3RA Intercâmbio

morar no Canada

Morar no Canadá: quanto vou pagar de aluguel?

614 Shares

Quando se começa a fazer o planejamento para morar no Canadá, uma dúvida é certa: quanto vou pagar de aluguel? Sem dúvida, a moradia vai representar um de seus maiores gastos, e por isso a importância de entender bem quais as opções disponíveis e chegar preparado ao país.

Encontrar um apartamento muitas vezes não é um problema, mas conseguir uma alternativa que se encaixe em determinado perfil nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente para aqueles que acabaram de desembarcar no país e não têm muitas informações sobre sos bairros da cidade escolhida, o que é primordial para a escolha do seu local para morar no Canadá.

Para te ajudar nesta busca, reunimos algumas dicas importantes. Primeiramente, você precisa levar em consideração o seu perfil: casado, solteiro, estudante temporário, estudante que pretende imigrar ou casal com filho. Depois, é interessante pensar em qual região você gostaria de morar e quanto sua família está planejando investir em aluguel.

A partir daí, comece a acessar alguns sites e conheça o mapa da região desejada. Reúna a maior quantidade de informações possível, visite as moradias e planeje de acordo com seu orçamento. Estes fatores te ajudarão a delinear seu planejamento e a ser mais assertivo em sua escolha.

Seguindo nossas dicas, você já terá meio caminho andado para encontrar sua próxima casa no Canadá. E para te auxiliar ainda mais, listamos abaixo os tipos mais comuns de moradias em duas das cidades mais procuradas pelos brasileiros, Vancouver e Toronto. Lembrando que a média de preços mencionada pode ser variável nas  duas localidades, levando em consideração as regiões escolhidas.

Morar no Canadá: Homestay

Homestay no Canada

Custo mensal aproximado: CAD$880 com 2 refeições inclusas + (mais taxas) – Período de verão CAD$960

A homestay, também conhecida como casa de família, é uma ótima oportunidade para aqueles que irão morar no Canadá e querem economizar.

Neste tipo de moradia, as famílias abrem suas portas e já incluem, muitas vezes, as refeições no pacote contratado: o mais comum é contar com o café da manhã e o jantar, já que no Canadá são as refeições em que as famílias têm o costume de se reunir. No entanto, isso pode variar de família para família. Há pacotes também com três refeições inclusas. Para saber todas as opções oferecidas, entre em contato com um dos consultores da 3RA Intercâmbio.

A Homestay é uma boa opção para os recém-chegados, porque é um período de adaptação e a sua família poderá te ajudar a se ambientar na cidade, conhecer locais próximos, te dar algumas dicas e dar aquela forcinha no inglês. Justamente por isso, também é uma excelente alternativa para estudantes que irão ficar uma curta temporada no país, já que o aluno ficará 100% imerso no idioma.

E não pense que homestay serve só para solteiros não! Também funciona muito bem para quem é casado. Isso mesmo! Há casas que aceitam casais. Além disso, algumas pessoas que querem levar a família toda para morar no Canadá utilizam também esse serviço.  Normalmente, um representante do casal chega sozinho ao país, fica hospedado em uma casa de família temporariamente, enquanto procura a casa ideal para quando a família toda chegar em solo canadense. Uma boa ideia, não é mesmo?

Então para resumir, veja abaixo as vantagens de uma homestay:

  • Oportunidade de treinar o inglês no período de estadia; lembre-se que o Canadá é um país de muitas nacionalidades, portanto esteja aberto para a possibilidade de ficar em uma casa de imigrantes;
  • O custo pode ser bem menor;
  • Você não vai precisar cozinhar, já que há a possibilidade de contratar pacotes com refeições diárias.

Desvantagens:

  • Distância: as homestays geralmente estão localizadas em regiões mais distantes do centro da cidade, o que pode significar estar longe da sua escola;
  • Esteja aberto a mudanças e adaptações. Se você tem problemas em se adaptar a uma nova rotina ou a diferentes regras, repense se esta será uma boa opção para você.

Suporte 3RA Intercâmbio

Lembrando que você pode falar com nossos consultores para fechar o pacote de estudo com homestay e depois procurar com calma uma moradia. E se você ainda precisar de uma mãozinho na hora de encontrar o seu novo lar, nós indicamos a nossa parceira Easy Vancouver, empresa com especialista na busca de moradias em Vancouver.

Morar no Canadá: Studio ou Flat

Custo mensal variável: entre CAD $1500 a CAD$1800

São apartamentos geralmente já mobiliados com um cômodo e um banheiro. Esse cômodo tem sala, quarto e cozinha integrados, sem divisões, e é ideal para solteiros e casais que não se importam em ter as divisórias na casa. Não é regra, mas a maioria dessas vagas está na região central das cidades e consequentemente tem um valor de aluguel mais alto. Esta opção também pode ser encontrada com alugueis sem contratos de longo prazo, ou seja, mês a mês. Também serve para quem pretende ficar na cidade temporariamente.

Vantagens:

  • Comodidade. Muitos studios já são mobiliados, o que para quem está chegando é uma grande vantagem, já que não precisar gastar na compra de móveis neste período inicial;
  • Ótimo para quem pretende passar uma curta temporada no Canadá.

Desvantagens:

  • Como a cozinha é integrada com o quarto, talvez você possa ficar um pouco incomodado.

Morar no Canadá: Basement

Basement no Canada

Custo mensal variável: entre $1200-CAD $1400

É o andar de baixo de uma casa. Esta é uma prática muito comum no Canadá, já que as casas são enormes, e por isso as famílias alugam este cômodo para estudantes ou famílias. Muitos deles são praticamente uma casa completa, com quartos, cozinha, lavanderia e sala. E não se engane quanto à questão da ventilação. Eles são planejados para circularem ar e muitos possuem janelas bem arejadas.

Por ser abaixo do nível da rua, algumas regras devem ser cumpridas para fins de locação. Por exemplo, as paredes devem ser impermeáveis e não podem estar úmidas, e isso é um detalhe importantíssimo para quem deseja alugar um basement.

Vantagens:

  • O valor do aluguel é mais baixo do que de um apartamento, o que o faz dele uma ótima opção para quem está chegando e gostaria de economizar;
  • Algumas famílias já alugam o basement mobiliado, muitas até com lavanderia incluída.

Desvantagens:

  • O teto pode ser baixo e ter pouca luz natural;
  • Se você se incomoda com barulho, isso pode ser um problema pois é muito comum ouvir os ruídos do andar de cima.

Morar no Canadá: Townhouse

Townhouses no Canada

Custo mensal variável: entre CAD $2000 – CAD $2500 (2 quartos)

Também chamadas de townhomes, estas opções são casas geminadas geralmente seguindo o mesmo formato uma das outras, podendo ter mais de um andar. Quando há um grupo dessas casas geminadas podemos chamar de condomínio. Geralmente essas opções de moradia podem oferecer um custo um pouquinho maior.

Vantagens:

  • Garagem;
  • Não é necessário gasto com manutenção;
  • Cada unidade tem sua porta individual, mesmo que possuam uma mesma entrada.

Desvantagens:

  • Custo mais alto;

Morar no Canadá: Apartamento compartilhado

Custo mensal variável entre CAD $800 a CAD $1000

Agora, se você está querendo poupar custos neste período de estadia no Canadá, você pode alugar um quarto ou compartilhar um apartamento com alguém. Assim, o valor não vai pesar muito no fim do mês e é uma boa oportunidade para fazer novos amigos e quem sabe até treinar o inglês. Para quem prefere morar com brasileiros, é fácil encontrar oportunidades em grupos de Facebook como o Vancouver para brasileiros e o Assistência para brasileiros. Normalmente, os interessados anunciam por lá, mas lembrando: o ideal para não cair em uma furada, é que você só assine contrato ou realize algum pagamento quando já estiver no Canadá.

Vantagens:

  • Custo baixo;
  • Possibilidade de fazer novas amizades.

Desvantagens:

  • Dividir o mesmo espaço com pessoas não tão organizadas quanto você.

Apartamento ou casa (1 quarto)

Custo mensal variável: Downtown Vancouver – CAD $1500 a CAD $1800; e New Westminster e Burnaby – CAD $1200-CAD$1400; 

Excelente para quem gosta de privacidade e prefere ter seu próprio cantinho quando decide morar no Canadá. É o tipo de moradia mais comum para casais ou para quem chega ao país com a família toda.

Vantagens:

  • Ter privacidade;
  • Perfeito para famílias e crianças

Desvantagens:

  • Custo mais alto;
  • Necessidade de comprovação financeira.

Observação importante: Nos custos mensais de um apartamento, nós citamos apenas Vancouver e região. Muitas pessoas que moram na região consideram os valores de moradia um pouco salgados. Em Toronto, a situação não é muito diferente. A conversa já vem de muito tempo e os números só aumentam. De acordo com um estudo realizado pelo Padmapper, Toronto ultrapassou Vancouver, em 2017, como sendo a cidade mais cara para alugar imóveis em todo o Canadá. A análise mostra que a média de preço para um apartamento de um quarto alcança o valor de CAD 2.060.

Dicas valiosas na hora de alugar:

  • Se possível, fique em uma locação provisória nos primeiros dias ou semanas. Quando estiver em terras canadenses, faça visitas e conheça as regiões e os locais que você gostaria de morar antes de fechar contrato;
  • Não deposite dinheiro sem ter as chaves em mãos ou conhecer o local;
  • Não alugue à distância. Golpes existem em todos os lugares do mundo. Tome cuidado com golpes online;
  • Não confie em anúncios milagrosos e preços abaixo da média de mercado;
  • Tente conversar com as pessoas que já moraram na região pretendida.  A opinião de quem já teve experiência por lá pode fazer uma grande diferença;
  • Indicações são sempre bem-vindas;
  • Visite o imóvel em diferentes horários para perceber como é a vizinhança;
  • Não se preocupe em morar tão próximo da instituição de ensino ou do centro. O transporte dessas duas cidades é eficiente e rápido. Saiba mais: Transporte público em Vancouver e transporte público em Toronto.

Sites que te ajudarão a encontrar opções para aluguel de moradias no Canadá:

Mas lembre-se sempre de ter muito cuidado com anúncios milagrosos e evite fechar contratos à distância. Golpes existem aos montes!

Notícia fresquinha para o mercado imobiliário de British Columbia

Com as altas nos preços para compra de imóveis e um mercado totalmente saturado pela falta de moradias, o Governo de British Columbia tem feito uma força-tarefa para melhorar as condições de vida dos habitantes e solucionar estes problemas.

Um dos projetos é injetar nos próximos 10 anos cerca de Cad$6,5 milhões para a construção de aproximadamente 114.000 novas unidades de habitação. Para atingir estes objetivos de fornecimento de habitação financiados pelo governo, uma empresa está à frente do projeto com a intenção de buscar terrenos disponíveis e também coordenar parcerias entre o governo, organizações sem fins lucrativos e o setor privado. O bacana é que uma parte do financiamento será direcionado para ajudar algumas instituições de ensino na construção de alojamento para estudantes pós-secundários.

Fonte: Daily Hive 

Canadá está entre os melhores países para morar do mundo

Um dos fatores que fazem do Canadá o queridinho dos brasileiros é que o país está constantemente na lista dos cinco melhores países para se viver. De acordo com um recente estudo divulgado pela U.S. News, o país aparece em evidência nos quesitos Aventura,  Influência Cultural, Abertura a Negócios, entre outros, sendo apenas superado pela Suíça.

“Pelo terceiro ano consecutivo, o Canadá é visto como nação que oferece a melhor qualidade de vida, impulsionado por altos índices de educação, saúde e segurança pública”, disse o editor-assistente Kevin Drew em um comunicado.

O ranking levou em consideração a análise de cidadãos globais de quatro regiões para “avaliar as percepções de 80 países em 75 métricas diferentes”, diz a empresa responsável. A pesquisa e a análise foram realizadas pelo Y&R’s BAV Group e pela Wharton School of the University of Pennsylvania.

Lista dos top 10 melhores países:

  1. Suíça
  2. Canadá
  3. Alemanha
  4. Reino Unido
  5. Japão
  6. Suécia
  7. Austrália
  8. Estados Unidos
  9. França
  10. Países Baixos

Você também pode gostar:

Quanto custa viver no Canadá?

5 informações importantes sobre homestay no Canadá

Veja dicas para alugar um imóvel em Vancouver