3RA Intercâmbio

Administração no Canadá: Salários, carreiras e futuro

652 Shares

Já pensou em trabalhar na área de administração no Canadá? Se a sua resposta foi sim, este texto é ideal para você!

Embora muitas tarefas de escritório tenham sido digitalizadas, o papel dos responsáveis administrativos não diminuiu. Na verdade, muito pelo contrário. Profissionais nesta área que são tecnologicamente experientes têm uma enorme vantagem sobre seus colegas menos inclinados tecnicamente.

Em 2018, a grande maioria das habilidades administrativas requer tecnologia de algum tipo. De acordo com a pesquisa da Randstad, empresa especializada em mercado de trabalho no Canadá, outra grande tendência é uma crescente dependência de profissionais administrativos para lidar com tarefas de contabilidade. Mais da metade das habilidades que os empregadores estão procurando envolve esta qualidade, que incluem contas a pagar e receber, conhecimento de software contábil e escrituração geral.

Outro dado muito bacana foi revelado pela pesquisa anual das melhores ocupações no Canadá, realizada pela revista Canadian Business. Neste relatório, a carreira de Administração no Canadá aparece entre as 25+, sendo representada por diversos cargos. Um deles é  Corporate Sales Manager (Gerente de Vendas Corporativas), que envolve uma forte prática administrativa e organização; e Business Services Manager (Gerentes de Negócios), responsável por gerenciar a empresa.

Atividades administrativas em alta no Canadá

Administração no Canadá

Em 2018, trabalhos de escritório que apoiam e facilitam o trabalho de outros funcionários continuam sendo os mais populares. A necessidade destes profissionais vem crescendo gradativamente.

Veja abaixo:

  1. Assistente administrativo (administrative assistant)
  2. Recepcionista (receptionist)
  3. Auxiliar de escritório (office clerk)
  4. Gerente de escritório (office manager)
  5. Assistente executivo (executive assistant)
  6. Bookkeeper
  7. Contas a pagar (accounts payable )
  8. Administrador do escritório (office administrator)

Salários para área de administração no Canadá

Um dos fóruns mais agitados nas redes sociais são aqueles falando sobre profissões em demanda no Canadá. Um ponto muito interessante é que profissionais de Administração no Canadá têm remunerações consistentes em todo o país.

Em 2018, o salário anual médio desta área no país está  em torno de CAD 39.800, um salto em relação ao ano passado, que registrou uma média de CAD 37.000.  Veja abaixo a média salarial por cidade canadense:

Salários por cidade: Área administrativa no Canadá

Administração no Canadá

 

 

 

 

 

 

Mesmo que a maioria das oportunidades da área de administração esteja nos grandes centros, você poderá encontrar oportunidades em todo o Canadá. Só para se ter uma ideia, atualmente há mais de 1,8 milhão de profissionais atuando. E em qualquer momento que você pesquisar por esta área, encontrará, pelo menos, 30 mil vagas ativas no país. Ótimo, não é mesmo?

De acordo com o último Censo, houve um aumento de 4.270 novos postos de trabalho neste setor no último ano, indicando que os funcionários do escritório são mais necessários do que nunca.

Dicas para se dar bem na área de administração no Canadá

Administração no Canadá

Uma das dicas para aumentar suas possibilidades, não só na área administrativa, é buscar as ocupações em demanda e focar nas atividades exercidas. Por exemplo, a pesquisa da Randstad está sempre colocando em evidência algumas habilidades com a ideia de impulsionar os profissionais no mercado.

Para a área de administração no Canadá, por exemplo, os empregadores estão procurando uma série de habilidades. Fique atento à evolução da tecnologia, pois saber lidar com ela é um dos pontos cruciais para garantir sua empregabilidade no Canadá.

Veja alguns conhecimentos que te colocarão um passo à frente:

  1. Pagamentos de contas (Accounts payable)
  2. Recebimento de contas (Accounts receivable)
  3. Quickbooks
  4. Relacionamento com clientes (Customer Relationship Management)
  5. Sistema de arquivamento (Filing systems)
  6. Software de contabilidade (Accounting software)
  7. Certificado de Segurança (Security clearance)
  8. Software de contabilidade geral (General ledger software)

Administração no Canadá: top setores para esta área

A economia baseada em serviços do Canadá depende da expertise de funcionários qualificados. As empresas precisam de pessoal administrativo para manter suas operações do dia a dia nos trilhos.  Em 2018, a equipe administrativa é a mais requisitada em vários cenários de varejo, bem como o crescente setor de saúde.

Veja abaixo

1. Administração
2. Varejo
3. Manufatura
4. Atacado
5. Cuidados de saúde

Fontes: Randstad

Canadian Business (Canada’s Best Jobs 2017: The Top 25 Jobs in Canada)

Sites de emprego no Canadá

Para te ajudar nesta empreitada, seguem abaixo alguns dos principais sites de busca de emprego no Canadá. Mas fique atento, pois a busca desenfreada para todas as oportunidades não é a melhor estratégia. E ainda, faça currículos e cover letters customizados, pois os empregadores querem entender quais são suas experiências e como você poderá contribuir para o novo desafio.

Go2HR

O Go2HR é um site de Vancouver, mas que reúne oportunidades nas áreas de turismo e hospitality de toda British Columbia. Lá você poderá encontrar empregos de verão, oportunidades em hotéis, restaurantes, etc. O sistema de busca do site é bem simples e você pode selecionar a região onde quer trabalhar para facilitar a procura.

WorkBC

O Work BC é uma iniciativa do governo de British Columbia que tem como objetivo ajudar aos moradores da província em todas as questões referentes ao mercado de trabalho local. No geral, o órgão auxilia na busca por emprego e também em planos de carreira. O site conta com um banco de dados bem abrangente e inúmeras opções de vagas disponíveis.

Indeed

O Indeed, que já é famoso no Brasil, também é no Canadá. O funcionamento do site é muito simples: basta acessá-lo e já na página inicial você vai encontrar o sistema de busca. Você poderá procurar as oportunidades selecionando o local onde reside, posição desejada ou empresa. No próprio site, você deverá cadastrar seu currículo para a vaga escolhida e ele será encaminhado automaticamente para o empregador que está recrutando novos funcionários.

Job Bank

O site Job Bank é a principal fonte de busca de emprego no Canadá. O site é coordenado pelo governo canadense e oferece aos usuários informações sobre as oportunidades em aberto, os pré-requisitos exigidos para a vaga, salários etc.

BCJobs.ca

O BC Jobs reúne as oportunidades de emprego em British Columbia e faz parte de uma rede de sites. Cada província conta com o seu. Se você está em outra parte do Canadá, pode ter acesso ao site da sua região clicando aqui.

Craigslist

Esse com certeza é o mais famoso entre os brasileiros. Cada província tem o seu próprio site com informações específicas daquela localidade. É um ótimo lugar para buscar oportunidades. Veja os sites de cada região: Calgary, Edmonton, Halifax, Montréal, Ottawa, Québec, Saskatoon, Toronto, Vancouver, Victoria, Winnipeg

Monster

O Monster.ca reúne as oportunidades disponíveis em praticamente todo o território canadense em um único lugar. Para facilitar a sua vida, você pode selecionar a cidade desejada e buscar o emprego dos sonhos por lá. Há vagas em Barrie, Brampton, Calgary, Edmonton, Fort McMurray, Halifax, Hamilton, Kamloops, Kelowna, London, Mississauga, Montreal, Nanaimo, Ottawa, Red Deer, Toronto, Vancouver, Victoria e Winnipeg.

Veja também: Você sabe quanto ganha um profissional da sua área no Canadá?
Empregos no Canadá: como organizar sua pesquisa