3RA Intercâmbio

Logística no Canadá: Carreira, salários e futuro

540 Shares

Se você parar para pensar, tudo envolve logística em nosso dia a dia. Desde as funções básicas, como ir ao supermercado, até as atividades de maior complexidade como recebimento e distribuição das multinacionais. No Canadá, claro, isso não é diferente. O país, que é o segundo maior em extensão territorial do mundo, é reconhecido como líder em transporte. E se você está pensando em atuar com Logística no Canadá, a boa notícia é que os empregadores precisam de você.

Só para se ter uma ideia, de acordo com a Randstad, empresa especializada em mercado de trabalho canadense, a área de logística é uma grande aposta para os próximos anos no país. Interessante, não é mesmo?

Áreas em demanda para Logística no canadá

Logística no Canadá

O setor de logística passa por praticamente toda a economia do Canadá. De costa a costa podemos perceber a grandiosidade desta atividade que envolve o armazenamento, transporte e entrega de mercadorias. Se você está em Vancouver, por exemplo, poderá trabalhar no maior porto do Canadá, responsável por conectar mais de 170 nações em todo o mundo.

As compras online também merecem um parágrafo especial. Este setor é um dos mais comentados na pesquisa da Randstad. Atualmente, as empresas que trabalham com vendas online estão cada vez mais exigentes na hora de processar todos os pedidos pois, a cada dia, os prazos ficam mais curtos. O domínio do comércio eletrônico e das compras online também impulsionou a demanda constante por profissionais de Logística no Canadá.

E a procura por profissionais é intensa: para se ter uma ideia, em 2018, os trabalhadores de warehouse (armazém), como em 2017,  é a atividade mais em demanda neste setor. Pedidos online precisam ser armazenados e enviados, e armazéns e centros de atendimento estão surgindo em todo o país para lidar com a demanda.

Conheça as áreas em demanda no Canadá:

1. Operador de armazém
2. Operador de empilhadeira
3. Coordenador de logística
4. Trabalhador em geral
5. Mecânico
6. Envio e recebimento
7. Order Clerk
8. Gerente de armazém

Logística no Canadá: crescimento do setor

Logística no Canada

A indústria de logística emprega quase 1,1 milhão de canadenses. Podemos verificar que há uma demanda constante por profissionais em todo o país, porém a necessidade é particularmente concentrada na região central. Onde quer que tenha um centro de fabricação, pode ter certeza que você encontrará uma grande equipe focada no processamento e distribuição dos materiais. Montreal é um dos destaques com a maior parcela de empregos gerados nesta área.

Salários em logística no Canadá

O salário médio anual no setor de logística no Canadá é de CAD 36.300, o que representa um aumento em relação aos CAD 35.000 registrados em 2017. Os salários mais baixos respondem por CAD 28.400, enquanto as maiores remunerações giram em torno de CAD 44.200 ou mais.

De acordo com a análise da Randstad, as maiores remunerações estão em Ontario e na parte oeste do país. Já em Quebec, podemos identificar uma leve baixa em relação à média nacional. Veja abaixo:

Logistica no Canada

Para termos mais uma referência na questão de remunerações na área de Logística, o site WorkBC, também muito conhecido no Canadá, fez uma análise dos salários das posições em demanda na província de British Columbia. Por exemplo, o cargo de Coordenador de Logística de Produção conta com salários iniciais  de  CAD$ 11 por hora. Porém, a média geral para esta posição de trabalho é de CAD 21.25 e os salários mais altos giram em torno de CAD 48.08 a hora. A expectativa é que 700 novas vagas sejam abertas para esta profissão até 2025.

Já para o cargo de Supervisor de Supply Chain serão aproximadamente 2.120 vagas até 2.025, com médias salariais de CAD 16 (mais baixa), CAD 24,04 (média) e CAD 42,31 (mais alta).

Como sair na frente da concorrência

A grande novidade de 2018 para as habilidades em demanda na área de Logística é a entrada do software freight+. Também aparecem como destaques as atividades que envolvem  a capacidade de conduzir veículos como empilhadeiras, tratores e caminhões basculantes.

Portanto, se você está procurando um emprego no setor de logística, garantir uma certificação de direção é um passo importante para um emprego estável.

Veja quais habilidades os empregadores estão buscando:

  1. freight+
  2. Motorista de empilhadeira (forklift driving)
  3. Motorista de caminhão (tractor driving)
  4. Motorista de caminhão basculante (dump truck driving)
  5. Movimentador de materiais (Materials handling)
  6. Transportador de materiais perigosos (Transportation of dangerous goods)
  7. Documentos de embarque (Bills of landing)
  8. Manutenação preventiva (Preventive maintenance)

Setores em alta na área de Logística no Canadá

Logística no Canada

A maioria dos empregadores canadenses está recrutando ativamente candidatos focados nas indústrias de varejo, transporte e atacado. Além disso, devido ao aumento das oportunidades disponíveis neste setor em 2017, há muitas opções para escolher, independentemente das preferências do local de trabalho.

Veja mais abaixo:

  1. Varejo (Retail)
  2. Logística (Logistics)
  3. Atacado (Wholesale)
  4. Manufatura (Manufacturing)
  5. Construção (Construction)

Onde procurar por vagas na área de Logística no Canadá?

Para te ajudar nesta empreitada, seguem abaixo alguns dos principais sites de busca de emprego no Canadá. Mas fique atento, pois a busca desenfreada para todas as oportunidades não é a melhor estratégia. E ainda, faça currículos e cover letters customizados, pois os empregadores querem entender quais são suas experiências e como você poderá contribuir para o novo desafio.

Go2HR

O Go2HR é um site de Vancouver, mas que reúne oportunidades nas áreas de turismo e hospitality de toda British Columbia. Lá você poderá encontrar empregos de verão, oportunidades em hotéis, restaurantes, etc. O sistema de busca do site é bem simples e você pode selecionar a região onde quer trabalhar para facilitar a procura.

WorkBC

O Work BC é uma iniciativa do governo de British Columbia que tem como objetivo ajudar aos moradores da província em todas as questões referentes ao mercado de trabalho local. No geral, o órgão auxilia na busca por emprego e também em planos de carreira. O site conta com um banco de dados bem abrangente e inúmeras opções de vagas disponíveis.

Indeed

O Indeed, que já é famoso no Brasil, também é no Canadá. O funcionamento do site é muito simples: basta acessá-lo e já na página inicial você vai encontrar o sistema de busca. Você poderá procurar as oportunidades selecionando o local onde reside, posição desejada ou empresa.

Job Bank

O site Job Bank é a principal fonte de busca de emprego no Canadá. O site é coordenado pelo governo canadense e oferece aos usuários informações sobre as oportunidades em aberto, os pré-requisitos exigidos para a vaga, salários etc.

BCJobs

O BC Jobs reúne as oportunidades de emprego em British Columbia e faz parte de uma rede de sites. Cada província conta com o seu.

Monster

O Monster.ca reúne as oportunidades disponíveis em praticamente todo o território canadense em um único lugar. Para facilitar a sua vida, você pode selecionar a cidade desejada e buscar o emprego dos sonhos por lá.

Veja mais: Veja o que você precisa saber sobre entrevistas de emprego no Canadá
Aprenda como adaptar seu currículo aos padrões canadenses