3RA Intercâmbio

Saiba o que NÃO fazer em uma entrevista de emprego

2 Shares

Aqui em nosso blog você encontra inúmeros textos sobre como agir em entrevistas de emprego no Canadá. As dicas vão desde regras de etiqueta a até como se comportar em cada etapa deste processo: antes, durante e após. Porém, nós ainda não tínhamos elaborado um material com coisas que você não deve fazer enquanto está sendo entrevistado. Desta forma, nós resolvemos reproduzir aqui seis “Interview’s Peet Peeves” – ou seja, seis atitudes que irritam qualquer entrevistador – listados pelo site Monster.ca. Leia com bastante atenção. 

1) Não “tome banho” de perfume

Um perfume muito forte pode incomodar o entrevistador. Afinal, nem todo mundo tem o mesmo gosto para perfumes. No site Monster.ca, eles contaram a história de Pat Riley, autor do livro “Secrets of Breaking into Pharmaceutical Sales”. Segundo Pat, preparar-se para uma entrevista não é a mesma coisa que preparar-se para um encontro. Uma vez, durante uma entrevista, uma das candidatas exagerou no perfume que, por sinal, era o mesmo que a ex-namorada de Pat usava. Nada agradável, não é mesmo?

2) Não fale muito pouco ou dê respostas muito curtas

O site Monster.ca conversou com Steve Jones, gerente de uma empresa de software em Dallas. Ele contou que sempre tenta perguntar questões abertas e espera por respostas completas, mas nem sempre tem muito sucesso. Em alguns dos casos, ele chega até a falar para os candidatos que precisa de mais informações e pede também para que eles perguntem algo. Porém, nem assim ele consegue obter as respostas que precisa. Segundo Jones, se você está procurando emprego, deve estar sempre preparado para responder as questões e também para falar um pouco sobre você mesmo.

3) Falar demais também pode ser um problema

Em entrevista ao Monster.ca, Dotti Bousquet, de uma empresa de Connecticut, disse que para ela o pior candidato é aquele que começa a “divagar” durante a entrevista. Ela falou que uma vez fez uma pergunta para uma candidata e ela não parou de falar por 45 minutos, e que era praticamente impossível interrompê-la. Por isso, ela precisou falar que a entrevista estava encerrada e foi até a porta para abrir para a candidata, que ainda assim foi falando por todo o caminho. Segundo a especialista, os candidatos precisam estar sempre focados e responder apenas aos questionamentos que foram feitos. Para ela, dois ou três minutos são o suficiente.

4) Não evite contato visual!

A comunicação não-verbal também tem um papel fundamental nos processos de entrevista. O recrutador de uma agência de Connecticut, Gwen Sobiech, contou ao Monster.ca que as pessoas que não mantém contato visual são as que mais o irritam. Ele disse que algumas pessoas são tão tímidas que não olham para ele durante a entrevista nenhuma vez. Neste caso, se você não está confortável olhando nos olhos do entrevistador, é só imaginar um “terceiro olho”, um pouco acima e entre os dois olhos da pessoa.

5) Não use gírias

Para Robert Fodge, de uma empresa localizada em Dover, Delaware, a forma de falar pode ser um grande problema durante a entrevista. Segundo ele, a forma de usar a linguagem é muito importante. Gírias não tem espaço no mundo dos negócios.

6) Jamais minta durante a entrevista

Segundo o Monster.ca, uma das maiores reclamações dos entrevistadores é quando os candidatos não são completamente verdadeiros. Acredite, pequenas mentiras são muito comuns. Um exemplo frequente é, por exemplo, “aumentar” as realizações profissionais.

Clique aqui e saiba como trabalhar no Canadá