3RA Intercâmbio

Dicas valiosas para se dar bem em entrevistas de emprego

6 Shares

Assim como em praticamente todos os lugares do mundo, a entrevista é uma das etapas mais importantes na conquista de um emprego novo no Canadá. Por isso, nós da 3RA Intercâmbio estamos sempre elaborando novos textos para o blog sobre o assunto. Nós já escrevemos sobre os tipos de entrevista que acontecem no Canadá, elaboramos uma lista com as perguntas mais frequentes, mostramos quais são os principais erros, além de dicas de comportamento e etiqueta.

Agora, nós decidimos fazer uma lista aqui em nosso site com cinco dicas valiosas para esta etapa. Leia os tópicos abaixo com atenção. Mas não esqueça de dar uma olhadinha também nos outros conteúdos aqui do blog sobre o assunto. Após a leitura, temos certeza que você estará mais do que preparado para garantir seu primeiro emprego no Canadá.

Dicas para o momento da entrevista

1) Seja conciso

Além de sempre ser pontual – Nunca esqueça que pontualidade é algo essencial aqui no Canadá – você sempre deve ter em mente o seu tempo de entrevista. Nunca fique falando demais, tomando o tempo do entrevistador. Escute a pergunta com atenção e responda única e exclusivamente àquele questionamento.

2) Sempre dê exemplos

Uma coisa é você falar que sabe ou pode fazer algo. Outra coisa é você comprovar isso com fatos. Por isso, sempre dê exemplos de coisas que você já fez, destacando sua competência e singularidade. Para o entrevistador, o seu comportamento no passado pode indicar o seu desempenho no futuro.

É sempre bem interessante também levar uma pasta com cópias extras de seu currículo e uma cópia com os contatos de suas referências.

Antes da entrevista, também leia seu currículo com calma e tente antecipar algumas perguntas que podem ser feitas a você. Pense em exemplos estratégicos e recentes. Desta forma, quando a pergunta for feita, você vai conseguir responder com confiança.

3) Seja honesto

Alguns candidatos pensam que “enrolar” o entrevistador diante de alguma pergunta difícil é uma boa técnica. Normalmente as pessoas não pensam se estão realmente respondendo ao que o entrevistador perguntou. Por isso, tenha certeza que você entendeu a pergunta e peça informações extras se você não estiver certo do que precisa responder. E seja honesto em sua resposta. Não tente “divagar”, dando exemplos que não são relevantes. Apenas fale a verdade.

4) Preste muita atenção às perguntas

Escute ao entrevistador sempre com muita atenção. Leia as entrelinhas. Às vezes, algumas informações não são ditas explicitamente, mas também são extremamente importantes. Existem dois tipos de entrevistadores: os mais sérios, que acabam forçando os candidatos a assumirem uma postura também mais séria, e os mais descontraídos, que preferem deixar os candidatos mais à vontade para conseguir retirar todas as informações necessárias. Por isso, lembre-se: Sempre mantenha seu profissionalismo.

5) Esteja pronto para fazer perguntas

Outra dica valiosa é sempre estar preparado para fazer boas perguntas ao entrevistador. Elas mostram que você está interessado na empresa ou no trabalho.