Como funciona o transporte público em Dublin?

5K Compart.

Dublin não é uma cidade muito grande. Só para se ter uma ideia, ela conta com pouco mais de 500 mil habitantes e cerca de 115 km², tanto é que quem mora no Centro quase não precisa usar o transporte público.

Porém, se você vai morar um pouquinho mais afastado, é provável que os ônibus, metrô e trem façam parte de sua rotina diária. Veja abaixo como funciona cada tipo de transporte disponível na capital irlandesa e algumas curiosidades sobre eles:

Dublin Bus

Como já comentamos em postagens anteriores aqui do blog, todos os ônibus de Dublin contam com wifi gratuito para os usuários, são bem pontuais e adaptados para pessoas com deficiência. Bem diferente da realidade que conhecemos no Brasil, não é mesmo? Além disso, geralmente as paradas contam com um painel digital que mostra quanto tempo falta para o próximo veículo chegar.

Caso a parada de seu ônibus não tenha este painel, você pode usar também o Dublin Bus App, disponível gratuitamente para Android e iOS. Com este aplicativo você consegue verificar informações sobre trajeto e horários, por exemplo. Além disso, é possível planejar a sua rota e calcular quanto você precisará pagar ao motorista, pois o valor da passagem varia de acordo com o trajeto que será percorrido por você. Também é possível encontrar todas essas informações no site https://www.dublinbus.ie.

É importante lembrar que nos ônibus de Dublin não há cobrador. Assim que entrar no ônibus, você precisará colocar as moedas (os veículos só aceitam pagamento em moedas!) em uma máquina. Por isso é importante ter sempre o valor trocado. No entanto, caso você tenha dado moedas a mais, o motorista irá entregar a você um ticket com o valor do troco. Você só precisará ir até o escritório do Dublin Bus – que fica no número 59 Upper O’Connell Street, Dublin 1 – e pegar seu dinheiro de volta.

Uma dica interessante para quem vai ficar por algum tempo na cidade e vai precisar o transporte público com frequência é fazer o Leap Card. Com este cartão, você não vai precisar ficar carregando moedas por aí e ainda economizará cerca de 20% no valor das tarifas. Clique aqui para saber mais informações sobre este cartão.

Dublin ❤️

A post shared by Ana [Menina] 🌵 (@leanbackindublin) on

Luas (Metrô de superfície)

O Luas é um metrô de superfície que conta com duas linhas: a verde e a vermelha. Neste tipo de metrô não há cobrador, ou seja, você mesmo precisa emitir o seu ticket nas máquinas disponíveis nas estações. Os valores também variam de acordo com o trajeto e normalmente o single ticket custa entre €2.00 e €3.30. Porém, assim como no Dublin Bus, você pode usar o Leap Card e obter desconto nessa tarifa. Há também opções especiais para quem usa o transporte todos os dias como o 7 Day & 30 Day Tickets, Flexi Tickets e Luas Tax Saver Tickets.

Clique aqui para obter mais informações sobre as tarifas
Clique aqui para ter acesso à rota do Luas

We are proud to present the PHOTO OF THE DAY by: 🍀@irishstreets 🍀 Congratulations!! ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Location: 📌 Abbey Street, Co. Dublin. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Please show your support to our featured artist and visit their awesome gallery for more great shots!! ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Photo selected by: @digilou48 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Thank You all so much for following @loves_ireland and tagging #loves_ireland. Your support is highly appreciated!! ~ Admins Profile: @loves_ireland team Founder @siachori C.C.: @milly_kelleher @glarch @coogs72 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ #ireland #inspireland_ #insta_ireland #instaireland #icu_ireland #ireland_gram #thisisireland #discoverireland #visitireland #igersireland #ig_ireland #loveireland #eire #tourismireland #wanderireland #loves_united_kingdom #irishpassion #luas #abbeystreet #dublincity #countydublin #discoverdublin #ligersdublin #loves_reflections

A post shared by @ loves_ireland on

Dart (trem)

O Dart é uma verdadeira “mão na roda” para aqueles que precisam ir a locais mais afastados. Para quem não sabe, ele é um trem que segue pela costa e viaja em altas velocidades. O Dart é o transporte público que vai lhe dar aquela forcinha no verão, levando você até as famosas praias de Bray e Howth, por exemplo.

Assim como os ônibus, todos os vagões disponibilizam wifi gratuitamente aos usuários e são extremamente pontuais. Para checar os horários, você só precisa acessar o site do Dart. Os aplicativos do Dart também podem te ajudar nessa missão. Eles são disponibilizados gratuitamente para iOS e Android.

Os tickets são vendidos nas máquinas disponibilizadas nas estações e assim como nos ônibus e Luas os valores da tarifa variam de acordo com o trajeto que será percorrido por você.

DART arriving into Greystones

A post shared by 770.92 (@770.92) on

Além destas três opções, há ainda o Dublin Bike, um sistema de aluguel de bicicletas. Como este é o meio de transporte favorito dos intercambistas, estamos preparando um texto especial sobre o assunto. Então, fique ligado aqui no blog da 3RA!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *