3RA Intercâmbio

Tax Refund e Imposto de Renda no Canadá: Como funciona?

54 Shares

Se você trabalhou no Canadá, com certeza já ouviu por aí que é possível receber de volta parte do dinheiro pago em taxas para o governo, o famoso “tax refund”. Porém, muitos estudantes internacionais ficam confusos com essa informação e não sabem exatamente como isso funciona e o que é preciso fazer para ter acesso a este dinheiro. As dúvidas aumentam ainda mais quando o período para declaração do imposto de renda já começou e os documentos emitidos pelos empregadores também já chegaram pelo correio.

Na verdade, o “tax refund” nada mais é do que o reembolso dos valores pagos a mais em impostos por você. Todas as vezes que você recebe o pagamento, o empregador desconta automaticamente esses valores do seu salário e encaminha para o Canada Revenue Agency (CRA), que é o órgão responsável pela arrecadação de impostos. Caso você tenha pago mais do que devia, terá direito a receber esta quantia de volta. Por exemplo, se você estiver dentro do limite de isenção,  provavelmente vai receber a restituição. Porém, a única forma de garantir a devolução deste valor é fazendo a declaração do imposto de renda. Para conferir até quando você deve fazê-la e outras informações igualmente importantes, você poderá acessar o site da Canada Revenue Agency (CRA). Caso você não tenha feito nos anos anteriores ou perdido o prazo, é possível realizar o processo de até cinco anos anteriores, mesmo que você já tenha deixado o país.

Quem pode declarar imposto de renda?

A princípio, todos que trabalharam e pagaram impostos podem fazer declaração e solicitar reembolso. No entanto, apenas algumas pessoas são obrigadas, como é o caso de trabalhadores autônomos ou quem precisa devolver algum benefício fiscal ao governo. No entanto, mesmo que você não faça parte de algum dos grupos que devem obrigatoriamente declarar o imposto, só receberá o “tax refund” se fizer a declaração.

Quais formulários preciso ter em mãos para fazer a declaração?

Para fazer esta declaração, você precisará de um formulário chamado T4, que é um resumo de todos os seus rendimentos e impostos pagos durante o período trabalhado, ou o último paycheck de cada empregador que teve durante o ano. Este documento é enviado pelo empregador e você precisará dele mesmo que não trabalhe mais naquela empresa (Caso você não tenha os documentos, podemos ajudá-lo a recuperá-los no Canadá).

No caso de estudantes, também é preciso garantir o formulário T2202 emitido pela instituição de ensino, já que ele pode gerar créditos de imposto. No entanto, apenas as escolas certificadas pelo Employment and Social Development Canada estão autorizadas a emitir este documento. Com este formulário, você consegue gerar um crédito não reembolsável, que vai reduzir o seu imposto a pagar até zero. Porém, como os estudantes só podem trabalhar 20 horas na semana, a maioria deles está na faixa de isenção e geralmente já não precisa pagar imposto, apenas recebe a restituição do que foi retido na fonte. Desta forma, eles não precisam utilizar esse crédito de tuition. Mesmo assim, é importante declará-lo pois você poderá utilizá-lo nos anos seguintes, quando a sua renda for maior.

Como posso fazer a minha declaração?

Você pode fazer a sua declaração sozinho, diretamente com o CRA. O procedimento pode ser um pouco complicado, principalmente para aquelas pessoas que já voltaram para o Brasil (o CRA não envia os refunds para fora do Canadá) ou que estão fazendo a declaração pela primeira vez . Por isso, às vezes a melhor opção é contar com o auxílio de uma consultoria especializada e a 3RA Intercâmbio pode ajudar-lhe nesta tarefa.  Basta apenas preencher o formulário disponível no nosso site.