Trabalho no Canadá depois dos 40 anos: realidade e desafios

924 Compart.

Procurar um trabalho no Canadá depois dos 40 anos é um tema bastante discutido em diversos fóruns de intercâmbio, principalmente porque o país é um dos principais destinos dos brasileiros atualmente.

Muitas pessoas ficam preocupadas e com medo de o fator idade ser um empecilho nesta busca. Porém, o que muita gente não sabe é que, de uma maneira geral, as empresas canadenses não se importam com a sua idade. (Na verdade, não se coloca idade no currículo por aqui!) As empresas querem mesmo saber é se você é qualificado para a vaga.

Se você já está no país, saiba que a sua bagagem profissional vai contar muito, principalmente se a sua ocupação está entre as profissões em alta no Canadá.

Além disso, você tem a vantagem de poder mostrar na prática tudo o que sabe. Tenha em mente que você deve encarar esta experiência como se estivesse no Brasil, com confiança e habilidade para superar os seus novos desafios. O processo de busca por um trabalho no Canadá depois dos 40 será o mesmo daqueles que ainda estão na faixa dos 20 e poucos anos.

Para se ter ideia de como o assunto é valorizado no país, existe um ranking anual que elege as melhores empresas para pessoas com mais de 40 anos no Canadá. A competição analisa uma ampla gama de práticas dos empregadores, incluindo sua inserção em atividades e programas, além da valorização dos conhecimentos e experiência dos funcionários. Em artigo divulgado sobre o projeto, o diretor da iniciativa ressaltou que “os funcionários que têm experiência são recursos tremendamente valiosos para uma organização”.

Profissões regulamentadas no Canadá

Um fator que impacta muito no processo de colocação profissional no mercado é a regulamentação de profissões no Canadá. Porém, o desafio para aqueles que têm a profissão regulamentada será o mesmo para todos, independente da idade.

Se você não sabe muito bem o que é uma profissão regulamentada, a gente explica: Assim como no Brasil, algumas atividades precisam de uma licença especial para serem exercidas. Este documento é obtido por meio de cursos específicos para determinado setor de atuação, experiência na área e avaliações, tudo isso de acordo com o órgão responsável pela regulamentação de cada profissão, em cada província. Alguns exemplos de áreas regulamentadas são: Área de Saúde, Financeira, Jurídica e Engenharia.

Veja uma lista com profissões consideradas regulamentadas no Canadá:

*Accountant, certified general
*Accountant, certified management
*Accountant, chartered
*Agrologist
* Agrologist, technical
* Architect
* Audiologist and speech-language pathologist
* Chiropractor
* Dental hygienist
* Dentist
* Denturist
* Dietitian
* Engineer
* Engineering and Applied Science Technician, Technologist
* Geoscientist
* Land surveyor
* Lawyer
* Medical laboratory technologist
* Midwife
* Naturopath
* Nurse, licensed practical
* Nurse, registered
* Nurse, registered psychiatric
* Occupational therapist
* Optician
* Optometrist
* Pharmacist
* Physician (Médicos)
* Physiotherapist
* Podiatrist
* Psychologist
* Respiratory therapist
* School clinician
* Social worker
* Teacher
* Veterinarian

Para saber como obter a licença para alguma profissão, basta consultar o site do Governo Canadense. Você só precisa acessar esse link e procurar pela opção “Credential Recognition”.

Importância do inglês para achar trabalho no Canadá depois dos 40

Não podemos deixar de falar do inglês! Uma coisa é certa: estar bem com a língua vai abrir muitas portas para você, sendo a sua idade 20 ou 40 anos. Não adianta mostrar uma bela bagagem na hora de procurar pela vaga dos sonhos, e esbarrar na barreira do idioma, que será testada logo de cara na primeira entrevista. O importante é nunca deixar de estudar o inglês, pois quanto mais avançado você estiver, mais oportunidades aparecerão.

Segundo pesquisa da Labour Force Survey 2017, site oficial do governo canadense, a taxa de empregabilidade no país cresceu 1,6% em relação ao ano anterior. Portanto, fique tranquilo, que há oportunidades para todos, basta se preparar!

 

Leia também: Emprego no Canadá: Como procurar por vagas online com segurança
Trabalhar remotamente pode ser uma ótima fonte de renda no Canadá

1 responder
  1. emax pereira
    emax pereira says:

    Muito bom argumento!! no Brasil a grande maioria das pessoas tem essa queixa sem resposta, e que por si formam um complexo de inferioridade de que para elas o Canadá não é mais possível devido a sua idade!!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *