Empregos no Canadá: como organizar sua pesquisa

Mandar currículo para todas as vagas de empregos no Canadá pode parecer uma estratégia. Isso é muito comum, principalmente, quando estamos iniciando nossa carreira no país. Porém, esta busca desenfreada por empregos no Canadá significa criar diversos modelos de currículos e cartas de apresentação (cover letters), além de ter que acompanhar diversos prazo de entrevistas. Com tudo isso, a gente acaba ficando meio desorganizado.

Para te ajudar a não cair nestas armadilhas, seguem algumas dicas para manter sua pesquisa mais disciplinada e assertiva.

Trabalhar no Canadá: tenha objetivos para sua carreira

Comece pensando qual o seu objetivo profissional no Canadá. É muito fácil sair mandando muitos currículos, mas antes disso, trace um caminho onde você possa se ver no futuro. Por exemplo, pense na tão tradicional pergunta: onde você gostaria de estar em dez anos?

Não se preocupe, você não precisa ser excessivamente específico. Uma vez que você tenha uma ideia geral em mente, trabalhe para trás, ou seja, vá pensando no 5° ano, depois no primeiro e por fim, nos primeiros seis meses.

Reflita sobre o que você gosta de fazer agora e o que você gostaria de fazer no futuro. Uma vaga aplicada neste momento pode lhe trazer frutos? Às vezes, este processo pode demorar um pouquinho, mas com certeza esta estratégia inicial te guiará a entrar em um mercado competitivo de empregos no Canadá.

Lembre-se, ao fazer isso, certifique-se de levar em consideração a família, a educação e as finanças. Você terá que se comprometer ao longo do caminho, mas se você tiver um plano B, poderá se sair muito melhor no decorrer deste trajeto.

Empregos no Canadá: crie um cronograma de ações

Depois de pensar nos seus objetivos, é hora de começar a elaborar um cronograma. Afinal, para alcançar suas metas, você precisará de tempo. E é muito importante que você defina objetivos de curto e longo prazo. O que preciso fazer antes de tudo?

O primeiro passo é reservar um tempinho para a procura da tão sonhada vaga em um mundo de empregos no Canadá. O ideal é separar duas horas do seu dia. Você acha que isso é possível? Nem sempre, não é mesmo? Diante de tantas tarefas diária, pode parecer impossível, mas não se preocupe, que, com o passar dos dias, você vai acabar se organizando. Basta pensar em quanto tempo você gasta nas mídias sociais durante uma semana!

Em seguida, comece a criar o seu cronograma. Você pode, por exemplo, começar dedicando uma hora para atualizar seu perfil do LinkedIn. Separe mais uma hora ou duas para colocar em dia as informações do seu currículo e criar modelos de carta de apresentação para diferentes trabalhos.

Também é uma boa ideia criar alertas de trabalhos em sites de busca de empregos no Canadá. Estas mensagens cairão diretamente em sua caixa de entrada de e-mail, o que facilitará o rastreio de novas oportunidades.

Estratégia para encontrar sua vaga de emprego no Canadá

Aplicar para uma tonelada de empregos no Canadá pode te fazer pensar que está evoluindo. Mas não está. Esta é a maneira mais fácil de se tornar desorganizado (e desencorajado).

Lembra dos objetivos de curto e longo prazo que você definiu? Neste passo é que você os coloca em ação. Além disso, mantendo seus objetivos em mente poderá ajudá-lo a restringir sua busca a empregos.Ter em mente sempre onde você quer chegar é uma forma de economizar tempo, pois você começará a restringir sua busca a apenas vagas que te ajudarão a conquistar seus objetivos.

Uma boa maneira de fazer isso é restringir os filtros de busca para apenas oportunidades que correspondam às suas habilidades. Ao se ver em posições apropriadas, você pode aumentar suas chances de ser chamado para as entrevistas de emprego.

Encontre seu emprego no Canadá: acompanhe suas aplicações

Working Jim Carrey GIF - Find & Share on GIPHY

É neste momento que as informações podem ficar bem confusas. Aplicar para várias posições de uma vez deixa você com muitas informações diferentes para gerenciar. Para te ajudar neste processo e garantir sua tranquilidade, é muito importante acompanhar todos os detalhes ao longo do caminho.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é criar um sistema que acompanhe cada vaga. Você pode começar criando uma planilha. Não se preocupe em fazer nada extravagante. Certifique-se apenas de incluir informações, como:

  • O nome da empresa que você está se candidatando;
  • O nome, e-mail e o número de telefone do seu contato na empresa;
  • A data em que você aplicou para aquela vaga;
  • Datas e horários para prazos e entrevistas;
  • Datas a partir do primeiro contato do empregador;
  • Status da sua aplicação (mesmo que você tenha recebido uma resposta negativa, aguardando entrevista ou que já tenha uma agendada).

Dica: o Excel é uma das ferramentas mais utilizadas na hora de rastrear suas informações. Mas se você não é um grande fã desta ferramenta, há outras opções pela internet, como é o caso da JibberJobber.

Todo este processo de busca de emprego pode parecer complicado e, às vezes, te levar a sentir-se desencorajado. Mas não desanime! O tempo será seu maior aliado. Seguindo estas dicas, você estará pronto para uma busca de trabalho eficaz, organizada e positiva.

Boa sorte!

Fonte: Workopolis

Você também poderá gostar destes artigos:
Emprego no Canadá: Como procurar por vagas online com segurança
Profissões em alta no Canadá em 2017

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>