3RA Intercâmbio

Passeios de graça em Dublin

Passeios de graça em Dublin

4 Compart.

Dublin é um dos principais destinos dos brasileiros que escolhem a Irlanda para seu intercâmbio. Porém, a cidade, que é a capital do país, não é lá das mais baratas. O que muitos não sabem, é que há diversas opções de passeios de graça em Dublin. Desde parques a castelos, são várias possibilidades que farão o seu dia muito mais divertido e de quebra você poderá guardar aquela graninha no fim do mês.

Uma outra dica muito legal é que toda primeira quarta-feira do mês há muitas atrações gratuitas na Irlanda, incluindo Dublin, claro. São mais de 40 monumentos históricos, que nestes dias, são abertos gratuitamente para a visitação pública. Esta é uma forma do governo irlandês incentivar as pessoas a conhecerem as heranças do país. Você pode acessar a lista dos locais diretamente pelo site Heritageireland.

Quer mais uma dica quente? Baixe o aplicativo Dublin Event Guide for Free Events e você terá acesso diariamente a uma lista de eventos gratuitos que estarão rolando pela cidade. Nada melhor que ter tudo na palma da mão para se organizar e aproveitar melhor cada momento de sua viagem, e ainda com opções gratuitas. O aplicativo está disponível para download apenas para clientes iOS. Porém você pode clicar neste link e acessar a página de eventos do aplicativo pelo navegador de seu celular ou computador.

Além de todas estas dicas, vamos listar mais alguns passeios de graça em Dublin. Aproveite!

Descanse no St. Stephen’s Green Park

No verão não há nada melhor do que ter lugares para passear e sentir aquela brisa gostosa no rosto. Em Dublin, os parques, que estão por toda a cidade, respondem por mais de 1.500 hectares (15 quilômetros) de área verde para que você possa curtir com sua família e amigos. Eles são tão valorizados que são considerados herança nacional. Mesmo dentro da cidade, em meio ao cenário cinza, de repente você pode ter uma surpresa muito agradável e encontrar um parque com belezas naturais indescritíveis. E a maioria vai te proporcionar passeios de graça em Dublin inesquecíveis!

O St. Stephen’s Green Park é o parque mais conhecido pelos irlandeses. Localizado no coração da cidade – St Stephen’s Green Square, em Dublin 2 – oferece cores diversas e uma vegetação diversificada. O parque, que nasceu em 1663, é muito popular entre os corredores, mas no geral é um ótimo lugar para estacionar com amigos e esquecer um pouco da correria do dia a dia.

Faça um passeio no Phoenix Park

O Phoenix Park é considerado o maior parque cercado da Europa, com mais de sete quilômetros de extensão. Criado em 1662, além da imensa área verde, o local também conta com o Zoológico de Dublin (que não é gratuito), onde estão mais de 400 animais. Lá é o lar de mais de 300 veados, além de outros mamíferos e aves. O parque está situado perto do Parkgate Street fica aberto todos os dias, durante todo o ano.

Caminhe no National Botanic Gardens

O Jardim Botânico Nacional está a aproximadamente 3.5 quilômetros do centro de Dublin. O foco principal é fomentar a importância da biodiversidade, e por isso o local cultiva mais de 20 mil espécies de diferentes locais do mundo, algumas até em extinção. Sabe o que é mais legal? A visita guiada é gratuita!

Você encontra este parque em Glasnevin, Dublin 9.

Passeios de graça em Dublin: Walking Tours pela cidade

Você sabia que pode realizar caminhadas gratuitas guiadas em Dublin? É isso mesmo. O serviço é oferecido pela New Dublin Tours e dura aproximadamente três horas. É como se os passeios de graça em Dublin estivessem em um único pacote!

O roteiro inclui os principais pontos turísticos, como: Dublin Castle, Dubh Linn, Temple Bar, Georgian Dublin, Trinity College, Famous writers, U2 – Origins of the rock legend, Dublin’s medieval walls, Christ Church Cathedral, Chester Beatty Library, entre outras! Basta acessar o site e fazer sua reserva. A saída acontece em diversos locais da cidade.

#tbt #dublin #ireland #templebar #takemeback #alwaystravelling

A post shared by carissa (@carissamayy) on

Conheça a biblioteca do Trinity College

A Trinity college é uma das universidades mais conceituadas da Europa e está localizada no coração de Dublin, próximo ao bairro Temple Bar. Este é um dos passeios de graça em Dublin que valem muito a pena!

O prédio é imponente e dentro dele há uma imensidão de edifícios, como a famosa Old Library, biblioteca construída entre 1712 e 1732, que possui a maior coleção de manuscritos e livros impressos da Irlanda. Normalmente, ela fica aberta de segunda a sábado. Os horários podem ser conferidos no site da biblioteca.

Visite o Castelo de Dublin

Esta beleza histórica está a pouco mais de cinco minutos de caminhada do Trinity College, logo depois da rua Dame. O castelo é a antiga sede do governo britânico e sua estrutura pode ser visitada por todos, com o serviço de guia que vai falando tudo sobre a história deste local, além de muitas curiosidades.

Apesar de ser necessário pagar para conhecer a parte interna do castelo (Adultos – €10), você pode conhecer as áreas externas sem custo algum, que são bem legais também. Além disso, há passeios guiados gratuitos para escolas primárias e secundárias, além de passeios infantis e workshops. O local está aberto de segunda a domingo, de 9h45 às 17h45.

#dublincastle #blooms

A post shared by Eliran Dayan (@dayaneliran) on

Passeios de graça em Dublin: Chester Beatty Library

Quer aproveitar ainda mais sua visita no castelo de Dublin? Vá até a parte dos jardins e conheça a Chester Beatty Library, uma biblioteca totalmente diferente. Considerado não apenas o melhor museu literário de Dublin, é também um dos melhores da Europa. Textos de papiro egípcio, cópias maravilhosamente iluminadas do Alcorão, manuscritos medievais e renascentistas europeus estão entre os destaques em exibição.

Aberto de segunda a sexta, de 10h às 17h; sábado, de 11h às 17h; e domingo de 13h às 17h.

Explore o Museu de História Natural

Mais um daqueles passeios de graça em Dublin que valem muuuito a pena! Localizado na Merrion Street, o Museu de História Natural de Dublin é um passeio muito bacana e totalmente gratuito. Conhecido também como Zoológico Morto, o local foi construído em 1856 e compõe mais de dez mil exemplares de diversos tipos de animais.

O piso térreo – conhecido como Irish Room – é dedicado a animais nativos da Irlanda. O primeiro andar abriga espécies mais exóticos da coleção de mamíferos do mundo. Os níveis da varanda (acima do primeiro andar) estão atualmente fechados devido à falta de saídas de emergência. No entanto, eles ainda podem ser explorados por meio de uma visita guiada 3D.

O museu está aberto de terça a sábado, de 10h às 17h; e domingo, de 14h às 17h.

Visite a galeria de Ciências

Um dos passeios de graça em Dublin e que valem muito a pena, principalmente nos dias chuvosos. Não só para a criançada, mas também para adultos, a galeria de Ciências de Dublin é um lugar muito divertido, devido às diversas atrações interativas.

Desde sua criação em 2008, mais três milhões de pessoas já visitaram o local. Ao contrário da maioria das galerias, esta não tem uma coleção permanente. Ou seja, sempre haverá algo novo!

Localizado o The Naughton Institute, Pearse St, Dublin 2, o local está aberto de segunda a sexta, de 12h às 20h; sábado e domingo, de 12h às 18h. Só fique ligado, pois as horas podem mudar de acordo com as atrações previstas.

SOUND CHECK launch party #soundcheck #sciencegallerydublin

A post shared by ELAS DUAS (@elasduas) on

Garden of Remembrance

Localizado próximo à O’Connell Street, o Garden of Remembrance é um jardim dedicado a todos que lutaram pela independência da Irlanda. Inúmeras flores e um gramado minuciosamente cuidado dão o tom do local, considerado ideal para descansar e apreciar as memórias que cercam a história do país.

Conheça o Irish Museum of Modern Art (IMMA)

Vamos a mais uma dica cultural: o Museu de Arte Moderna Irlandês. A visita é totalmente gratuita e por lá você vai encontrar mais de 4.500 obras de arte, como fotografias, pinturas e esculturas. Como uma instituição nacional de arte contemporânea, o IMMA apoia o trabalho dos artistas locais a fim de incentivar o desenvolvimento, compreensão e aproveitamento da arte contemporânea na Irlanda.

O prédio está sediado no Hospital Real de Kilmainham, idealizado no século 17 e que foi por muito tempo casa para soldados aposentados e continuou com este propósito por quase 250 anos.

Está aberto de terça a sexta, de 11h30 às 17h30; sábado, de 10h às 17h30; e domingo, de 12h às 17h30.

Questioni di forma e colore #picasso #art #irishmuseumofmodernart #dublin

A post shared by Roberta (@zroberta_) on

Caminhe pela South Wall Walk

Este trajeto de aproximadamente um quilômetro é uma ótima pedida para um domingo à tarde, aquele momento que a gente quer relaxar e só sentir a brisa no rosto. Bem no centro da cidade, este é um dos passeios de graça em Dublin que valem muito! A rota vai da zona portuária até o farol (Poolbeg Lighthouse). Ao fim você será presentado por uma daquelas vistas que marcam a nossa retina.

#poolbeg #lighthouse #dublin #ireland #southwallwalk #erdkindtravels

A post shared by anna (@erdkind) on

Saiba mais sobre Dublin

Um dos principais destinos dos brasileiros que embarcam para a Irlanda é Dublin. A cidade, que é a capital do país, é muito conhecida pelos seus pubs e vida noturna. Além disso, ela reserva todo aquele ar hospitaleiro, aconchegante, e fica localizada bem às margens do Rio Liffey, que combinado com a belíssima arquitetura local tiram o fôlego de qualquer brasileiro que se aventura pela cidade. Mas esses não são os únicos motivos que fazem o coração de quem caminha por lá bater mais forte.

Transporte público

Outro ponto que encanta os brasileiros é o transporte público, que conta com ônibus, Dart (trem) e Luas (bondinho). Os ônibus da cidade dão um show à parte: os passageiros têm acesso a wi-fi gratuito e todos os veículos são bem pontuais e adaptados para pessoas com deficiência. Nas paradas de ônibus, um painel digital mostra quanto tempo falta para o próximo veículo chegar. Incrível, não é mesmo? Mas fique atento quando for pegar ônibus pela primeira vez: Em Dublin, o valor da passagem muda de acordo com o trajeto que será percorrido por você. Os veículos também só aceitam pagamento em moedas e não dão troco. Por isso, tenha sempre a quantia certa em mãos.

Estações do ano

A temperatura da cidade também é considerada perfeita por muitos intercambistas. Em Dublin, ninguém passa muito frio (neve é coisa rara por lá!), nem quase derrete durante o Verão. Basicamente o clima é ameno durante todo o ano, com algumas exceções, é claro.

Na primavera, entre os meses de fevereiro e abril, as temperaturas mais altas variam entre 8 e 12C. Já no Verão, que acontece entre os meses de maio e julho, as temperaturas mais elevadas giram em torno de 20C e o sol se põe bem tarde, até mesmo depois das 23h em alguns dias. No outono, entre os meses de agosto e outubro, as temperaturas costumam variar entre os 14C e 18C e no inverno, entre Novembro e Janeiro, as temperaturas normalmente giram em torno de 8C, sendo Janeiro e Fevereiro os meses mais frios do ano, atingindo até mesmo valores negativos.

Dublin: cultura e arte

E para quem gosta de cultura, a cidade é um prato cheio! A capital da Ilha Esmeralda é repleta de tradições e conta com muitos museus e galerias de arte. Além disso, Dublin é a cidade da natal de grandes músicos, como os integrantes da banda U2, Enya, entre outros. Vários escritores também nasceram por lá: Oscar Wide, Bram stoker e George Bernard Shaw são apenas alguns dos muitos nomes.

Informações gerais sobre a cidade:

Fuso horário: três horas à frente do horário de Brasília

Número de habitantes: mais de 500.000

Território: Aproximadamente 15 mil km²

Ficou interessado? Então arrume as malas e venha conhecer este lugar maravilhoso com a 3RA Intercâmbio.