3RA Intercâmbio

Pathway

Pathway no Canadá: Informações importantes sobre o programa

506 Shares

Muita gente acaba desistindo de cursar uma universidade no exterior por conta do nível de inglês. Além de essencial para a compreensão das aulas, o idioma também será exigido naquele momento decisivo, antes mesmo de colocar os seus pézinhos no país: ser ou não aceito na universidade em que você pretende estudar já que, para isso, será preciso comprovar o seu domínio da língua. E é nessa hora que o Pathway surge como uma boa alternativa para aqueles que ainda não estão tão seguros no idioma assim. 

Para quem não sabe, para ingressar em uma instituição canadense, geralmente é preciso comprovar o inglês através de um teste de proficiência de nível acadêmico.

Os mais comuns são o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System). 

No entanto, esta primeira opção acaba assustando muita gente. Essa é uma alternativa mais frustrante principalmente para quem não tem o domínio da língua e já está há muito tempo afastado dos estudos do idioma.

Estes tipos de exames de proficiência exigem bastante dedicação e estudo para se obter sucesso. Para essas provas, não basta apenas saber inglês.

É preciso conhecer também a estrutura de cada uma delas e o que será esperado de você em cada um dos módulos (Reading, Listening, Writing e Speaking).

Cada universidade tem uma nota mínima exigida de seus alunos internacionais para que eles possam realizar a matrícula.

Mas, de uma forma geral, no IELTS, a grande maioria costuma pedir um overall score de 6.5, com nenhuma nota abaixo de 6.0 em cada banda. Já no TOEFL, a nota mais pedida é um overall score de 83, com um mínimo de 20 em cada seção. 

Você poderá repetir o exame quantas vezes quiser – e o seu bolso permitir. Para fazer a prova do IELTS no Brasil é preciso desembolsar R$ 840. Para o TOEFL, o valor é de US$ 215 (preços praticados em 2018).

Mas, caso não consiga atingir a nota que precisa ou não queira repetir a prova, não há motivo para desespero. O aluno poderá recorrer à segunda opção que é o tema central deste texto: o Pathway, um programa específico que visa preparar estudantes internacionais para ingressar em cursos pós ensino médio. Porém, fique ligado, pois para entrar no universidade você terá que atingir os requisitos deste programa, além dos estipulados pelo curso e instituição escolhidos. 

 

via GIPHY

Mas, afinal, o que é o Pathway?

Capazes de dar um upgrade na sua proficiência em pouco tempo, o Pathway é um curso preparatório para universidades, faculdades e até cursos técnicos do Canadá.

Como o próprio nome já diz, este tipo de programa é como se fosse uma “trajetória”, um “caminho” a ser trilhado até chegar na instituição de seu interesse. A idade mínima para se iniciar um programa de Pathway é 18 anos e não existe idade máxima.

Estes programas são ideais para quem, conforme já dissemos, não atingiu a nota mínima de inglês exigida em provas de proficiência.

Ele também é indicado àqueles que querem estar melhor preparados para começar seus estudos no Canadá, já que o sistema de ensino do país é bastante diferente do que estamos acostumados no Brasil.

O programa não é recomendado para quem não tem inglês ou tem um nível baixo. Para estes casos, existem outras alternativas de cursos de inglês que podem ser discutidas com a sua agência de intercâmbio (Entre em contato com a 3RA caso precise de auxílio!).

As universidades canadenses esperam que o aluno já venha para a aula com o máximo de entendimento do conteúdo que será discutido em sala. Esse é um estilo de aprendizagem denominado “self study”.

Por isso é tão importante a fluência na língua inglesa! Então, se existe a possibilidade de já se estar familiarizado com o esquema canadense de estudos desde o início, é uma excelente vantagem para se conquistar uma boa performance durante as aulas.

As aulas do Pathway são focadas em proporcionar uma vida acadêmica de qualidade. Elas envolvem leitura, conversação, e muita escrita.

Nelas, os alunos vão aprender a preparar ensaios, artigos científicos e a fazer apresentações orais e trabalhos em grupo. Ou seja: tudo o que, normalmente, será pedido nas aulas que o aluno irá frequentar na universidade escolhida.

Alguns programas Pathway incluem ainda aulas que valerão como créditos nos futuros cursos dos seus alunos.

Nas aulas do Pathway, além de gramática e vocabulário, você irá desenvolver também habilidades de pensamento crítico, habilidades de discussão e técnicas de como estudar. São vários níveis de inglês oferecidos: do nível 1, beginner, até o nível 10, Avançado.

Tanto escolas de idioma quanto algumas universidades oferecem programas Pathway. E, em muitos casos, participar com sucesso desse curso permite que a exigência de comprovação de proficiência de língua inglesa, como o IELTS e o TOEFL, seja dispensada. 

Nível de inglês: Quanto tempo precisarei estudar no Pathway?

O aluno poderá ter uma ideia bem próxima de que nível de inglês se encontra e de quanto de Pathway precisará realizar, através de um teste aplicado pelas escolas e agências de intercâmbio.

Cada instituição tem uma forma de aplicar este exame para seus futuros alunos ainda no Brasil.

No entanto, o mais comum é ter que realizar uma prova online de múltipla escolha, ou prova aberta.  Às vezes, também é realizada uma entrevista por telefone com um membro da equipe da escola onde será realizado o programa.

O resultado deste teste é apenas uma estimativa.

via GIPHY

Para definir de uma vez por todas quanto tempo de Pathway você realmente precisará, somente com um teste de nivelamento aplicado pela escola, já no Canadá.

Esse tempo deverá ser cumprido mesmo que a duração seja maior ou menor do que a estimada ainda no Brasil. É por isso que é extremamente indicado que, mesmo após a simulação realizada, o aluno dê continuidade aos seus estudos de inglês. Desta forma, ao chegar no Canadá, não exista uma disparidade muito grande em relação ao tempo estimado e o tempo efetivamente definido para o programa de Pathway.

Quanto mais alto seu nível de inglês, menos tempo de programa será necessário e mais facilmente você estará adaptado ao modelo de estudo canadense.  

O tempo de programa dependerá também do nível de inglês que o seu College exige. Cada instituição exige um nível diferente, e até mesmo dentro de uma mesma instituição existem cursos com diferentes níveis de exigência.

Se você já tiver uma nota de TOEFL ou IELTS, mesmo que não seja a pontuação necessária para iniciar as aulas em um college, é possível apresentar esse resultado e dispensar a necessidade de um teste de nivelamento para o Pathway.

Com a pontuação do exame previamente realizado, a escola já conseguirá definir o tempo de programa necessário. Porém, é importante lembrar que o Pathway normalmente tem duração mínima de dois meses. Ou seja, mesmo que você esteja em um nível muito avançado, será preciso cursar esses dois meses de programa.

Visto necessário para o Pathway no Canadá

Falando sobre o tipo de visto exigido para se iniciar o Pathway, caso o programa tenha menos de 24 semanas de duração, não é preciso aplicar para um visto de estudos. 

Desta forma, é possível dar início às suas aulas de inglês no Canadá com visto de turista e, posteriormente, fazer a troca de status para estudante para enfim iniciar suas aulas no College. 

Isso é uma vantagem especialmente para quem já possui um visto americano válido ou teve um visto canadense aprovado nos últimos 10 anos. Caso esse seja o seu caso, você poderá solicitar o eTA (Electronic Travel Authorization ou a Autorização Eletrônica de Viagem) pela internet, e entrar no Canadá por via aérea como turista.

No entanto, é altamente recomendado aplicar para um visto de estudos caso o programa de Pathway tenha duração a partir de 20 semanas para não prejudicar seu planejamento.

Agora, se a duração do Pathway for superior a 6 meses, será obrigatório aplicar para um visto de estudos tradicional. Posteriormente, já no Canadá, você deverá pedir a extensão do visto de estudos para poder iniciar as aulas do College.

*A Immi-Canada, especialista em vistos e imigração no Canadá, oferece suporte nestes processos. Entre em contato!   

Matrícula e Pathway

Quando o aluno fecha um programa de Pathway, o College ou Universidade em que ele irá estudar emitirá uma Carta Condicional.

Esse documento traz a informação de que o aluno foi aceito, mas terá que cumprir com a condição proposta. Ou seja: o estudante precisará atingir o nível de inglês necessário em X semanas para iniciar o curso principal.

É importante que o aluno conclua o Pathway com sucesso com um mês de antecedência às aulas. Você só terá como iniciar suas aulas quando completar esse requisito. Caso não complete, a solução será mudar a entrada de seu programa. Por esta razão, é recomendado embarcar para o Canadá com um tempo de folga da data de seu intake no College ou Universidade.

Lembrando que ter uma Carta de Aceitação de uma instituição de ensino não garante a resposta positiva de uma aplicação. Tudo dependerá da análise total que o Oficial da Imigração fará.

Posso trabalhar durante o Pathway?

Esta é uma dúvida que sempre surge quando falamos em cursos de idioma. É muito importante lembrar que, já há algum tempo, não é mais permitido trabalhar durante cursos de inglês.

E, para o Pathway a regra é a mesma: tanto o aluno quanto o seu respectivo cônjuge (se for o caso) só poderão trabalhar a partir do primeiro dia de aula do estudante no College ou University.

Aí sim, o estudante poderá trabalhar até 20 horas por semana durante o período de aulas e até 40 horas no período de férias, enquanto seu cônjuge terá um visto aberto de trabalho (sem limite de horas). Esse fato deve ser levado em consideração no momento do seu planejamento financeiro para o Canadá.   

Quanto custa um Pathway?

E já que estamos entrando no assunto investimento, na tabela abaixo você poderá ter uma ideia da média de valores, em dólares canadenses, dos programas de Pathway. A 3RA conta com opções em diferentes cidades e escolas do Canadá. 

Calgary Montreal Ottawa Toronto Vancouver Victoria
Pathway $ 1.200, $ 1.900, $ 2.280* $ 1.300, $ 1.300, $ 2.200*

*Estes valores são específicos para nove semanas de curso.  Os outros indicados na tabela são referentes a quatro semanas de estudo. 

Nesta estimativa, que é mensal, não estão inclusos os materiais de estudo, transporte, alimentação ou moradia, apenas o valor do programa (que poderá sofrer alterações, de acordo com a escola de inglês).

Pathway concluído com sucesso. E agora?

Depois que você atingiu o nível de inglês necessário para iniciar suas aulas no College ou Universidade, a escola irá entregar o seu Certificado.

Este documento, algumas vezes acompanhado também de seu histórico, será essencial para comprovar para a instituição de ensino que você está apto a frequentar as aulas.

Caso tenha contratado uma agência de intercâmbio, eles irão cuidar tranquilamente deste processo para você.

via GIPHY

Em resumo, procure por um curso Pathway se você:

  • Quer fazer um curso técnico ou superior no Canadá, mas seu inglês é intermediário;
  • Pode passar até 1 ano aprimorando o seu inglês antes de iniciar o curso desejado;
  • Tem inglês avançado, mas precisa aprimorar habilidades acadêmicas;
  • Precisa fortalecer o vocabulário específico relacionado à sua área de estudo;

Você se encaixa em algum desses casos? Então entre em contato com a 3RA Intercâmbio e comece agora mesmo o seu planejamento.