5 informações importantes sobre homestay no Canadá

A escolha pelo tipo de acomodação durante o intercâmbio sempre deixa algumas dúvidas. Ficar ou não em Casa de Família, a chamada Homestay? Vou me adaptar? E se algo não me agradar na casa, poderei mudar?

Essa não é a única opção de hospedagem quando o assunto é Intercâmbio. Para adolescentes, há também a residência estudantil. Já os estudantes mais velhos também têm a opção de procurar um albergue um apartamento para dividir com outros intercambistas.

Porém, se você está pensando em escolher a homestay como hospedagem, veja abaixo 5 informações importantes sobre o assunto:

1) Qual a vantagem da Homestay?

A principal vantagem de ficar em casa de família é a prática do inglês, pois diariamente o intercambista terá de se comunicar, não só com a sua host family, mas também com os outros estudantes de nacionalidades variadas que também estarão na casa. Outro ponto positivo, é poder conhecer de perto um pouco mais sobre o estilo de vida de uma família canadense.

A Homestay normalmente é escolhida de acordo com o perfil do estudante, sendo levado em consideração, por exemplo, se o aluno tem algum tipo de alergia ou preferências.

Normalmente, logo no primeiro dia as famílias perguntam ao aluno se ele tem algum tipo de restrição alimentar, além de explicar todas as regras da casa, as quais devem ser respeitadas.

2) Bom senso

É importante sempre buscar manter uma boa convivência com a sua host family. Vale lembrar que muitas famílias não permitem que os estudantes levem convidados, mas caso você deseje levar, não deixe de pedir autorização antes. É necessário avisar se for dormir fora ou não voltar a tempo para o horário de alguma das refeições. Mantenha o quarto sempre organizado e evite aqueles banhos demorados ou com desperdício de água.

3) A minha Host Family será Canadense?

O Canadá é um dos países mais multiculturais do mundo, ou seja, a sua família canadense poderá sim ter origem Filipina ou Indiana, por exemplo. Mas isso não significa que eles não sigam os costumes do país onde vivem. O mais interessante é o que aluno poderá conhecer um pouco, não só da vida de uma família canadense, mas também como são os costumes de outros países.

4) Onde está localizada a Homestay?

Normalmente a Homestay está localizada em bairros residenciais próximos ao centro da cidade, onde o aluno poderá facilmente utilizar o transporte público no trajeto casa-escola.

5) Se eu não gostar, posso trocar?

Caso você tenha algum problema com a Homestay, você poderá solicitar a troca. Vale lembrar que você terá de explicar na agência quais são os motivos, além de avisar com algum prazo de antecedência.

  • Mabel Passos de Figueiredo

    Eles estão preparados para receber alunos adultos? Caso eu queira continuar no centro depois das aulas, basta avisá-los? Como saberei se vão existir outros alunos na casa? Serão brasileiros também? Isso não vai atrapalhar o aprendizado? E quanto a internet será permitido o uso ou é preciso pagar por fora? Meu intercambio inclui café da manhã e jantar, que horas é o jantar por lá? Vou poder comprar algo para complementar minha alimentação? Você mencionou que é preciso tomar banho rápido, e quanto as roupas? Será possível usar a estrutura da casa ou terei de pagar para lavar em alguma lavanderia? Vou estudar na VEC que fica em Downtown, é mais em conta comprar ticket de ônibus mensal, semanal? Dependendo da região o valor do ticket de ônibus muda bastante e o horário para utilizar tb. Ví em outro post que vcs falam sobre telefone celular, qual operadora é mais em conta para tem acesso a internet no celular?

    • Samia Queiroz

      Olá Mabel, tudo bem?
      Sim, as famílias estão preparadas para receber estudantes de todas as faixas etárias, e faz parte da cultura local receber pessoas do mundo inteiro. Pode ficar tranquilo que eles estarão preparados para recebê-lo. Normalmente as famílias possuem regras internas e geralmente pedem para avisar caso o aluno não esteja em casa no momento do jantar (que é diferente do horário do Brasil). Em relação a existência de outros alunos na casa, isso depende exclusivamente da disponibilidade da família, mas novamente, as famílias recebem estudantes de todas as partes do mundo, não apenas brasileiros ou de nacionalidades específicas. Geralmente as casas possuem wifi e disponilizam para os estudantes. O jantar canadense costuma ocorrer entre 5pm e 7pm, e o café da manhã sempre antes do horário da escola. Apenas reforçando, tudo depende muito das regras estabelecidas pela família, isso também será determinado para utilização da cozinha, e caso queira fazer algo que não esteja pre estabelecido, você poderá conversar diretamente com família. Certamente a família deixará claro logo em seu primeiro dia toda a dinâmica da casa, inclusive o tratamento com as roupas. Sobre o ticket do ônibus, dependerá da localidade da sua família, se você precisar utilizar mais de uma condução, talvés seja mais viável ter o passe de ônibus mensal. Em Vancouver, os valores de ônibus variam de acordo com a região. Neste caso, quando você receber o endereço poderemos orientá-lo melhor sobre essa questão. Em relação a sua dúvida sobre operadoras de celular, você
      receberá contato via email com todos os detalhes. Espero ter esclarecido todas as suas dúvidas e sinta-se à vontade para perguntar, caso algo não tenha ficado claro. Abraços

      • Mabel Passos de Figueiredo

        Olá Samia bom dia! Muito obrigada pelas informaçoes, é bom saber que a familia está preparada para receber alunos adultos tb e que será possível organizar as coisas com eles. Mais uma vez obrigada!