3RA Intercâmbio

Melhores cidades para viver no Canadá

As 10 melhores cidades para viver no Canadá

410 Shares

Uma pesquisa recente realizada pela Money Sense Magazine revelou as melhores cidades para viver no Canadá. O estudo é realizado todos os anos pela publicação e tem como objetivo principal mostrar aos líderes e governantes alguns pontos problemáticos em cada munícipio avaliado e estimulá-los a buscarem melhorias para a comunidade.

No total, 415 cidades em todo o país participaram da pesquisa de 2018. Além disso, dez categorias foram analisadas: riqueza e economia; acessibilidade; crescimento populacional; impostos; deslocamento e transporte; violência e crimes; clima; amenidades e cultura; saúde;

Uma das grandes diferenças deste ano em relação aos anos anteriores foi o critério saúde. Ele foi mais explorado do que nas outras edições. Foram questionados aspectos como o tempo médio de espera para diferentes procedimentos médicos e a agilidade no acesso a cirurgias e tratamentos.

Neste ano, o destaque entre as províncias canadenses foi para Ontario. Das 50 cidades mais bem classificadas no ranking, metade delas, 25, estão localizadas na província. Inclusive, o primeiro e o segundo lugar do ranking das melhores cidades para viver no Canadá são desta região. Veja imagem abaixo retirada do site oficial da Money Sense Magazine:

                                                                                           Fonte da imagem: Money Sense Magazine

Já a grande surpresa desta edição da pesquisa foi a cidade de Ottawa. O município,  que conquistou o primeiro lugar em 2016 e 2017, desta vez ficou na segunda colocação. O que não é uma notícia tão ruim, já que isso demonstra que as coisas por todo o Canadá estão em constante mudança e sempre para melhor.

Melhores cidades para viver no Canadá: Critérios de avaliação

Como já falamos no início do texto, foram avaliados dez critérios na edição de 2018 do estudo. A empresa Environics Analytics foi a responsável por fornecer a maioria dos dados. Para chegar à conclusão de quais são as melhores cidades para viver no Canadá, a Money Sense avaliou os critérios de forma aprofundada. Veja abaixo, por exemplo, o que foi levado em consideração nas categorias criminalidade e crescimento populacional. 

Categoria criminalidade:

A taxa de criminalidade foi analisada através de fontes extraídas do Statistics Canada. Levou-se em conta o número de habitantes na área de cobertura da polícia bem como a gravidade dos crimes praticados em cada região. 

Categoria demográfica ou crescimento populacional:

Esta categoria não avaliou apenas ao crescimento populacional. Dentro dela, foram analisados também a forma como as cidades têm buscado soluções referentes a novas moradias e custos de aluguéis.  Além disso, dentro do quesito “família”, levou-se em consideração os custos com creche no Canadá,  babá e disponibilidade de vagas próximo a moradia.

Sobre a província de British Columbia

Segundo a pesquisa, a melhor cidade para viver em British Columbia está a cerca de 14 horas de carro de Vancouver. O nome dela é Fort St. John. No ranking geral das melhores cidades para viver no Canadá ela está na décima quinta colocação. 

A cidade é considerada relativamente pequena, mas conta com uma economia forte, principalmente devido às indústrias de petróleo, gás natural, silvicultura e agricultura. Além disso, a taxa de desemprego é pequena e os impostos são baixos. 

O estudo também constatou que uma família levaria cerca de três anos e um mês para conseguir compra uma casa no valor aproximado de CAD $386.000 na cidade. Este cenário é bem diferente do que vem sendo noticiado frequentemente sobre os valores de habitação em Toronto e Vancouver, por exemplo.

A grande Vancouver tem crescido rapidamente em números, e os valores de aluguéis ou imóveis para compra também.

Nesta edição. Vancouver ocupou o 88º lugar geral. Porém, mesmo os altos preços de moradia não têm assustado quem deseja morar por essas terras de clima mais ameno, forte economia, e excelente transporte público.

Ainda em British Columbia, a pesquisa apontou a cidade Whistler em 20ºlugar. Este pequeno município costuma ser o preferido dos amantes dos esportes de inverno. Já Squamish ficou em 49ºlugar. Ambas cidades estão a apenas algumas poucas horas de distância de Vancouver e possuem valores de imóveis mais acessíveis.

Pior cidade para se viver no Canadá

É difícil pensar que seja de fato ruim viver em alguma cidade no Canadá. No entanto, a pesquisa apontou Colchester County como a pior em qualidade de vida do país. Ela é a quarta maior cidade da província canadense de Nova Scotia. Sua população tem cerca de 50.600 habitantes.

Das 145 pesquisadas, ela é a última da lista. Esta colocação já tem se repetido por alguns anos seguidos, principalmente por conta do alto índice de desemprego na cidade.

Ranking das 10 melhores cidades para viver no Canadá:

10)Halton Hills, ON

A cidade é conhecida pelo baixo índice de criminalidade e possui terra fértil e muitas fazendas. Halton Hills está localizada a oeste de Toronto na província de Ontário. É uma comunidade que consiste em dois principais centros urbanos: Georgetown e Acton.

Posição em 2017: 24

População: 65.782

Taxa de Desemprego Estimado: 5,7%

Renda familiar mediana: C$ 108.410

Total de dias com temperatura acima de 20 ° C: 120

9) Saint-Lambert, QC

Saint-Lambert é uma cidade no sudoeste de Quebec, também conhecida como Vila Francesa. Nesta edição da pesquisa, ela foi considerada como a cidade ideal para as famílias. Atualmente, 20% de sua população é formada por crianças e adolescentes de até 15 anos de idade.

Posição em 2017: 55

População: 22.432

Taxa de desemprego estimada: 4,9%

Renda familiar mediana: C$ 83.626

Total de dias acima de 20 ° C: 118

8) Westmount, QC

No passado, a cidade de Westmount era um bairro de Montreal. De acordo com o estudo de 2018, na cidade, muitos dos residentes trabalham com artes e cultura. Além disso, são muitas opções de passeios, como parques, restaurantes sofisticados, lojas de luxo e spas. 

Posição em 2017: 52

População: 21.083

Taxa estimada de desemprego: 7,5%

Renda familiar mediana: C$ 117.755

Total de dias acima de 20 ° C: 117

7) Canmore, AB

Canmore é um município canadense da província de Alberta. Está localizado a cerca de 80 Km de Calgary e ao leste do famoso Parque Nacional de Banff. A cidade é cortada pela Rodovia “Trans-Canada Highway” e sua localização colabora para o turismo e a indústria de minério.

Considerada uma das maiores cidades de Alberta, ela apresentou nesta edição da pesquisa uma queda na taxa de desemprego, que despencou de 7.8% em 2017 para 5.1% em 2018.

Rank em 2017: 29

População: 14.930

Taxa de Desemprego Estimado: 5,1%

Renda familiar mediana: C$ 75.848

Total de dias acima de 20 ° C: 64

6) Milton, ON

Milton é uma pequena cidade da província de Ontario e faz parte da região metropolitana de Toronto.

As principais fontes de renda são o turismo e a indústria de transportes, o que tem atraído muitos empreendedores.

Devido ao crescimento acelerado da cidade, a pesquisa identificou Milton como a melhor cidade para novos imigrantes. 

Posição em 2017: 151

População: 120.556

Taxa de Desemprego Estimado: 5,7%

Renda familiar mediana: C$ 111.875

Total de dias acima de 20 ° C: 120

5) Lacombe, AB

A cidade de Lacombe, localizada na província de Alberta, tem esse nome por conta do missionário Albert Lacombe, que evangelizou as primeiras nações ao oeste do Canadá.

Segundo a pesquisa, por lá é possível comprar casa com mais facilidade do que nas grandes cidades como Vancouver e Toronto. Para se ter uma ideia, uma família que possui rendimentos médios de cerca CAD $112.000 anuais, gastaria em um aluguel médio mensal cerca de CAD $874 ou poderia adquirir uma casa própria pagando cerca de CAD $353.700.

Posição em 2017: 299

População: 13,906

Taxa de desemprego estimada: 4,9%

Renda familiar mediana: C$ 97.800

Total de dias acima de 20 ° C: 81

4) Saint-Bruno-de-Montarville, QC

Saint-Bruno-de-Montarville está situada na província de Quebec. A cidade é, sem dúvidas, um lugar tranquilo e que oferece uma vista deslumbrante. 

Com mais de 20 parques para lazer, o município conta também com uma rede de mais de 23 quilômetros de pista para ciclismo. Além disso, o local foi considerado ideal para famílias.

Para se ter uma idéia, uma creche custa apenas CAD $162 por mês para crianças com idades entre 2 e 4 anos.

Posição em 2017: 6

População: 27.171

Taxa de desemprego estimada: 4,9%

Renda familiar mediana: C$ 96.757

Total de dias acima de 20 ° C: 118

3) Russell, ON

O município de Russell Township está localizado a sudeste da capital do Canadá, Ottawa. A área conta com locais históricos e natureza abundante.

Na pesquisa de 2018, a cidade se destacou como um local amigável para novos imigrantes e segura. 

Ela também foi considerada a melhor cidade para se construir uma família no Canadá onde os valores de compra de um imóvel são bem razoáveis.

Rank em 2017: 21

População: 17.155

Taxa de Desemprego Estimado: 5,1%

Renda familiar mediana: C$ 112.644

Total de dias acima de 20 ° C: 78

2) Ottawa, ON

Ottawa é a capital do Canadá e está situada perto da cidade de Montreal e da fronteira dos EUA. É lá que está localizado o parlamento do  país.

A cidade, que é repleta de parques, é cheia de atividades no verão e no inverno.

Apesar de ter aparecido em anos anteriores na primeira posição do ranking das melhores cidades para viver no Canadá, este ano o município caiu para a segunda colocação. No entanto, ela foi apontada como a queridinha dos aposentados, que a consideram a melhor cidade em qualidade de vida do Canadá.

Rank em 2017: 1

População: 999.183

Taxa de Desemprego Estimado: 5,1%

Renda familiar mediana: C$ 93.975

Total de dias acima de 20 ° C: 117

1) Oakville, ON

A grande campeã do ranking das melhores cidades para viver no Canadá  é Oakville, localizada na província de Ontário. De acordo com o estudo de 2018, 30% dos moradores falam outras línguas além do inglês ou francês. Ou seja, sua população é formada em grande parte por imigrantes. 

Ainda segundo os dados da pesquisa, colaboraram para o resultado a baixa taxa de desemprego, a baixa taxa de criminalidade e a renda familiar média de CAD $112.207 anuais.

A cidade também foi classificada como a terceira melhor para quem quer se aposentar no Canadá e quinta melhor para quem deseja constituir família no país.

Posição em 2017: 15

População: 209.039

Taxa de Desemprego Estimado: 5,7%

Renda familiar mediana: C$112.207

Total de dias acima de 20 ° C: 107

Independente do resultado desta pesquisa, a verdade é que o Canadá tem lugares maravilhosos para viver ou apenas visitar.

Ao escolher a sua cidade no país, é preciso levar em consideração também que esta pesquisa foi baseada apenas em dados gerais. No entanto, esses mesmos dados não refletem a experiência individual de cada um. É preciso avaliar alguns fatores pessoais como estilo de vida, empregabilidade para a sua profissão, resistência ao frio, preferência por cidades maiores ou menores, etc.

Texto baseado no artigo Best Places to Live in B.C. and the Territories 2018 by Claire Brownell Jul 31, 2018.