No Canadá, tão importante quanto ter um bom currículo é também ter uma cover letter apresentável. Porém, por não ser um documento exigido na hora de buscar por um emprego no Brasil, muitas pessoas acabam não sabendo como elaborá-lo ou até mesmo desconhecem a necessidade dele e acabam perdendo ótimas oportunidades. Pensando nisso, nós da 3RA Intercâmbio conversamos com a especialista canadense Brenda Crump e elaboramos este “manual” com várias dicas para você construir uma cover letter impecável. Ao final, você poderá também fazer o download de modelos para usar como exemplo na hora de escrever a sua.
O que é a cover letter?
Como o próprio nome já diz, a cover letter (ou carta de apresentação) é uma forma de você se apresentar para o seu futuro empregador. É com ela que você vai fazer o seu “marketing pessoal” e convencer o recrutador a ler o seu currículo, ou seja, o documento vai causar a tão importante “primeira impressão”. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de elaborá-lo.
A carta deve funcionar como um “complemento” do currículo, explicando os motivos pelos quais você quer trabalhar na empresa e destacando suas habilidades e experiências. É preciso lembrar de sempre escrever a carta relacionando à vaga específica para a qual você está se candidatando.
Para ser eficaz, a sua cover letter precisa:
- Chamar a atenção do empregador;
- Mostrar que você é o candidato ideal para a vaga e que atende aos interesses e necessidades da empresa;
- Destacar suas habilidades;
- Convencer o empregador que ele deve lhe convidar para a entrevista de emprego;
- Veja abaixo um exemplo do que precisa constar em cada parágrafo de sua cover letter:
Primeiro parágrafo:
Em um primeiro momento, você precisa deixar claro para qual posição você está aplicando e incluir ainda onde e como ficou sabendo sobre a vaga de emprego. Peça que considerem seu currículo para a próxima etapa da seleção.
Exemplo: “Please accept my resume for the part time file clerk that was posted at Human Resourse Development on June 18th 2015”.
Segundo parágrafo:
Agora é a hora de mencionar suas habilidades e experiências que se adequam ao perfil da vaga e da empresa.
Exemplo: “As you can see from my resume I have four years experience working in an office and have computer skills that include Microsoft Word with a word processing speed of 55 words per minute”
Terceiro parágrafo:
Neste parágrafo, você deve mencionar suas características.
Exemplo: “Past employers have described me as hard working with good ethics. I pride myself in paying attention to detail and working well alone or with a group”.
Quarto parágrafo:
Agradeça ao empregador pela oportunidade e termine deixando os seus contatos, como por exemplo, “I can be reached during the day at phone number or you can leave a message anytime at this number”.
Formato da Cover Letter:
- No cabeçalho, você deve incluir seu nome e endereço completo (incluindo o código postal).
- Logo abaixo você deve colocar a data no seguinte formato: June 8, 2016
- Depois, é preciso colocar o nome do empregador, o título, endereço da empresa e código postal
- Saudação
- Corpo do texto: Normalmente três parágrafos
- Fechamento: “Sincerely”, “Yours sincerely”, ou “Regards”
8 dicas valiosas para a elaboração de sua Cover Letter:
- Seja breve e vá direto ao ponto. A sua carta precisa ser curta e apresentável.
- Caso alguém tenha lhe indicado para a posição, sempre cite o nome da pessoa na cover letter. (Exemplo: “Joe Davis, your Manager of Service suggested I write to you”)
- Mostre que você está ciente dos objetivos da empresa e que quer ajudar a atingí-los.
- Faça uma carta personalizada para mostrar a sua personalidade. Porém, é preciso cuidado. Este é um documento profissional.
- Faça uma carta exclusiva e que responda às exigências da vaga de emprego. Você precisa sempre mostrar as suas habilidades que se encaixam às necessidades daquela posição em específico.
- Mostre como a empresa irá lhe ajudar a crescer e o que você acredita que possa acrescentar à ela.
- Mencione sua disponibilidade para a entrevista de emprego e deixe seu telefone de contato.
- Leia a carta com cuidado e veja se não há erros de gramática, pontuação, digitação ou ortografia. Peça a outra pessoa para conferir também.
Inicie o seu planejamento de ida para o Canadá
Nossa consultoria educacional é 100% gratuita