3RA Intercâmbio

Trabalho voluntário no Canadá: Valorização e oportunidade no mercado de trabalho canadense

940 Shares

Você sabia que o trabalho voluntário no Canadá é muito valorizado pelos empregadores? Eles podem servir de referência, além de serem uma forma muito gratificante de mergulhar na cultura do país e abrir os horizontes no mercado de trabalho.

Você poderá encontrar oportunidades em diversas áreas e locais, podendo atuar em comunidades de idosos ou crianças carentes, por exemplo, ou também em setores específicos como marketing, arte e cultura. No verão, as oportunidades tendem a aparecer com mais frequência, porém há vagas o ano todo.

Além disso, esta pode ser uma ótima chance de você fazer networking, ou seja, aumentar sua rede de contatos, já que poderá trabalhar com pessoas de diversas áreas de atuação. Seja sempre proativo e tente fazer atividades além do que está previsto em sua agenda, assim vai aprender mais e os colegas também terão a certeza de que você é esforçado e claro, poderão contar com você!

E tenha em mente: não é porque o trabalho voluntário não é remunerado que você fará algo que não seja reconhecido, não profissional. É totalmente o contrário! Algumas vagas exigem níveis de experiência e às vezes, até treinamentos antes de começar a atividade. Portanto, vá fundo nesta experiência, pois ela abrirá muitas portas para você no mercado canadense, sobretudo para sua vida! Com certeza, você fará a diferença no cotidiano de muitas pessoas!

Alguns sites especializados em trabalho voluntário no Canadá:

https://volunteer.ca/

http://www.govolunteer.ca/

http://charityvillage.com/

http://www.volunteertoronto.ca/  (Toronto)

https://www.mess.gouv.qc.ca/sacais/action-benevole/index.asp (Quebec)

Preciso de permissão de trabalho para atuar como voluntário?

Para trabalhar no Canadá é necessário que você tenha o work permit, que é a permissão de trabalho. Sabemos, no entanto, que se você é um estudante de inglês, você não tem direito a este documento. Porém olha a boa notícia aí: você pode atuar como voluntário! Mas fique ligado, pois há algumas regrinhas para esta modalidade.

De acordo com o site do governo canadense, “trabalho é uma atividade em que são pagos salários ou comissões, ou que compete diretamente com as atividades de um cidadão canadense ou residente permanente no mercado de trabalho do Canadá”.

Alguns exemplos de atividades que não necessitam de autorização de trabalho:

  • Um estudante estrangeiro ser tipo um cuidador de uma criança, como um irmão mais velho. Ou atuar em um centro de apoio a vítimas de pessoas violentadas;
  • Um trabalho não remunerado à um amigo ou membro da família durante uma visita.
  • Se um estudante desejar ficar em uma fazenda familiar e trabalhar em período parcial apenas por quarto e alimentação por um curto período (entre 1 e 4 semanas), isso não seria considerado uma atividade que necessite de uma autorização de trabalho.

Resumindo: para as atividades que são consideradas “recorrentes” no mercado canadense, ou seja, que compete com outros empregos remunerados, estas sim precisam de autorização de trabalho. Em outras palavras, se uma tarefa seguir o significado de “trabalho”, mencionado acima, você terá que possuir o Work Permit.

O texto acima exemplifica apenas algumas situações, porém sabemos que cada caso é um caso. Para informações mais detalhadas e que se aplicam a diferentes situações, acesse o site do governo canadense.

Lembre-se que a Immi Canadá, empresa parceira da 3RA Intercâmbio, também poderá lhe auxiliar em relação à aplicação de vistos.

Fonte: http://www.cic.gc.ca/english/study/institutions/work-volunteer.asp

Veja também:

Tendências do mercado de trabalho canadense em 2017

Saiba como está a empregabilidade atual no Canadá