3RA Intercâmbio

Dicas para se dar bem em homestay

86 Shares

As opções de hospedagem no Canadá são bem variadas, porém a escolha mais famosa dos estudantes é a Homestay, ou seja, morar em casa de família. Além da segurança, este tipo de acomodação possibilita que o intercambista pratique o inglês com a família e conheça mais sobre a cultura local. Também é uma ótima opção para quem quer economizar, já que inclui alimentação, um dos custos mais altos no país.

Com essa combinação de fatores positivos, reunimos algumas dicas valiosas para que esta experiência seja a mais proveitosa possível:

1) Leve um presentinho para sua família – é de bom tom levar alguma lembrança de seu país, o que vai criar uma ótima impressão já na sua chegada. Aposte em opções de baixo custo como imãs de geladeira, doces caseiros, chaveiros, havaianas ou algo que você entenda que a família vai apreciar, se você conhecer um pouco mais sobre as pessoas que irão te acolher.

2) Pratique o bom senso e respeite as regras da casa – Todas as famílias que estão nos programas de Homestay são residentes canadenses, porém muitas delas são provenientes de outros países e somam diversas culturas. Neste caso, é muito importante entender como é a rotina dos integrantes, como horários de refeições e os dias para colocar a roupa na lavanderia, e respeitá-la. Tenha a mente aberta e converse sempre que tiver alguma dúvida. O diálogo sempre será a melhor opção. Vale lembrar que muitas famílias não permitem que os estudantes levem convidados, mas caso você deseje levar, não deixe de pedir autorização antes. Mantenha o quarto sempre organizado e evite aqueles banhos demorados ou com desperdício de água.

3) Respeite as diferenças culturais – o Canadá é um país multicultural e não será diferente em sua casa de família. Portanto, ao se deparar com alguma comida ou hábito diferente, não se expresse de forma negativa. Experimente novos sabores culinários e tente se relacionar o mais próximo possível da cultura da família, isso vai te ajudar a expandir seus conhecimentos. Vale lembrar que é de costume as famílias que recebem intercambista perguntarem no primeiro dia se o aluno tem algum tipo de restrição alimentar. Portanto, mantenha o diálogo sempre!

4) Participe de atividades com sua família – Não deixe essa oportunidade passar, faça o maior número de atividades possível com sua família. Desde refeições diárias a passeios aos fins de semana, tudo vale a pena! Ter bom senso é imprescindível, então espere ser convidado para não ser inconveniente. Você poderá também encontrar outros estudantes de diferentes nacionalidades em sua casa, portanto faça amizade e conheça mais sobre cada cultura. Quanto mais você interagir com as pessoas, melhor será sua experiência, acredite!

5) Conheça os arredores da sua homestay – Geralmente, as casas de família não ficam no centro da cidade. E por estarem mais distantes do burburinho comercial, você poderá encontrar surpresas muito agradáveis como parques e outras belezas naturais. Sua família pode ser um bom norte para que você conheça estes lugares, então peça dicas e converse com eles.

Se eu não gostar da homestay, posso trocar?

Caso você tenha algum problema com a Homestay, você poderá sim solicitar a troca. Vale lembrar que você terá de explicar na agência quais são os motivos, além de avisar com algum prazo de antecedência.

Veja mais dicas sobre homestay neste texto.