3RA Intercâmbio

Veja o que você precisa saber sobre entrevistas de emprego no Canadá

54 Shares

Uma das etapas mais importantes na conquista de um emprego no Canadá é a entrevista. Ela pode parecer um pouco assustadora, principalmente para aqueles que acabaram de chegar ao país e ainda não sabem muito bem como é a dinâmica de contratações em terras canadenses. No entanto, não há motivos para pânico! Depois de dar dicas de elaboração de currículo e cover letters, a equipe da 3RA Intercâmbio conversou mais uma vez com a especialista canadense Brenda Crump, que conta com mais de 20 anos de experiência na área de recrutamento e seleção, para obter informações valiosas sobre este momento tão importante para quem busca uma vaga de trabalho. Confira abaixo um pequeno resumo do que você precisa saber:

Tipos de entrevista:

Segundo Brenda Crump, no Canadá existem vários tipos de entrevista. Como é comum passar por cerca de duas ou três delas, é importante saber como funciona cada um deles. Veja abaixo a lista que a especialista preparou para a 3RA Intercâmbio:

Structured: Neste modelo, o entrevistador irá perguntar ao candidato muitas questões de uma maneira mais formal. Este tipo de entrevista é normalmente feita em escritórios.

Unstructured: Este é um tipo de entrevista mais “relax”, na qual o entrevistador vai ser mais informal e provavelmente não será feita dentro do escritório.

Lunch: No Canadá é muito comum que o empregador lhe convide para uma entrevista durante o almoço. Entrevistas deste tipo podem revelar que existe um grande interesse de contratação.

Panel and Board: Este é o tipo de entrevista no qual você será entrevistado por mais de uma pessoa.

Stress: Nesses casos o empregador irá lhe colocar sob várias situações de stress. A internção é saber como você é ao trabalhar sob pressão.

Testing: Em entrevistas do tipo será pedido que você prove suas habilidades através de testes como provas escritas, por exemplo.

Behavioural: Provavelmente o empregador irá pedir que você descreva alguma situação do passado para provar que você tem uma habilidade específica.

Checklist: O que levar para a entrevista?

Confira um rápido checklist para você não esquecer de nada:

Cópia do currículo
Cartas de recomendação e referências
Papel e caneta para anotações
Cópias de diplomas e certificados
Portifólio (caso seja necessário)
Informações sobre a empresa e perguntas para o empregador

Dicas gerais

Brenda Crump também separou algumas dicas que ela julga importantes para a entrevista. Algumas com certeza você já escutou no Brasil. Porém, é sempre bom relembrar:

– Pesquise sobre a empresa antes de ir para a entrevista

-Vista-se apropriadamente. Escolha roupas que combinem com o trabalho que você está se candidatando.

-Chegue sempre com 10 ou 15 minutos de antecedência. Descubra quanto tempo você precisará para chegar até o local.

-Não fume nem mastigue goma de mascar

-Seja natural. Responda as perguntas com confiança, lógica e precisão

-Sempre aponte fatos específicos e exemplos. Não responda apenas “sim” para questões como “você tem experiência neste campo?”. O empregador não precisa lhe pedir dados e fatos. Você precisa fornecê-los.

-Tenha em mente o que você pode oferecer para a empresa

– Seja sempre positivo.  Veja o exemplo abaixo e observe como as duas respostas soam diferente:
“What is your word processing speed?”
1)“My word processing speed is only 45 words per minute and I’m afraid I’m rather rusty right now”
2)“My word processing speed is 45 words per minute and I’m looking forward to getting it even higher. I really enjoy word processing and take pride in doing quality work”.

– Se você se sentir nervoso, respire com calma e profundamente. Seja claro nas suas respostas e fale em um volume que seja fácil de ser entendido.

-Ao final da entrevista, agradeça ao entrevistados pela oportunidade e o tempo que ele dedicou a você.

-Envie ao empregador uma “Thank-you” letter por e-mail. Essa não é uma prática muito comum no Brasil, mas no Canadá é normal agradecer após a entrevista.

-Discuta salário, turnos de trabalho e benefícios apenas após o trabalho ter sido oferecido a você.

Clique aqui e descubra como trabalhar no Canadá