3RA Intercâmbio

Os 20 erros mais comuns cometidos por candidatos em suas cover letters

0 Shares

Que a cover letter é um documento essencial na busca por um emprego no Canadá todo mundo já sabe! E por isso mesmo, todo cuidado na hora de redigi-la é pouco. E foi pensando nisso que a equipe da 3RA Intercâmbio resolveu abordar este assunto novamente. Depois de ajudar os nossos internautas com a estrutura desta documentação, nós conversamos com a especialista canadense Brenda Crump e decidimos fazer um levantamento dos 20 erros mais comuns cometidos pelos candidatos em suas cartas de apresentação. Fique atento à lista abaixo:

1) Muitas pessoas escrevem “Dear Sirs.” ou “Dear Sir” na abertura da carta. Porém, muitos dos cargos de chefia são ocupados por mulheres. Se você não sabe se a pessoa que vai ler a sua cover letter é homem ou mulher, o ideal é usar uma saudação mais geral como “Dear Hiring Manager” ou “Dear Human Resources Manager” por exemplo.

2)Não escreva “To whom it may concern”. O ideal é sempre tentar descobrir quem será o responsável por receber a sua cover letter e direcioná-la para esta pessoa.

3)Não adicione fotos à sua cover letter. Você só deve adicioná-la caso esteja tentando um emprego de ator/atriz ou modelo.

4) “Reaproveitar” uma cover letter antiga. Se você está procurando por um novo emprego, faça outra carta específica para a posição que você está aplicando.

5)Nunca esqueça de assinar a cover letter. Mesmo se você digitar o seu nome no final do documento, é necessário assinar a página à mão.

6)Erros de grafia e erros gramaticais. Sempre confira a sua carta antes de enviá-la e, de preferência, peça para um amigo conferi-la também.

7) Erros de digitação. Esses são os mais comuns e podem prejudicar e muito a sua busca por um emprego.

8)Usar muitas vezes a palavra “eu”. Algumas pessoas chegam a usar “I” cerca de 20 a 30 vezes no texto. Certifique-se de que a sua cover letter não esteja desta forma.

9) Enviar cover letter via fax sem que a empresa (ou pessoa) que irá recebê-la esteja ciente.

10)Esquecer de incluir telefone de contato.

11) Fazer uma cover letter “enfeitada” demais. Não use vários tipos de fontes e cores. Sua carta precisa ser o mais profissional possível. Certifique-se também de escolher um tamanho de fonte que seja confortável para o leitor. Se a sua cover letter estiver muito difícil de ler, provavelmente ela será descartada.

12) Escrever de modo “excêntrico”. Algumas pessoas usam frases do tipo “I’m seeking an opportunity to expand my strengths and delete my weaknesses” ou “you may feel that I am a tad over qualified” ou até mesmo “enclosed herewith please find my resume”. Você deve evitar este tipo de frase e escrever o mais parecido possível com o jeito que você fala. Seja natural, mas claro, esteja sempre atento às regras gramaticais e a grafia das palavras.

13) Terminar a cover letter com a frase “Thank you for your consideration”. Todas as pessoas costumam terminar a carta desta maneira, então o ideal é tentar algo diferente. Exemplos: “I’m excited about talking further” ou “I know I could do a good job for you”. Se você quiser algo melhor ainda, use “Good Wishes”, “With best regards”ou “With a great enthusiasm” na saudação final em vez de “Sincerely” ou “Sincerely Yours”.

14) Usar apenas uma “notinha” como se fosse a sua cover letter. Isso é completamente errado e mostra ao empregador que você não acha a vaga importante ou que estava muito ocupado com outras coisas para escrever uma carta decente. Algumas pessoas escrevem apenas “Please accept my enclosed resume for the position of Executive Director. Thank You”. Isso não é uma cover letter. A carta de apresentação é uma oportunidade de dizer algo sobre você e convercer o empregador de lhe convidar para uma entrevista.

15) USAR CAPS LOCK . Não use de maneira alguma. É difícil de ler e na cultura canadense escrever em caps lock é o mesmo que “gritar”.

16) Usar abreviações como Ave. ou Dec. Escreva sempre as palavras completas.

17) Esquecer de anexar o currículo.

18) Justificar o texto. Na hora de formatar a sua carta, cuidado para não justificar o texto. Algumas vezes esta opção deixa grandes espaços entre as palavras.

19) Esquecer de colocar a data ou a saudação.

20) Parágrafos longos. Um dos erros mais comuns é escrever demais. Escreva cerca de sete ou oito palavras por frase e limite seu parágrafo a cinco ou seis linhas.