3RA Intercâmbio

Sou considerado muito qualificado para uma vaga de emprego, e agora?

262 Compart.

O termo overqualified caracteriza as pessoas que possuem mais qualificação do que é exigido para uma vaga de emprego, ou seja, ela pode ter mais tempo de experiência e competência adquiridas ao longo da carreira profissional e educacional que superam as expectativas para determinado cargo. Por mais que pareça distante, esta é uma realidade muito próxima dos brasileiros que chegam em terras canadenses para buscar oportunidades profissionais. Mas, o que fazer nestes casos?

De acordo com o site Workopolis, especialista em busca de empregos no Canadá, quando você se depara com este tipo de situação, é importante mudar a estratégia de apresentação do seu currículo e cover letter. Veja algumas dicas:

Minimize ou tire cargos muito “altos”: Normalmente, quando estamos procurando um emprego, trazemos à frente os cargos mais altos para impressionar: “olhe para mim! Eu tenho um MBA!”, porém, para algumas situações, será necessário retirá-los ou diminuir seu destaque. Liste seus títulos mais baixos e deixe os outros fora se eles são demais para o cargo pretendido. Você não precisa listar os anos de sua experiência educacional, basta listar o grau de escolaridade e o nome da instituição.

Destaque suas habilidades ao invés de sua experiência: Isso não significa criar um currículo funcional. Se você já ocupou o posto de vice-presidente de Recursos Humanos, mas está se candidatando para uma vaga de diretor de RH, você pode simplesmente retirar o título do cargo anterior e simplesmente listar a empresa e os anos que você trabalhou lá. Em seguida, destaque as realizações mais relevantes, e que podem contribuir para a vaga que você está aplicando, e deixe de fora as que não se aplicam.

Explique por que você quer este trabalho e não qualquer trabalho: Este é o lugar onde a carta de apresentação, a famosa cover letter, entra em ação. Não há garantia de que ela será lida, mas é primordial que você tenha uma e aproveite esta oportunidade para se apresentar. Não diga que você precisa do trabalho, mas demonstre que você está animado e que tem muito a contribuir para a organização. Você precisa transmitir que você está realmente interessado na posição e não está apenas procurando algo passageiro.

Concentre-se nas necessidades do empregador: As empresas estão procurando alguém para realizar tarefas e você deve mostrar que é a aposta certa, que eles devem contratar você. Deixe claro que você conhece a proposta da empresa e, se possível, esboce o que você poderá oferecer de benefício. Faça uma pesquisa sobre a companhia e demonstre que você entende quais problemas eles podem estar enfrentando, e aproveite para apresentar soluções.

Veja também: Estratégias para procurar emprego no Canadá em 2017

Como tornar seu currículo mais atrativo aos olhos do mercado canadense

Os 20 erros mais comuns cometidos por candidatos em suas cover letters

Boa sorte!