-time, ou seja,  as mesmas 1.560 horas.

Saiba mais sobre os NOCs:

  • NOCs 0 –  referentes às funções que envolvem gerenciamento;
  • NOCs A – ocupações consideradas de nível profissional;
  • NOCs B –  trabalhos técnicos/operacionais. 

Meu cônjuge terá direito de aplicar para o PGWP também?

Para que o cônjuge consiga estender a permissão de trabalho junto com o aplicante principal, o estudante, no momento em que for aplicar para o PGWP, deverá ter um contrato de trabalho com uma empresa em uma vaga dentro dos NOCs 0, A ou B. Existe também a obrigatoriedade da apresentação de três paychecks recentes, mesmo que em uma posição part-time.

Se você não conseguir o contrato full-time de trabalho, as opções são ou o cônjuge se matricular em uma instituição de ensino e estender sua estadia como estudante ou então apenas como turista. Caso consiga o contrato de trabalho depois, o seu cônjuge poderá aplicar novamente para a permissão de trabalho.

Caso você não tenha cônjuge, não será necessário ter uma oferta de trabalho no momento de aplicar para o PGWP.

Documentos para aplicar para o PGWP

É possível aplicar para o PGWP de forma online pelo site da imigração canadense ou pelo correio. Veja os documentos:

  • todos os formulários exigidos pela imigração;
  • cópia do passaporte completo;
  • cópia da permissão de estudos;
  • cópia do diploma ou certificado da instituição canadense ou do histórico escolar ou uma carta oficial da instituição declarando o término do curso.

É importante ressaltar que, dependendo do caso do aplicante, poderão ser necessários mais alguns documentos.

Saiba mais:

Dúvidas frequentes: Estudo no Canadá

Tipos de cursos no Canadá mais procurados por brasileiros

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>