Clima no Canadá: Conheça um pouco sobre cada estação do ano

Se você está planejando embarcar para o Canadá, seja para morar ou simplesmente só visitar, então este assunto é de certa forma vital, ainda mais se você estiver saindo diretamente da realidade brasileira. Por isso, resolvemos compartilhar o máximo de detalhes possível com você sobre o clima no Canadá. Aqui você vai encontrar informações não apenas de uma província, mas de todas que fazem parte deste longo território. Temos certeza que, ao final, você vai se sentir preparado e também fascinado com a diversidade climática das terras canadenses.

Antes de mais nada, a primeira coisa que você precisa entender é que o clima no Canadá tem duas variáveis um tanto importantes: a região e a época do ano. Ou seja, a sua experiência pode ser bem diferente dependendo da província que você escolher visitar e também do período do ano que pretende passar no país. E acredite, ambas variáveis irão influenciar e muito a sua impressão sobre o país.

Muitos brasileiros não estão acostumados com um frio dramático e não sabem como lidar com ele. Mas não há motivos para pânico! Ao longo do texto vamos apresentar além das diversidades climáticas no Canadá, sugestões de como você pode vencer o frio, seja fugindo dele ou vestindo dezessete casacos ao mesmo tempo. ;) Brincadeiras a parte, daremos dicas de quais tipos de agasalhos e até mesmo onde você consegue encontrá-los. 

Ah, e claro, não podemos esquecer que o Canadá não é só inverno.  Você também vai encontrar verões que lembram muito o Brasil, primaveras cheias de pólen e um outono charmoso, bem laranja, vermelho e amarelo.

Então, para começar, vamos dar uma olhadinha nas médias de temperatura no Canadá? Veja o gráfico abaixo e tire suas próprias conclusões:

Médias de temperatura no Canadá

Clima no Canadá: As quatro estações do ano

No Brasil, se fizermos uma média geral, estamos acostumados a ter nove meses de muito sol e três meses de chuva ou pouco sol. Ponto.  No Canadá as coisas são bem diferentes.

Para começar, as estações do ano são nitidamente percebidas e estão sincronizadas como a melhor orquestra sinfônica que você já ouviu, no que diz respeito a dia e hora de começo e término. 

As temperaturas e efeitos de cada estação variam um pouco de uma costa a outra.  Porém, aqui  você terá uma ideia do que pode ser visto e sentido com relação ao clima no Canadá durante cada uma delas: Primavera, Verão, Outono e Inverno. 

Primavera no Canadá

De 20 de Março a 21 de Junho boa parte das províncias já está “desligando suas geladeiras”. Ou seja, elas estão descongelando seus rios, lagos e montanhas, e abrindo espaço para um tapete de grama perfeitamente verde. É ela que será o solo para o nascimento de dezenas de espécies de flores, de todos os tamanhos e cores.

As espécies mais comuns vistas no país são as tulipas, as rosas, as “flores selvagens” – que brotam nas montanhas e nos campos – e as famosas árvores japonesas chamadas Cherry Blossoms.

As árvores, por sinal, já cheias de folhas novamente, também começam a ostentar seus ornamentos. Já quando a primavera chega em seu ápice, torna-se perceptível a dança de pólen nos ares, incomodando ligeiramente os alérgicos a estes pequenos grãos.

As temperaturas durante a primavera costumam ser bem agradáveis. No entanto, como em toda estação, elas variam um pouco de região para região. Veja abaixo:

  • Na província de Ontario a temperatura pode flutuar entre -2°C e 24°C em Toronto, e entre –7°C e 24°C em Ottawa.
  • Na província de Quebec, Montreal costuma ter uma oscilação muito parecida com a de Ottawa, até mesmo por serem duas cidades bem próximas geograficamente.
  • Winnipeg, em Manitoba, tem temperaturas mais baixas durante o início da primavera. A cidade está acostumada a ter algo entre -11°C e 23°C nesta estação.
  • Alberta tem em sua maior cidade, Calgary, uma variação de -8°C a 20°C. Em sua capital Edmonton, acontece algo não muito diferente, podendo cair mais dois graus no mês de março.
  • Na província montanhosa de British Columbia, a cidade de Vancouver é a que apresenta um clima mais confortável durante o período das flores. A mínima não chega nem mesmo a ter temperatura negativa, partindo de 3°C e podendo chegar a 20°C.
 

 

 

Clima no Canadá - Primavera
Rua repleta de árvores Cherry Blossom
Clima no Canadá - Primavera
Campo de Tulipas na Primavera em British Columbia

Verão no Canadá

Sim, no Canadá tem verão! E para a sua alegria, lembra bastante o calor do Brasil.  Em algumas regiões, como por exemplo em British Columbia, o calor chega a secar a grama dos parques. Do dia 21 de junho ao dia 22 de setembro, milhares de turistas desembarcam no país para curtir as paisagens naturais e todos os festivais da temporada. O clima no Canadá nesta época do ano é ideal para esses eventos outdoors.

Grandes cidades como Toronto, Montreal e Vancouver ficam empanturradas de pessoas vindas do mundo inteiro. O ambiente fica mais alegre, contagiante e agitado. A atmosfera lembra muito o Brasil, já que as praias ficam cheias, tem churrasco para todos os lados, piqueniques, e a galera praticando todos os tipos de esporte.

Para aqueles que curtem acampar, este período é o mais aproveitado. Os próprios canadenses são fãs dessa atividade durante o Verão. Mas você não precisa necessariamente acampar em barraca. Sabe aquelas cabanas de madeira que você vê em filmes? Aquelas localizadas no meio do nada, geralmente perto de um lago e sempre com um urso circulando nas redondezas? Pois então. :) 

Mas quer saber algo melhor ainda?

No verão, o dia amanhece por volta das 5 horas da manhã e só vai escurecer depois das 21 horas. Em Vancouver, o dia continua claro até mesmo depois das 22 horas. Cidades como Toronto, Ottawa e Montreal dedicam-se a atividades externas voltadas a cultura. Alguns exemplos são os festivais de música, culinária típica em bares e restaurantes com mesas ao ar livre, shows em parques e passeios de bicicleta em volta de museus e edifícios antigos.

Já para aqueles interessados nas províncias de Alberta e British Columbia, a natureza fala mais alto. Escalar montanhas, fazer longas trilhas mato a dentro em busca de lagos azul-turquesa, canoagem, mountain bike e até mesmo um mergulho no mar…todas essas são atividades bem comuns nesta região durante o Verão. É a forma que as pessoas encontram para aproveitar bem o clima no Canadá nesta época do ano. 

Para quem gosta de nadar, a cultura de piscinas aquecidas e internas em clubes ou academias é muito comum, e não somente no Verão, mas em todas as estações. Há também as piscinas públicas ao ar livre localizadas em praias e parques. Em algumas cidades do Canadá, como em Vancouver, por exemplo, essas piscinas ficam lotadas durante todo o verão.

Em relação a temperatura, nesta época do ano o clima no Canadá é bem parecido entre as principais cidades do país. Pode-se estimar que os termômetros variam de 15°C a 28°C, sendo as temperaturas mais baixas no início do verão e de madrugada e as mais altas durante o dia e nos meses de julho e agosto.

Claro que a sensação térmica pode ir bem além, passando dos 30°C.  Na prática, em cidades onde o inverno é muito rigoroso, o verão também é extremo, com temperaturas chegando a 40°C. Esse é o caso de Toronto e Winnipeg, por exemplo. Portanto, se quiser vir de camiseta sem mangas e havaianas direto do Brasil, o verão estará te esperando de braços abertos.  

 
Clima no Canadá - Verão - Toronto
Dia de Verão em Toronto, Ontario.

Outono no Canadá

No outono é sempre igual, as folhas caem no quintal, na rua, nos parques, em todo lugar. É como se o país inteiro ficasse em cima de um tapete!

Mas antes das folhas começarem a cair, não tem como não ficar encantado com as diferentes tonalidades da folhagem das árvores. Tem tons de verde, laranja, amarelo, vermelho, vinho, roxo. Uma das mais belas estações, o outono começa no dia 22 de setembro e vai até o dia 21 de dezembro. No final dessa estação, as temperaturas já ficam bem mais baixas de modo que as pessoas já possam ir se preparando psicologicamente para o inverno.

A quantidade de turistas nesta época é bem menor se comparada com o verão, mas ainda se vê bastante gente nas ruas.  As pessoas concentram boa parte de seu tempo em parques. A ideia é aproveitar bem a paisagem. Além disso, ao menos uma vez na temporada, elas visitam uma fazenda onde se pode colher as próprias maçãs. Geralmente se paga apenas pelo peso de maças colhidas no cesto, mas há fazendas que cobram também a entrada no local.

Outra prática bem típica no país durante o Outono é apanhar abóboras do chão das fazendas. Muitas famílias gostam de esculpi-las no formato que quiser, podendo assim levar para casa como um enfeite para o Halloween. A abóbora também é cobrada normalmente de acordo com o seu tamanho.

Para aqueles que estiverem visitando British Columbia, um passeio que não pode ficar para trás é um tour pela rota dos vinhos, na região do Vale de Okanagan. Só para se ter uma ideia, há quase 300 vinícolas em toda região! O outono é uma das melhores estações para fazer o passeio, já que ocorrem dezenas de eventos por lá. Na maioria das vezes eles são relacionados à arte como eventos musicais, por exemplo. Tudo sempre acompanhado de um excelente vinho, claro. 

Na estação da Maple Leaf, folha que representa o Canadá, as temperaturas variam um pouco de uma região para outra. Veja abaixo:

  • Em Vancouver, os termômetros ficam entre 6°C e 14°C
  • Já na província ao lado, Alberta, as temperaturas chegam à mínima de -1°C e máxima de 11°C em Edmonton, por exemplo.
  • Em Ottawa, Toronto e Montreal as temperaturas são bem parecidas, variando de 3°C a 14°C.
Clima no Canadá - Fazenda de abóboras - Outono
Fazendas de abóboras fazem sucesso com a garotada durante o Outono no Canadá
Clima no Canadá - Outono
Parques ficam lotados de folhas pelo chão

Inverno no Canadá

Sabe aquele frio nervoso que a gente sente por quatro ou cinco dias na nossa cidade no Brasil? Ou quando você vai passar o Natal Luz em Gramado? Ou quando passou sua lua de mel em Campos do Jordão no mês de julho? Muito frio, não é? Então, no Canadá você pode multiplicar essa sensação por 10, ou até por 15 vezes dependendo do lugar! Não é exagero e nem uma ameaça. É um aviso. Se você não curte fotos de neve no Instagram ou se treme quando abre a própria geladeira… Melhor pensar direitinho para qual província ou cidade quer embarcar. 

Muitos brasileiros curtem a temporada de inverno, que vai de 21 de dezembro a 20 de março, por conta dos esportes praticados. Eles são muitos, tais como o ski, o snowboard e a patinação no gelo. Outros, preferem frequentar locais fechados como cafeterias, restaurantes e bares, que oferecem um ambiente completamente aquecido.

Aliás, é essencial destacar este fato. No Brasil, durante o inverno em cidades que realmente fazem frio, a maioria das pessoas precisa ficar inteiramente agasalhada dentro de casa ou de estabelecimentos comerciais. No Canadá as coisas são diferentes. No gigante do norte, absolutamente todas as residências, comércios e até mesmo transporte público tem calefação. A única coisa que enche um pouco a paciência é ter que ficar tirando e colocando aquele tanto de vestimenta de frio ao entrar e sair de um ambiente interno.

Um hábito bastante comum para superar o inverno no Canadá, além de usar cada peça de roupa adequada, é andar com um copo ou garrafa térmica de café na mão. E isto realmente ajuda bastante, viu! Estando bem agasalhado, você consegue aproveitar bem esta estação tão ausente do Brasil.

Vale muito a pena passear em meio a neve nas ruas da cidade, admirar as montanhas branquinhas mesmo que de longe e curtir os festivais de inverno que cada região oferece. As grandes cidades não param no inverno. O movimento pode até cair um pouco e o comércio fechar mais cedo, já que em geral às 17h já está tudo escuro. Mas há sempre algo interessante para fazer durante o dia.

Está curioso para saber até que nível o mercúrio do termômetro desce? Então vamos lá:

  • Se você é corajoso e curte o inverno, você pode pegar temperaturas que chegam tranquilamente a casa dos -24°C nas províncias de Quebec, Ontario, Saskatchewan e Manitoba.
  • Na província de Alberta a mínima é um tanto mais tranquila, por volta de -16°C.
  • Nas províncias mais ao norte do país, onde até urso calça meia, as temperaturas batem os -30°C. Mas deixemos bem claro que cidades muito visadas como Toronto e Montreal, por exemplo, não ficariam espantadas se a temperatura caísse para -30°C, ocasionalmente.
  • Ficou triste? Não fique! Há uma salvação para aqueles que não estão dispostos a tanto. Chama-se British Columbia. Nesta bela província, a temperatura mínima fica em média entre -2°C e 5°C. Tranquilo, não é mesmo?

Como já mencionamos anteriormente, o nível de frio que você vai passar vai depender muito do quão preparado você está. Quando dizemos preparado leia-se agasalhado. O tipo, o tamanho, o material e até a marca podem impactar a sua resistência. E para te ajudar neste quesito, tomaremos a liberdade para encarnar um(a) especialista em moda. Assim você terá uma noção básica do que as pessoas vestem no Canadá para sobreviver ao inverno rigoroso. É só continuar conosco na leitura.

Grouse Mountain: Um dos locais favoritos dos brasileiros em Vancouver para a prática de esportes de inverno
Clima no Canadá - Inverno - Montreal
Montreal bem branquinha durante o inverno canadense

O que vestir no inverno canadense

Para começo de conversa, independentemente da província, se a temperatura estiver abaixo de 5°C você já deveria se preocupar em garantir que todas as partes do seu corpo estejam bem cobertas. Não dá para brincar com o clima no Canadá!

Muitas vezes não levamos em consideração que o inverno não é apenas uma temperatura muito baixa. Há outros fatores climáticos que acompanham o frio, como o vento e o próprio cair da neve. Tudo isto influencia na sensação térmica. Por essa razão, é primordial que você esteja agasalhado literalmente da cabeça aos pés.

Veja abaixo algumas roupas e acessórios que você deve ter pelo menos à disposição no guarda-roupa:

  • Casaco impermeável: para quem vai para Vancouver, um casaco que aguente chuva é tão obrigatório quanto votar no Brasil.  Para você ter uma ideia, a cidade tem o apelido de Raincouver. Chove muitas vezes ao ano, e pode acontecer de chover por semanas ininterruptamente. Entretanto, este tipo de vestimenta não se aplica somente à chuva. Em todas as outras províncias, por receberem uma neve pesada, também recomenda-se usar este tipo de casaco. O legal é que existe a opção de comprar com forro removível. É como se fosse um casaco dentro do outro, sendo o interno para aquecer, e o externo para proteger do molhado. Há diversas marcas de alta qualidade e que são bem populares no Canadá. Veja algumas delas: The North Face, Columbia, Helly Hansen, Mountain Warehouse e a canadense Arc’teryx. Todas elas oferecem um leque amplo de jaquetas para inverno rigoroso. Além disso, cada uma tem modelos típicos para a prática de esqui e snowboard. Uma dica legal é procurar também nas outlets das cidades. Nós temos uma lista bacana das principais outlets de Vancouver e também das outlets de Toronto aqui em nosso blog.
  • Calças, blusas e acessórios térmicos: você tem a opção de comprar calças de diferentes níveis de aquecimento, isto é, quente, muito quente, superquente. No caso das mulheres, que as vezes optam por usar saias e vestidos, a ideia é vestir meia-calça ou legging térmica por baixo. Elas também variam em textura e nível de calor. Em relação a blusas, como já mencionado anteriormente, os ambientes internos são muito bem aquecidos. Portanto, considerando que você terá que tirar todas as camadas de agasalho e deixar na entrada do local, o ideal seria ter uma blusa térmica de manga curta. Além de tudo isso, tenha em mãos luvas térmicas e para touchscreen, cachecol e touca.
  • Calçados impermeáveis: no caso dos homens, um tênis ou bota resistente à água já está de bom tamanho, contanto que também esteja calçando meias térmicas. As marcas Timberland e The North Face são as mais usadas. Já as mulheres costumam usar botas forradas e à prova d’água, de diferentes modelos. Para elas, as marcas canadenses Sorel e Cougar, e The North Face são as mais queridas no país. Para aquelas que estiverem se dirigindo a Vancouver, especificamente, há uma marca de bota muito renomada chamada Hunter, que protege bem da chuva. Porém, há também opções mais em conta e que conseguem proteger bastante do frio e da chuva. 

Agora que você leu estas sugestões de moda de inverno, você provavelmente tirou a conclusão de que os agasalhos do Brasil não são páreos para o frio canadense, certo? A não ser que você já tenha passado por invernos em países tão frios quanto o Canadá, você terá que ir às compras assim que chegar no país. 

Você até consegue encontrar todas estas vestimentas no Brasil, mas o preço certamente será desleal. Se você for desembarcar em pleno inverno, venha com o máximo de proteção possível. Assim, é só ir a um outlet quando sobrar um tempinho.  Os preços não são tão baixos quanto nos outlets dos Estados Unidos, mas são muito mais acessíveis do que no Brasil.

Os maiores outlets estão presentes nas províncias de British Columbia, Alberta, Ontario e Quebec. Mas além dos grandes outlets, os shopping centers do Canadá também são uma ótima opção. É sempre possível encontrar boas promoções nesses locais. Agora, se você pisar no país na primavera, verão, ou até mesmo no outono, os agasalhos do Brasil serão suficientes. Desta forma, você terá um tempo para se preparar para o inverno tranquilamente. E acredite: Receber o inverno fisicamente equipado faz toda a diferença!

  

 

  • Excelente matéria. Parabéns pelo conjunto de informações que foi bem estruturado e abordado com clareza. “Mal” posso esperar para iniciar as minhas sensações neste País.

    • Oi Thiago , tudo bem?
      Atualmente o clima realmente não tem um padrão certo não é mesmo?
      Estes dados são mais gerais mesmo em relação às máximas e mínimas , médias, registradas nas províncias. Mas realmente há regiões das mesmas que estes valores alternam.
      Abraços

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >