3RA Intercâmbio

Veja 5 dicas de etiqueta para entrevistas de emprego no Canadá

0 Shares

Há pouco tempo atrás, nós elaboramos um texto sobre a cultura canadense no ambiente de trabalho. Porém, é muito importante saber também como se comportar já na entrevista de emprego, pois é ali que será o seu primeiro contato pessoal com o empregador e como todo mundo diz, “a primeira impressão é a que fica”.

Alguns pontos da cultura canadense na entrevista de emprego são até bem parecidos com aqueles que estamos acostumados no Brasil. No entanto, certos detalhes são diferentes e estar ciente deles pode lhe ajudar e muito neste momento. Por isso, leia atentamente as dicas abaixo:

1)Esteja preparado para passar uma boa primeira impressão

Para uma primeira boa impressão você deve sorrir, movimentar as mãos (mas com cuidado para não exagerar!), escolher a roupa adequada, fazer contato visual e respeitar o espaço do entrevistador. Um ponto muito importante é que muitas empresas canadenses não permitem que os colaboradores usem colônias e perfumes, pois algumas pessoas podem ter alergias. Por isso, é melhor não arriscar. Apenas o banho já será suficiente.

2) Tenha boas maneiras à mesa

Diferente do Brasil, no Canadá é muito comum ocorrerem entrevistas durante o almoço. Essa é uma boa oportunidade do entrevistador observar você em outro ambiente além do escritório. Caso você tenha que participar de uma entrevista do tipo, nunca peça o prato mais caro do cardápio ou bebidas alcoólicas. Seja educado e jamais comece a comer antes das outras pessoas na mesa. No Canadá, você precisa esperar até que todo mundo se sirva ou seja servido para só depois começar a comer.

3) Jamais deixe o telefone tocar no momento da entrevista

Nunca esqueça de desligar o telefone antes da entrevista começar. Porém, caso isso aconteça e o seu celular toque, peça desculpas e desligue em seguida. Jamais atenda a ligação. No Canadá isto é considerado muito rude.

4) Sempre agradeça pela entrevista

No Canadá as empresas esperam que você envie uma pequena nota de agradecimento depois da entrevista por e-mail. É também uma boa oportunidade para adicionar alguma informação que você tenha esquecido de falar no momento da entrevista.

5) Fique sempre atento à sua caixa postal do celular

Normalmente os brasileiros não tem costume de usar a caixa de mensagens de voz do celular. Nós não deixamos recado com frequência e, muitas vezes, nem lembramos que ela existe. Porém, no Canadá este recurso é muito usado, inclusive por empresas. Portanto, grave uma mensagem clara e discreta para que o empregador não tenha alguma surpresa desagradável. Também nunca esqueça de checar sempre a sua caixa postal. O seu convite para a entrevista ou até mesmo o resultado dela podem estar ali.

Clique aqui para saber como trabalhar no Canadá