Tipos de cursos no Canadá mais procurados por brasileiros

Recentemente, a Pesquisa Selo Belta 2018 divulgou que o Canadá é o país preferido dos brasileiros para estudos no exterior. Este já é o 13º ano em que ele está no topo do ranking. E entender os motivos que fazem do país da América do Norte o queridinho dos brazucas não é muito difícil. Além de ser um dos melhores do mundo para se viver, ele oferece programas de estudo para todos os gostos e objetivos. Mas fica a pergunta: Quais são os tipos de cursos no Canadá mais populares entre as pessoas do nosso Brasil?

Isso tudo vai depender do propósito de cada um. Podemos falar que entre aqueles que querem apenas se aventurar em terras canadenses por um período determinado, a escolha mais frequente são os cursos vocacionais. Eles também são conhecidos como programas de estudo e trabalho.

Já entre aqueles que querem tentar uma imigração no futuro, os programas mais populares são certificados, diplomas e pós graduações em instituições públicas ou programas de degree (bacharelado e mestrado, por exemplo) em instituições públicas e privadas.

Abaixo vamos explicar um pouco sobre cada um deles:

Cursos vocacionais

Aqui em nosso blog você vai encontrar diversos posts sobre este tipo de programa. Isso porque ele é bem famoso entre os nossos clientes.

Como já falamos anteriormente, os cursos vocacionais são mais procurados por aquelas pessoas que desejam ter uma experiência internacional de estudo e trabalho no Canadá por um período determinado. 

Eles possibilitam que o estudante vivencie a cultura local e conheça pessoas de todas as partes do mundo. Além disso, representam uma ótima oportunidade de melhorar a proficiência no inglês. Em um curso vocacional, o estudante também terá uma experiência prática de estágio em uma empresa canadense. Isso, com certeza, irá enriquecer o currículo. 

Normalmente esses cursos no Canadá contam com um componente de estudos e um de trabalho. No de estudos, o estudante pode trabalhar por até 20 horas na semana. Já no de trabalho, o aluno precisará fazer um estágio na área para garantir o certificado ou diploma. Nesta segunda etapa do programa, também conhecida como co-op, o aluno é autorizado a trabalhar full-time.

A duração do programa vai depender do curso escolhido pelo cliente. Atualmente há opções de seis meses (três meses de estudo e três meses de trabalho); um ano (seis meses de estudo e seis meses de trabalho); e até dois anos (um ano de estudo e um ano de trabalho).

Os cursos vocacionais são normalmente oferecidos por instituições privadas que contam com opções nas mais diversas áreas de atuação. As mais comuns são as áreas de business, hotelaria e comunicações.

Por que os cursos vocacionais são mais procurados por quem quer voltar ao Brasil após a experiência internacional?

Os programas vocacionais estão incluídos entre os cursos no Canadá que não oferecem a possibilidade de uma permissão de trabalho após a graduação – o famoso Post Graduation Work Permit (PGWP). O estudante contará apenas com uma permissão de trabalho referente ao componente de estágio do programa, o co-op (co-operative education). Portanto, a não ser que ele busque outra forma de continuar no país, ele deverá retornar ao Brasil logo após o término do curso. 

O PGWP, além de permitir que o estudante fique por mais tempo trabalhando no Canadá e não precise regressar ao país de origem logo após a conclusão do programa, também pode ajudar a somar pontos em processos de imigração através da experiência de trabalho em terras canadenses. Por outro lado, a experiência adquirida durante o período de estudos ou estágio não conta absolutamente nada para este quesito. Por isso as pessoas que tem como objetivo futuro uma imigração preferem escolher programas que oferecem o direito ao PGWP.

Dito isso, é fácil imaginar quais programas estão no topo da lista dos mais procurados por brasileiros no Canadá, certo? São aqueles que justamente oferecem o PGWP! E é aí que estão os programas de certificado, diploma e pós-graduação em instituições públicas e os programas de degree em instituições particulares e públicas.  

Cursos no Canadá: Certificado, diploma e pós graduação em instituições públicas

Programas de certificados, diplomas e pós-graduações no formato full-time em instituições públicas e com duração mínima de oito meses oferecem direito ao PGWP. Porém, muitas pessoas ficam confusas com todos esses tipos de programa e não sabem por qual formato buscar.

Diplomas e certificados – Colleges públicos

Os programas de certificados e diplomas são geralmente oferecidos em Colleges e contam com um ou dois anos de duração.

Alguns brasileiros ficam um pouco perdidos com esses tipos de cursos no Canadá, tentando entender se eles seriam o mesmo que uma pós-graduação, uma especialização ou um MBA.

Porém, a verdade é que não existe um correspondente aos cursos de College no Brasil. Eles seriam o equivalente aos dois primeiros anos de um curso de bacharelado, por exemplo.

No entanto, por ser um curso focado muito na parte prática de cada profissão, muitas pessoas já formadas procuram um programa de college para se especializar e ter uma experiência mais “hands on”. Por isso os colleges estão cheio de profissionais já atuantes no mercado – tanto professores, quanto alunos – e representam uma ótima oportunidade de trocar experiências, conhecimento, fazer network além de claro, aprender muito mais sobre uma área específica.

A duração de cursos de diplomas e certificados em instituições públicas varia muito de acordo com o curso. Geralmente esse tempo pode ser de oito meses a dois anos.

Pós-graduações – Instituições públicas

Já os programas de post-degree equivalem-se aos nossos cursos de pós no Brasil. Geralmente para entrar é preciso já ter uma formação prévia em universidade.

Assim como certificados e diplomas de colleges, esses cursos são mais focados no mercado de trabalho. Eles também representam uma ótima oportunidade de conhecer pessoas que já estão inseridas em empresas canadenses.

A duração desses cursos de pós-graduação também varia muito, mas geralmente fica entre oito meses e dois anos.

Bachelor degree e Masters degree – Instituições privadas e públicas

Muitas pessoas acreditam que nenhum programa de escola privada oferece o direito ao PGWP. Pois essas pessoas estão completamente enganadas! 

Se o programa for de degree – ou seja, um bachelor ou um mestrado, por exemplo – o estudante terá sim direito à permissão de trabalho após a graduação. 

O bachelor degree nada mais é do que o nosso bacharelado do Brasil. Normalmente ele tem duração de quatro anos.

Por ser um curso mais longo, poucos brasileiros optam por ele, já que a maioria já possui faculdade no país de origem. Além disso, os estudantes brasileiros acabam preferindo cursos mais especializados, que irão “incrementar” o currículo, além de oferecer benefícios que podem auxiliar em um futuro processo imigratório.

Porém, cada caso é diferente. O tipo de curso ideal vai sempre depender muito do seu background profissional, educacional e de seus objetivos no Canadá. Por isso nós sempre recomendamos a nossa consultoria educacional personalizada, na qual um de nossos especialistas irá analisar o seu perfil e indicar o melhor formato de programa de acordo com seu perfil e propósitos no país da América do Norte. 

O masters também é equivalente ao mestrado no Brasil. Há mestrados profissionais, que são aqueles mais focados no mercado de trabalho, e há mestrados mais focados no mundo acadêmico.

College x University no Canadá

Agora que você já aprendeu um pouquinho sobre os programas mais populares entre os brasileiros e as diferenças entre eles, vamos esclarecer uma outra questão que gera muitas dúvidas em quem acabou de iniciar suas pesquisas.

Qual a diferença entre college e universidade? 

Muitas pessoas acreditam que os colleges oferecem programas mais “simples”, como certificados e diplomas, enquanto as universidades oferecem os programas de bachelor e mestrados. Pois essas pessoas estão muito enganadas!

A diferença entre college e universidade não está no tipo de programa oferecido. Por exemplo: Há colleges que oferecem programas de bacharelado e mestrados. Há também universidades que oferecem programas de certificado e diplomas.

Dito isso, o que vai de fato diferenciar um college de uma universidade é o foco do ensino.

Nos colleges, os alunos são treinados para encarar o mercado de trabalho e ingressar rapidamente nele. Portanto, as aulas são mais práticas. Muitas vezes, elas simulam cenários os quais os estudantes irão encarar no dia a dia da profissão. Este tipo de instituição de ensino prepara os estudantes para uma área mais específica e para colocarem a “mão na massa”.

Já as universidades têm mais como foco a área acadêmica. Os estudantes passam mais tempo se dedicando a pesquisas e projetos de extensão. Normalmente as áreas de estudo também são mais abrangentes e não tão específicas como as do College.  

Grande parte dos brasileiros que chegam ao Canadá escolhem estudar em um College. Desta forma eles podem complementar os estudos do Brasil e ficar bem próximo da realidade do mercado canadense.

Porém, como já falamos anteriormente, o curso ideal para você vai depender de uma série de fatores. Às vezes, o curso de college que funciona para o seu amigo não vai ser tão bom para você e vice-versa. Por isso uma análise cuidadosa de perfil é tão importante.

O mito do Co-op

Durante muitos anos, a sigla “Co-op” assombrou os brasileiros que procuravam por cursos no Canadá e que tinham a intenção de tentar um processo de imigração após a graduação. Eles acreditavam que nenhum curso que contava com o componente de co-op oferecia o direito de aplicar ao PGWP.

Essa confusão acontecia porque os cursos vocacionais – ou programas de estudo e trabalho – eram chamados apenas de co-op.

No entanto, co-op não é o nome do tipo de programa, mas sim do componente de trabalho existente na grade do curso. Os cursos vocacionais contam sim com um componente de co-op em sua grade curricular. Porém, cursos de instituições públicas também podem ter esse semestre dedicado a uma experiência de trabalho na área de estudos e nem por isso deixam de oferecer o PGWP. 

Em resumo, o co-op, na verdade, não é o que vai definir se um curso oferecerá direito ao PGWP ou não. O co-op nada mais é do que uma característica muito boa de alguns cursos, já que permite que o aluno se insira no mercado de trabalho canadense antes mesmo da graduação. Aqui na 3RA já vimos vários casos de clientes que conseguiram um estágio e acabaram sendo contratados pela empresa após o término do contrato de co-op. Ou seja, o co-op representa uma oportunidade e tanto, não é mesmo? 

Portanto, o que vai definir se um curso dará direito ao PGWP são as regrinhas que já citamos durante este texto. O co-op não tem absolutamente nada a ver com isto.  Então, se você pretende imigrar para o Canadá, veja abaixo o que você deve procurar em um curso.  

De uma maneira geral, você terá direito ao PGWP se cursar:

  • Programas full-time com duração mínima de oito meses em instituições públicas.
  • Programas full-time de degree em instituições particulares (Exemplo: Bachelor Degree e Masters Degree)

Lembramos também que o governo divulgou recentemente a lista das instituições que dão direito ao PGWP. Mas fique atento! É preciso observar não apenas a instituição, mas também as características do programa que você irá cursar. ;) Entendido?

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>