3RA Intercâmbio

IELTS

IELTS: conheça o teste de proficiência para estudo e imigração no Canadá

244 Shares

Se você deseja iniciar sua jornada no Canadá provavelmente vai precisar mostrar suas habilidades com a língua inglesa e uma das possibilidades é através do IELTS.

O International English Language Testing System é um dos exames de proficiência aceitos para fins de estudo e imigração no Canadá e um dos mais populares do mundo. Cerca de 2 milhões de pessoas fazem o IELTS a cada ano.

Mais de nove mil organizações ao redor do mundo,  entre 140 países, aceitam o IELTS, incluindo instituições governamentais, acadêmicas, autoridades, além de empregadores. Além disso, é o único exame de língua inglesa aceito em processos de imigração por todos os países que exigem um. O exame é uma parceria entre o British Council, IDP Australia e Cambridge Assessment English, parte da Universidade de Cambridge.

Uma das principais características do IELTS é a possibilidade de realizar o teste com avaliadores face a face. Isso significa que a parte do speaking é individual e você vai conversar diretamente com uma pessoa, que vai avaliar suas habilidades de comunicação na língua inglesa.

Outro ponto importante a considerar é que a prova é elaborada por uma comissão formada por avaliadores da Nova Zelândia, Austrália e Reino Unido. Portanto, neste caso, esteja preparado para lidar com sotaques, principalmente no momento no listening (compreensão oral).

IELTS: tipos de testes

Quando iniciar sua pesquisa em relação ao teste, é muito importante se atentar aos modelos oferecidos e suas finalidades dentro dos programas canadenses. O exame está disponível em duas versões diferentes: Academic e General Training e ambos analisam as seguintes competências: Listening (compreensão oral), Reading (interpretação de textos), Writing (escrita) e Speaking (conversação).

O IELTS Academic é direcionado para as pessoas que desejam iniciar um curso superior no Canadá. Ou seja, em muitas instituições você precisará fazer o teste comprovando sua proficiência no inglês para assim realizar sua matrícula. As notas variam de acordo com o programa e universidade, portanto leia com atenção os requisitos de cada uma. Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com um de nossos consultores, pois eles poderão te ajudar a entender melhor o que é pedido por cada instituição e tipo de programa. O IELTS Academic costuma abordar assuntos mais específicos, com um vocabulário que pode ser considerado um pouco mais desafiador.

Já o General Training é utilizado para processos de imigração, como por exemplo o Express Entry, no Canadá. Neste teste, você vai encontrar termos mais abrangentes, ou seja, de compreensão geral. Você poderá analisar um anúncio de uma revista ou jornal, por exemplo. De uma maneira geral, você não consegue utilizar a nota do General para entrar em instituições de ensino e nem a do Academic para processos de  imigração.

Independente de qual versão você escolher, a prova de Listening (Compreensão Oral) e a de Speaking (Conversação) serão a mesma. Já as modalidades de Reading (Leitura) e Writing (Escrita) serão diferentes de acordo a versão que você escolher (Academic ou General Training). No entanto, o nível de dificuldade é o mesmo.

IELTS: locais das provas e valores

O IELTS é oferecido em 11 cidades do Brasil: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente, o custo para fazer a prova do IELTS regular é de R$840,00. Veja como aplicar para as provas do IELTS  no Brasil.  

Se você já está no Canadá e precisa realizar a prova, o valor será de CAD 309 (somente para a cidade de Kitchener, em Ontario); ou CAD $319.00 para outras localidades dentro do Canadá. Os exames ocorrem nas províncias de British Columbia, Manitoba, Ontario e Quebec. Para mais informações, acesse o site oficial do IELTS no Canada.

Normalmente, as provas são realizadas de uma a três vezes por mês na maioria das cidades, embora isso nem sempre seja possível.

IELTS: estrutura da prova

O IELTS é um teste que vai analisar suas habilidades de comunicação em situações da vida profissional e acadêmica. Confira abaixo cada módulo e suas características:

  • Listening (interpretação oral): 30 minutos + 10 minutos para transferência das respostas (sem uso de fones de ouvido);
  • Reading (interpretação escrita): 60 minutos, sem tempo adicional para transferência das respostas;
  • Writing (redação): 60 minutos;
  • Speaking (conversação): 11-14 minutos.

Etapa escrita: envolve as habilidades de Listening, Writing e Reading e será conduzida na data oficial, escolhida por você, com duração de 3 horas a 3 horas e meia; é necessário chegar, com pelo menos, 40 minutos de antecedência. Nessa etapa, você realizará a prova juntamente com os demais candidatos.  

Etapa oral: este é o momento que você fará a entrevista pessoalmente e de forma individual com um avaliador. Com duração de 15 a 20 minutos, ela é agendada diretamente pelo British Council. As datas podem variar entre uma semana antes a até uma semana depois da data oficial, embora normalmente ela seja agendada de 1 a 2 dias antes.

Fique ligado, pois a entrevista poderá cair em dias úteis, durante horário comercial e em endereço diferente do escolhido para a prova escrita.

Se você precisar se deslocar entre cidades para realizar o exame, a entrevista oral poderá ser agendada para o mesmo dia da prova escrita ou para dias o mais próximos possíveis (geralmente, de 1 a 2 dias antes).

 

IELTS: no dia do exame

No dia da prova, leve o mesmo documento original que você utilizou na inscrição e materiais como lápis, borracha e apontador. Você poderá levar ainda uma garrafa de água, desde que transparente e sem rótulo. Nenhum outro item será permitido dentro da sala da prova. Não há necessidade de levar a comprovação impressa de sua inscrição. De qualquer forma, todos os detalhes sobre o que levar no dia de seu teste serão enviados por e-mail com sua carta de confirmação.

Caso você esteja com bolsa ou mochila, os organizadores disponibilizarão um guarda-volumes para seus pertences. Nenhum item pessoal, como celular ou carteira, poderão estar com você durante a prova.

Além disso, no dia do teste serão coletados dados biométricos (finger scan) e fotos de todos os candidatos. Os dados biométricos serão solicitados toda vez que o candidato se ausentar e retornar à sala de prova.

IELTS: por dentro das questões

Listening:

O listening é o mesmo para o Academic e General Training do IELTS e consiste em quatro monólogos e conversas gravadas. Você ouvirá apenas uma vez e terá que responder as questões referentes aos diálogos.

Academic Reading:

Os textos  do Academic Reading são retirados de livros, revistas e jornais. Nesta etapa você contará com questões de múltipla escolha e perguntas envolvendo identificação de informações e diferentes pontos de vista. Além disso, você terá frases para completar, declarações do autor, perguntas de respostas curtas, entre outros.

General Training Reading:

Nesta etapa você encontrará perguntas de múltipla escolha, identificação de informações, identificação de visões / reivindicações do autor, informações correspondentes, recursos utilizados dentro de um cenário, frases para completar, perguntas de respostas curtas, entre outros.

Academic Writing:

O teste de escrita no Academic Writing consiste em duas tarefas em que você terá que escrever um texto de 150 a 250 palavras.

Na Tarefa 1, os participantes são solicitados a descrever algumas informações visuais (gráfico, tabela, etc ). Você terá cerca de 20 minutos para finalizar esta etapa.

Na Tarefa 2, os participantes terão que defender um ponto de vista ou argumento. Você terá cerca de 40 minutos para finalizar esta etapa.

General Training Writing:

O teste de escrita no General Training Writing consiste também de duas tarefas. E você terá que escrever um texto de 150 a 250 palavras.

Na Tarefa 1, os candidatos serão apresentados a uma situação e deverão escrever uma carta pedindo mais informações ou explicando o fato.

Na Tarefa 2, os participantes precisam escrever um texto com seu ponto de vista ou argumento para um determinado problema.

Speaking

O teste de speaking é totalmente interativo. Você vai conversar frente a frente com um examinador.

Na parte 1 você vai responder algumas perguntas sobre a sua vida. Elas podem ser, por exemplo, sobre a sua casa, família, trabalho, estudos, interesses pessoais, etc. Essa parte terá duração de 4 a 5 minutos. 

Já na parte 2, você falará sobre algum tópico em específico. O examinador irá lhe entregar um cartão com o assunto escolhido. Você terá um minuto para se preparar e até dois minutos para falar. O avaliador também irá fazer uma ou duas questões sobre esse mesmo tópico. 

Na parte 3, você terá uma discussão mais longa sobre o mesmo assunto abordado na parte 2. Desta forma, você terá a oportunidade de discutir ideias mais abstratas. A duração desta parte da prova é de 4 a 5 minutos. 

O teste do Speaking é igual para as versões Academic e General Training. Cada um dos três módulos é desenhado para testar um aspecto diferente dentro de sua capacidade de comunicação.

Confira no site do British Council alguns exemplos de testes do IELTS para você já ir treinando e boa sorte!

IELTS: nota

Não há nota mínima para passar no IELTS. Os resultados são apresentados em uma escala de 1 a 9, com o desempenho em cada uma das habilidades. Ele classifica o participante desde como “não usuário da língua” até “totalmente proficiente”. Normalmente, as instituições de ensino do Canadá exigem nota acima de 6/6,5 para entrada nos programas no país. Porém, é sempre importante lembrar que as notas mínimas podem variar muito de acordo com a instituição e o programa. Na 3RA, por exemplo, temos cursos que exigem notas menores ou maiores que 6,5. Entre em contato com o seu consultor 3RA para saber as notas exigidas para a escola e curso de seu interesse. 

Fique atento à validade do exame! No seu certificado terá apenas a data em que o teste foi realizado. Não haverá uma data de validade impressa. Porém, existe um padrão internacional que recomenda que qualquer teste de proficiência deve ser aceito em até 2 anos. Desta forma, as instituições que aceitam o IELTS podem optar por não receber o seu certificado se a prova tiver sido realizada há mais de dois anos.

IELTS: posso pedir revisão da prova?

Sim. Caso você tenha recebido sua prova e não está satisfeito com a nota, ou de alguma maneira você acredita que não condiz com sua performance durante o teste, você poderá solicitar uma reavaliação da prova do IELTS. Somente serão aceitas solicitações submetidas no prazo de até 6 semanas a contar da data da prova.  

Será preciso pagar o valor de 60 libras esterlinas. De acordo, com o British Council, o prazo para retorno da revisão é de aproximadamente 10 semanas, sem possibilidade de adiantamento ou pedido de urgência. E não há garantias de mudança na nota.

IELTS: posso fazer a prova novamente?

Se o candidato não atingir a nota desejada, ele pode refazer a prova. Você só precisará pagar a taxa de novo. No site oficial do IELTS, é possível encontrar algumas dicas para quem deseja fazer a prova novamente

IELTS: dicas para se preparar para o exame

Há muitas formas para você se preparar para o teste. No site do British Council há diversos materiais de preparação online para o IELTS.  O Road to IELTS, por exemplo, pode oferecer um tutorial de 30 horas de treinamento. E o mais bacana é que todos os materiais são gratuitos.

Outra dica legal é acessar os canais do YouTube. Há muito conteúdo disponível na internet, em diferentes formatos e que são realizados por professores nativos. Um canal que sempre indicamos aos nossos clientes é o EngVid, o qual oferece uma série de vídeos com diversos professores.

IELTS: pedidos de cancelamento

Caso aconteça algum imprevisto que te impeça de fazer a prova, é possível fazer o cancelamento do exame do IELTS.  Porém, ele deve ser feito por e-mail com no mínimo 30 dias corridos de antecedência à data oficial do exame. Você receberá o valor pago na inscrição, descontado de uma taxa administrativa de 25%. Cancelamentos solicitados com menos de 30 dias corridos da data do exame escrito não serão reembolsados. 

Veja também: Confira os melhores momentos do Webinar sobre IELTS

Fontes: https://www.britishcouncil.org.br/

https://www.ieltscanada.ca/