Estudar na Irlanda

De malas prontas para o intercâmbio: “Vou estudar na Irlanda”

Estudar na Irlanda é o sonho de muitos brasileiros. Além de estar na Europa, o que facilita a visita a outros países, a obtenção do visto é relativamente menos burocrática se compararmos com outras nações. Um outro ponto interessante e que chama muito a atenção dos intercambistas é que é possível trabalhar enquanto estuda inglês na país.

E quem está com as malas prontas para a Irlanda é o nosso cliente Lucas Diego Silva, que embarca para Bray no próximo dia 18 de setembro. O paulista de Fernandópolis tem 26 anos e vai ficar no país por oito meses – seis meses estudando inglês e dois meses em férias – e pretende neste período também trabalhar na Irlanda para melhorar o idioma e aprender no dia a dia como funciona o modelo de vida de um irlandês.

Lucas, que nunca morou ou viajou para fora do Brasil, vai fazer o intercâmbio para a Irlanda sozinho! Para isso, ele pesquisou bastante e procurou a 3RA para auxiliá-lo em todo o processo. “Eu busquei informações por uns seis meses sobre como é a experiência de fazer um intercâmbio. Ao todo, foi quase um ano e meio de planejamento até a data de embarque”.

A decisão de sair do Brasil

Lucas é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Para ele, falar bem inglês é de extrema importância para sua carreira, e foi aí que surgiu a vontade de sair do país. “Resolvi estudar inglês há dois anos, pois o conhecimento do segundo idioma é muito importante para atuar na minha área de trabalho. Aí quando eu terminei a faculdade tive certeza que queria fazer intercâmbio. Vi que saindo do Brasil as oportunidades seriam ideais pra mim”.

Após ter certeza que queria embarcar nesta aventura, Lucas decidiu contar para a família. “Foi até tranquilo contar para os meus pais. No começo eles ficaram um pouco assustados, porque é uma transição e tanto né? Mas depois foram entendendo a ideia e viram que era uma mudança por um bom motivo e agora me dão total apoio”.

A primeira opção de Lucas sempre foi a Irlanda, porém, após fazer algumas pesquisas, ele se interessou também por um curso de administração no Canadá. “Eu tentei o Canadá, porém tive o visto negado. Aí eu voltei para a opção inicial e estou muito feliz! Não só porque eu sempre quis estudar na Irlanda, mas também pela questão financeira. Os programas de estudo na Ilha Esmeralda são bem mais baratos que no Canadá. Valeu a pena e estou muito ansioso pra viajar logo!”

Além disso, Lucas acredita que a Irlanda é um destino muito interessante em vários outros aspectos como a facilidade na liberação do visto, além da possibilidade de renovação do documento após a conclusão do curso. “Estou indo com objetivo de aprender o máximo sobre o idioma e sobre o país, que vi que tem vários pontos turísticos lindos”, complementa Lucas.

Estudar na Irlanda: Bray

Bray fica no litoral da Irlanda e é a maior cidade do condado de Wicklow. Localizado a apenas 20 quilômetros de Dublin, este destino também está na lista do top 5 para quem quer estudar na Irlanda. A proximidade entre as duas cidades faz com que muita gente combine a badalação da capital com a tranquilidade da cidade pequena.

“Escolhi Bray por ser uma cidade não muito grande, o que torna mais mais fácil andar e conhecer o local. Além disso, achei ela mais parecida com o município que moro no Brasil. Sou do interior de São Paulo, então acho que a adaptação será mais fácil. E como não é tão longe de Dublin, fica tranquilo caso eu precise ir lá”, conta Lucas.

Além de estudar, Lucas quer trabalhar na Irlanda. Como ele está matriculado em um curso de inglês de mais de seis meses, com 15 horas semanais de aulas, ele poderá trabalhar por até 20 horas por semana durante este período. “Acredito que será um ótimo teste para colocar o aprendizado em prática e também para ganhar um dinheiro extra para ajudar nas despesa que terei por lá”.

Moradia para estudantes na Irlanda

Uma das opções mais tradicionais para estudantes em intercâmbio é se hospedar em casa de família. A chamada Homestay é uma opção muito atrativa, já que permite praticar bastante o inglês com os membros da casa, além de conhecer mais sobre a cultura local. A questão financeira também chama a atenção, pois os pacotes contam com alimentação, um dos custos mais altos no país.

Para ele, esta experiência será única. “Estou ansioso para vivenciar o dia a dia de uma família tradicional do país. Eu vejo também como um fator positivo a questão de segurança, pois você tem sempre alguém com quem contar. Eu que vou sozinho, já terei uma família para me ajudar no que eu precisar a princípio”, conta o estudante.

O pacote de Lucas conta com café da manhã e jantar de segunda a sexta e pensão completa no fim de semana. “Eu preferi contratar com alimentação completa, pois assim terei mais tempo para fazer outras atividades. Além disso, será um momento em que poderei interagir com a família”.

Expectativa para estudar na Irlanda

As aulas de Lucas começam no dia 25 de setembro e serão de segunda a quinta, de 9h às 13h30. “A expectativa sobre a escola é enorme. Quem me recomendou foi a Adriana da 3RA Intercâmbio de São Paulo. Eu também fiz algumas pesquisas e só encontrei notícias boas sobre a instituição!”

Para ele, a importância de estudar fora é indiscutível. “Acho que será uma experiência inesquecível para minha vida. Além de adquirir conhecimentos extremamente diferentes de tudo que já vivi, vou conhecer novos lugares, lidar com uma cultura diferente. Um enriquecimento enorme”, comenta Lucas.

Estudar na Irlanda: Suporte 3RA Intercâmbio

Segundo Lucas, o serviço da 3RA Intercâmbio foi de suma importância, em especial as dicas e conversas que teve com a Adriana do escritório de São Paulo. “Ela foi super paciente e atenciosa comigo, tirou todas as minhas dúvidas e me ajudou a escolher o melhor destino para realizar o meu intercâmbio”.

Lucas destaca a importância de consultar profissionais que entendem deste mercado. “Esta ajuda inicial é que vai delinear todo seu planejamento, por isso busquei uma empresa que tivesse reconhecimento no mercado. Agradeço muito a ajuda e todo suporte que a equipe da 3RA me deu, estou muito feliz e satisfeito”. Para saber como fazer seu intercâmbio para a Irlanda, entre em contato com a 3RA Intercâmbio.

Ao futuro, Lucas deixa em aberto, mas expressa suas expectativas. “Penso em talvez permanecer na Irlanda e continuar meus estudos por lá. Vamos ver daqui para a frente. É só o começo de uma grande jornada!”.