3RA Intercâmbio

Emprego no Canadá: Como procurar por vagas online com segurança

40 Shares

Procurar emprego no Canadá é muito semelhante ao processo que estamos acostumados no Brasil: a internet acaba sendo a primeira opção de busca. Principalmente para os recém-chegados ao país, pois a verdade é que não conhecemos ninguém e nem sabemos muito da realidade do mercado da América do Norte. Então, a busca online passa a ser uma forma fácil e rápida de fazer comparações de salários e posições disponíveis. São milhares de anúncios colocados no ar diariamente, que nos colocam a apenas um clique de distância do empregador.

Porém, da mesma forma que a pesquisa digital de vagas otimiza nossa vida, ela traz muitos riscos. No processo de upload do currículo, por exemplo, acabamos compartilhando diversas informações particulares com pessoas que nunca vimos na vida. E aí entra o problema do roubo de identidade. De acordo com o site BCJobs, especializado no mercado de trabalho na província de British Columbia, no Canadá, um a cada 16 cidadãos americanos, por exemplo, foram vítimas deste golpe em 2016.

Portanto, fique ligado na dicas para passar longe destes problemas virtuais:

1 – Vagas de emprego no Canadá: Cuidado ao compartilhar informações confidenciais online

Não coloque todas as informações de sua vida no currículo. Nome, endereço e número de telefone são suficientes. Dados como data de nascimento, número de documento (como é o caso do SIN Number, no Canadá), passaporte e dados bancários não são solicitados, salvas raras exceções. Trate com muita cautela também aqueles empregadores que pedem estes detalhes extras antes da entrevista e sem um bom motivo.

2 – Sites de emprego no Canadá: Escolha sempre uma senha forte

Ao inscrever-se em sites de trabalho, você geralmente precisa configurar uma conta. Certifique-se de que a senha escolhida é uma sequência forte, ou seja, com pelo menos oito caracteres, uma mistura de números, letras e símbolos e nada que você já tenha usado anteriormente. Isso limita a chance de hackers acessarem sua conta e suas informações.

3 – Duvide de vagas “muito boas para ser verdade”

Há muitas oportunidades falsas na internet. O objetivo delas é obter informações pessoais, trabalho gratuito e roubar dinheiro. Normalmente são empregos que prometem horas mínimas com pagamento máximo e claro, são muito improváveis, portanto use seu julgamento antes de seguir em frente.

4 – Trabalhar no Canadá: Escolha um site de confiança

Um site de busca de vagas respeitável deve ser aquele com informações de acesso fácil. Eles também permitem que você decida quais informações devem ser publicadas e o que você deseja manter privado depois de configurar sua conta. Certifique-se sempre de usar um site reconhecido para ter certeza que suas informações estão seguras. Veja algumas opções de sites confiáveis e que oferecem inúmeras vagas de emprego no Canadá.

5 – Use uma rede particular virtual (VPN)

Uma forma segura de compartilhar informações pessoais na internet é configurar um VPN. Esta é uma conexão criptografada que ignora os provedores de serviços de internet usuais e protege seus dados confidenciais dos olhos curiosos dos hackers.

De forma geral, esteja sempre atento às vagas duvidosas, com benefícios que não condizem com a informação compartilhada. Faça sempre perguntas: devo enviar esta informação pessoal? Este site é seguro? Procure nos fóruns de empregos por pessoas que já usaram este serviço e seja sempre um investigador. Boa sorte!

Fonte: BCJobs.ca

Veja também:
Estratégias para procurar emprego no Canadá em 2017

Gerenciamento do tempo: Estudar e trabalhar no Canadá

Trabalhar remotamente pode ser uma ótima fonte de renda no Canadá