Tudo o que você precisa saber sobre o BCIT part-time

232 Compart.

O British Columbia Institute of Technology (BCIT) virou febre entre os brasileiros. E não é difícil entender o porquê disso: além de ser uma instituição muito bem conceituada em todo o Canadá, cerca de 90% dos alunos que concluem os cursos conseguem se inserir rapidamente no mercado de trabalho canadense. E entre as duas modalidades de programas oferecidas, uma delas tem ganhado a preferência dos estudantes internacionais: a part-time, que conta com cerca de 100 opções de cursos diferentes nas áreas de tecnologia, negócios, engenharia, artes, entre outras.

O programa BCIT part-time se diferencia principalmente pela carga horária. Ele possui uma rotina mais tranquila e flexível se comparada a dos cursos full-time da própria BCIT ou de outras instituições, o que facilita e muito a vida de quem precisa conciliar estudo e trabalho. Só para se ter uma ideia, enquanto nos cursos part-time o aluno vai ter uma carga horária aproximada de nove horas semanais, no full-time esse número pode chegar a até quase 30 horas na semana!

Além disso, os estudantes contam com muitas opções de horário para escolher, podendo montar a sua grade curricular da maneira que for melhor para eles. No full-time isso não acontece, já que o quadro de aulas é fechado. “O programa part-time foi idealizado justamente para as pessoas que já estão no mercado de trabalho e querem voltar para a faculdade para se atualizar. Por isso, há diferentes opções de horários e muitas aulas são oferecidas no período da noite”, explica o diretor educacional da 3RA, Francisco Zarro.

Outro ponto relevante é que por ser um programa com menos créditos, o valor investido é bem menor, sendo cerca de $ 4 mil dólares por termo (que responde por um período de 4 meses), praticamente metade do valor que seria investido em um curso full-time na mesma instituição.

O requerimento de inglês para ingresso neste tipo de programa também é outro ponto a favor. Por exemplo, é necessário tirar média 6.0 no IELTS , enquanto nos outros colleges públicos de Vancouver, a nota é 6.5. Além disso, o processo de matrícula é bem menos burocrático.

BCIT part-time: Permissão de trabalho

Para garantir a permissão de trabalho de 20 horas semanais e o direito de aplicar para o Post-Graduation Work Permit (PGWP) após a conclusão dos estudos, é necessário cumprir alguns requisitos. Veja abaixo:

  • O aluno precisará manter a denominada “equivalência full-time”, que no BCIT significa estar matriculado em pelo menos três matérias presenciais  que somadas deem no mínimo nove créditos em todos os termos do ano, ou seja Janeiro, Abril e Setembro. Se você optar por tirar férias e não se matricular em um desses termos, você não poderá trabalhar neste período e isso também pode ter algum impacto no futuro quando você solicitar o seu PGWP. A única exceção é o último termo, quando o estudante poderá cursar apenas o número de matérias necessárias para a conclusão do curso, mesmo que seja apenas uma, por exemplo.
  • Outra questão são as disciplinas online. Para que a imigração lhe considere um aluno full-time, a disciplina precisa ser presencial. As matérias online não entram neste critério. Isso significa que se uma de suas três disciplinas do termo for oferecida apenas online, você precisará se matricular em mais uma para manter a equivalência. Já no último termo você poderá fazer matéria online caso esteja disponível.

FAQ BCIT Part-time: Confira as respostas para as dúvidas mais frequentes de nossos clientes 

1) Preciso comprovar meu nível de inglês para entrar em um programa BCIT part-time? 

Sim. A partir de setembro de 2019, todos os alunos que se matricularem em um programa da Escola de Business precisarão atingir o nível de proficiência de inglês estipulado pela instituição.

2) Uma das matérias que quero fazer só está sendo disponibilizada online. Ela conta para que eu mantenha a minha equivalência full-time?

Não. Como já citado anteriormente, para que você mantenha a sua equivalência full-time, você precisa estar matriculado em três matérias PRESENCIAIS que juntas somam no mínimo nove créditos. Caso você queira fazer uma matéria online, ainda assim precisará se matricular em outras três presenciais de no mínimo três créditos cada, e não em apenas duas. Já no último termo o aluno está liberado para fazer matéria online se estiver disponível.

3) O que acontece se eu não me matricular em três matérias e nove créditos em algum dos termos?

Para manter a equivalência full-time e como consequência ter direito à permissão de trabalho de 20 horas semanais e à aplicar para o Post Graduation Work Permit (PGWP), o aluno internacional precisa estar matriculado em três matérias que juntas somem no mínimo nove créditos, com exceção do último termo. Caso você não faça isso, não poderá trabalhar e poderá ter complicações no momento em que for pedir o seu PGWP.

4) O que é preciso para me matricular em algum dos cursos da BCIT part-time?

Para se matricular, você precisará pagar a taxa de matrícula, no valor de CAD 154. Além disso, precisará apresentar a cópia do passaporte, a comprovação de seu status no Canadá, além do histórico escolar da instituição de ensino cursada anteriormente – para aqueles que já estão com a permissão de estudos. Também pode ser solicitado o comprovação do seguro de saúde (privado ou MSP). Em alguns casos, serão pedidas também comprovações de alguns pré-requisitos, dependendo do programa ou da matéria escolhida pelo aluno.

5) Quando são abertas as matrículas do BCIT part-time e como eu posso realizar o pagamento?

A BCIT conta com três termos durante o ano, com inícios em janeiro, abril e setembro. Para o termo de janeiro, as matrículas abrem no final de outubro. Para o de abril, o estudante poderá se matricular a partir de fevereiro. Já para as aulas com início marcado para setembro, as matrículas são abertas normalmente no final de maio.

O pagamento dos cursos escolhidos deve ser realizado no ato da matrícula e o estudante poderá pagar via transferência online (mas apenas de instituições financeiras canadenses) ou pessoalmente no campus da BCIT (dinheiro, cartão de débito, cheque, money order). Caso o seu dinheiro ainda esteja no Brasil, você poderá pagar usando o sistema de transferência da 3RA Intercâmbio, que conta com o câmbio mais baixo do mercado e IOF de apenas 0,38%.

6) Estou no Brasil. Posso me matricular em um dos programas BCIT part-time?

Não. Para se matricular em um dos programas part-time da BCIT, você precisa estar no Canadá e com status regular. Se você ainda está no Brasil, procure a equipe da 3RA Intercâmbio. Nós temos várias outras opções para você.

7) Se eu me matricular em um curso do BCIT part-time, meu cônjuge terá direito a aplicar para o visto aberto de trabalho?

Sim. Os cursos part-time da BCIT dão direito à aplicação do visto aberto de trabalho para o cônjuge.

10 respostas
  1. Letícia Mayara Magnago
    Letícia Mayara Magnago says:

    Boa tarde. Se eu estou no Brasil só posso aplicar para cursos full time na BCIT, certo? Mas depois que cursar o primeiro termo em full time (quase 30h por semana) eu posso mudar para part time para terminar os outros termos? Sendo o mesmo curso…att

    Responder
    • Kelly
      Kelly says:

      Olá Letícia, tudo bom? Muito obrigado pelo contato. Com certeza será um prazer te auxiliar no processo de vinda para o Canadá. Por gentileza me passe seu e-mail, cidade e o estado que você reside no Brasil. Irei passar as suas informações e questionamentos iniciais para um dos nossos consultores. Você receberá uma série de informações importantes para iniciarmos o seu projeto e também teremos o maior prazer em tirar as suas dúvidas ao longo do processo. Fico no seu aguardo. Um abraço e tenha um ótimo dia!

      Responder
    • Adriele Stigliani
      Adriele Stigliani says:

      Olá Vanessa, tudo bom? Muito obrigada pelo contato. Com certeza será um prazer te auxiliar no processo de vinda para o Canadá. Por gentileza me passe seu e-mail, cidade e o estado que você reside no Brasil. Irei passar as suas informações e questionamentos iniciais para um dos nossos consultores. Fico no seu aguardo. Um abraço e tenha um ótimo dia!

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *