3RA Intercâmbio

Área de TI no Canadá: profissões em demanda

302 Shares

Atualmente, há uma demanda intensa para a área de TI no Canadá, o que tem chamado a atenção de muitos brasileiros que procuram por empregos no país.

Só para se ter uma ideia, um estudo recente elaborado pela “Randstad Canada”, empresa de gestão de carreira, colocou a Tecnologia da Informação como uma das áreas mais promissoras do país. Só em 2017, a área gerou 11.500 novas vagas, tornando-se um dos setores que mais crescem no Canadá.

Segundo a consultoria, atualmente a indústria de tecnologia possui 488 mil profissionais de TI, que trabalham em diversos campos, desde gerenciamento de projetos até desenvolvimento de software, análise de dados e segurança da informação.

Trabalhar no Canadá: Vagas de TI

TI no Canadá

A pesquisa mostrou que as áreas mais populares de TI no Canadá estão em torno de desenvolvimento e análise de dados.

Como esperado, um dos profissionais mais requisitados são aqueles com capacidade de codificação, já que o crescimento de talentos nesse setor tem sido muito lento nos últimos anos.

Portanto, se você tem esta expertise, fique ligado! Nos últimos anos, Java tem sido a linguagem de codificação preferida entre os principais empregadores, no entanto, Python e Ruby estão se tornando cada vez mais populares.  SQL (Structured Query Language), C# e linguagens de desenvolvimento web, como HTML, CSS e PHP, também têm uma ótima abertura no mercado.

Porém, se a área de codificação não é a sua especialidade, há também uma grande variedade de opções de empregos para analistas.

As organizações estão constantemente procurando formas de agilizar as operações comerciais e aumentar as vendas. Neste sentido, a importância de saber analisar as informações que estão à disposição das empresas e transformá-las em dados estratégicos é um grande diferencial competitivo e que vai te colocar à frente dos outros candidatos.

Carreiras em tecnologia que estão em alta no Canadá:Gerente de Projetos (project manager)

  1. Gerente de Projeto (project manager)
  2. Engenheiro de Software (software engineer)
  3. Programador de Rede (web developer)
  4. Programador (programmer analyst)
  5. Desenvolvedor Java (Java developer)
  6. Administrador de Sistemas (systems administrator)
  7. Analista de Garantia da Qualidade (Quality assurance analyst)
  8. Analista de Negócios (business analyst)

Salário de TI no Canadá

A indústria de TI  oferece alguns dos melhores salários do país. O valor anual médio gira em torno de CAD 76 mil.

A indústria de TI oferece alguns dos salários mais competitivos do país. O salário anual médio é de CAD 81.500, um aumento significativo em relação aos CAD 76.000 registrados no ano passado. Os 10% dos salários mais baixos estão em torno de CAD 48.750, enquanto os 10% mais altos podem chegar a CAD 114.300 por ano.

Confira a média salarial anual em TI no Canadá:

TI no Canadá

Salário de TI em British Columbia

O site WorkBC desenvolveu um estudo muito bacana também que mostra as principais carreiras e suas perspectivas na província de BC. Normalmente, os brasileiros que chegam ao Canadá já possuem alguma experiência no Brasil. Para estes profissionais, a média salarial, segundo esta fonte gira em torno de CAD 43.75 a hora, com mínimo de CAD 24.04 e máxima de CAD 70.19. Lembrando que estes números são referentes ao cargo de “Computer and Information systems manager”. 

Já o cargo de Analista de Sistema de Informação aparece neste perfil com média salarial CAD 36.92 por hora, com mínimo de CAD 21.46 e máxima de CAD 49.45. Vale muito a pena dar uma olhada nesta tabela, que está na página 17, e verificar qual cargo você está incluído. Pois como todos sabemos, a área de TI é muito vasta, com oportunidades diversas.

Áreas que precisam de profissionais de TI no Canadá

TI no Canadá

Alguns dos maiores nomes de software, tecnologia da informação, finanças e varejo estão competindo ferozmente pelo melhor e mais inteligente talento de TI no Canadá. Confira abaixo as áreas que estão em demanda para este profissionais:

  1. Sistema de Informação
  2. Sistema (software)
  3. Finança e seguros
  4. Manufatura
  5. Atacadista

Principais habilidades para profissionais de TI no Canadá

Como falamos no início do texto, a área de codificação está em alta no Canadá. As duas principais habilidades são Java e SQL. Portanto, se você tem esta expertise, você estará, sem dúvida, em um patamar diferenciado perante os outros candidatos.

Confira as habilidades em demanda:

  1. Java
  2. SQL
  3. Javascript
  4. Linux
  5. HTML
  6. C#
  7. .net
  8. python

Fonte: Randstad Canada

Como procurar emprego no Canadá?

Se você pensa em trabalhar no país futuramente, nós temos um texto em nosso blog que explica onde procurar emprego no Canadá.

Porém, além de saber onde procurar pelas oportunidades, é preciso saber também detalhes importantes tais como adaptar o seu currículo aos moldes canadenses, como fazer uma carta de apresentação do jeitinho que o empregador quer, e um pouco sobre a cultura do mercado de trabalho no Canadá.

Se você está um pouco perdido e quer saber mais sobre o assunto, não deixe de assistir ao vídeo do webinar que fizemos com a especialista canadense Brenda Crump. A profissional conta com mais de 20 anos de experiência nas áreas de recrutamento e seleção.

É só dar o play abaixo: