Atualmente, há uma demanda intensa para a área de TI no Canadá, o que tem chamado a atenção de muitos brasileiros que procuram por empregos no país.

Só para se ter uma ideia, um estudo recente elaborado pela “Randstad Canada”, empresa de gestão de carreira, colocou a Tecnologia da Informação como uma das áreas mais promissoras do país. Só em 2017, a área gerou 11.500 novas vagas, tornando-se um dos setores que mais crescem no Canadá.

Segundo a consultoria, atualmente a indústria de tecnologia possui 488 mil profissionais de TI, que trabalham em diversos campos, desde gerenciamento de projetos até desenvolvimento de software, análise de dados e segurança da informação.

Trabalhar no Canadá: Vagas de TI

TI no Canadá

A pesquisa mostrou que as áreas mais populares de TI no Canadá estão em torno de desenvolvimento e análise de dados.

Como esperado, um dos profissionais mais requisitados são aqueles com capacidade de codificação, já que o crescimento de talentos nesse setor tem sido muito lento nos últimos anos.

Portanto, se você tem esta expertise, fique ligado! Nos últimos anos, Java tem sido a linguagem de codificação preferida entre os principais empregadores, no entanto, Python e Ruby estão se tornando cada vez mais populares.  SQL (Structured Query Language), C# e linguagens de desenvolvimento web, como HTML, CSS e PHP, também têm uma ótima abertura no mercado.

Porém, se a área de codificação não é a sua especialidade, há também uma grande variedade de opções de empregos para analistas.

As organizações estão constantemente procurando formas de agilizar as operações comerciais e aumentar as vendas. Neste sentido, a importância de saber analisar as informações que estão à disposição das empresas e transformá-las em dados estratégicos é um grande diferencial competitivo e que vai te colocar à frente dos outros candidatos.

Carreiras em tecnologia que estão em alta no Canadá:Gerente de Projetos (project manager)

  1. Gerente de Projeto (project manager)
  2. Engenheiro de Software (software engineer)
  3. Programador de Rede (web developer)
  4. Programador (programmer analyst)
  5. Desenvolvedor Java (Java developer)
  6. Administrador de Sistemas (systems administrator)
  7. Analista de Garantia da Qualidade (Quality assurance analyst)
  8. Analista de Negócios (business analyst)

Salário de TI no Canadá

A indústria de TI  oferece alguns dos melhores salários do país. O valor anual médio gira em torno de CAD 76 mil.

A indústria de TI oferece alguns dos salários mais competitivos do país. O salário anual médio é de CAD 81.500, um aumento significativo em relação aos CAD 76.000 registrados no ano passado. Os 10% dos salários mais baixos estão em torno de CAD 48.750, enquanto os 10% mais altos podem chegar a CAD 114.300 por ano.

Confira a média salarial anual em TI no Canadá:

TI no Canadá

Salário de TI em British Columbia

O site WorkBC desenvolveu um estudo muito bacana também que mostra as principais carreiras e suas perspectivas na província de BC. Normalmente, os brasileiros que chegam ao Canadá já possuem alguma experiência no Brasil. Para estes profissionais, a média salarial, segundo esta fonte gira em torno de CAD 43.75 a hora, com mínimo de CAD 24.04 e máxima de CAD 70.19. Lembrando que estes números são referentes ao cargo de “Computer and Information systems manager”. 

Já o cargo de Analista de Sistema de Informação aparece neste perfil com média salarial CAD 36.92 por hora, com mínimo de CAD 21.46 e máxima de CAD 49.45. Vale muito a pena dar uma olhada nesta tabela, que está na página 17, e verificar qual cargo você está incluído. Pois como todos sabemos, a área de TI é muito vasta, com oportunidades diversas.

Áreas que precisam de profissionais de TI no Canadá

TI no Canadá

Alguns dos maiores nomes de software, tecnologia da informação, finanças e varejo estão competindo ferozmente pelo melhor e mais inteligente talento de TI no Canadá. Confira abaixo as áreas que estão em demanda para este profissionais:

  1. Sistema de Informação
  2. Sistema (software)
  3. Finança e seguros
  4. Manufatura
  5. Atacadista

Principais habilidades para profissionais de TI no Canadá

Como falamos no início do texto, a área de codificação está em alta no Canadá. As duas principais habilidades são Java e SQL. Portanto, se você tem esta expertise, você estará, sem dúvida, em um patamar diferenciado perante os outros candidatos.

Confira as habilidades em demanda:

  1. Java
  2. SQL
  3. Javascript
  4. Linux
  5. HTML
  6. C#
  7. .net
  8. python

Fonte: Randstad Canada

Como procurar emprego no Canadá?

Se você pensa em trabalhar no país futuramente, nós temos um texto em nosso blog que explica onde procurar emprego no Canadá.

Porém, além de saber onde procurar pelas oportunidades, é preciso saber também detalhes importantes tais como adaptar o seu currículo aos moldes canadenses, como fazer uma carta de apresentação do jeitinho que o empregador quer, e um pouco sobre a cultura do mercado de trabalho no Canadá.

Se você está um pouco perdido e quer saber mais sobre o assunto, não deixe de assistir ao vídeo do webinar que fizemos com a especialista canadense Brenda Crump. A profissional conta com mais de 20 anos de experiência nas áreas de recrutamento e seleção.

É só dar o play abaixo:

 

  • Existem cargos para tecnólogos na área de TI ? Como está o mercado para tecnólogos?Estou iniciando um curso em abril aqui em Porto Alegre, vou levar uns 6 meses pra terminar

    • Olá Uilian, tudo bom? Muito obrigado pelo contato. Com certeza será um prazer te auxiliar no processo de vinda para o Canadá. Por gentileza me passe seu e-mail, cidade e o estado que você reside no Brasil. Irei passar as suas informações e questionamentos iniciais para um dos nossos consultores. Você receberá uma série de informações importantes para iniciarmos o seu projeto e também teremos o maior prazer em tirar as suas dúvidas ao longo do processo. Fico no seu aguardo. Um abraço e tenha um ótimo dia!

    • Olá Carol, tudo bom? Muito obrigada pelo contato. Com certeza será um prazer te auxiliar no processo de vinda para o Canadá. Por gentileza me passe seu e-mail, cidade e o estado que você reside no Brasil. Irei passar as suas informações e questionamentos iniciais para um dos nossos consultores. Você receberá uma série de informações importantes para iniciarmos o seu projeto e também teremos o maior prazer em tirar as suas dúvidas ao longo do processo. Fico no seu aguardo. Um abraço e tenha um ótimo dia!

        • Olá Rodrigo, o que acontece é que quando o texto foi escrito no ano passado as fontes ainda eram 2017. A Randstad já atualizou os dados para 2018, mas tem muita informação boa lá se você tem interesse de vir para o Canadá. Caso queira estudar algum curso de Tecnologia estamos à disposição para ajudá-lo no processo. Abraços.

  • Olá,
    Estou interessado em ter novas experiencias profissionais , eu faço faculdade de Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC e gostaria muito de ir para o Canadá. Você poderia me dar dicas e me ajudar no processo de seleção.

    • Olá Will Raphael, tudo bem? Para informações relacionadas a imigração, recomendamos que entre em contato com a Immi-Canada, empresa parceira da 3RA especializada em vistos e imigração. Segue contato:[email protected] Caso tenha interesse em estudo e saber como melhor se qualificar para o mercado de trabalho Canadense a 3RA pode te ajudar, só nos diga seu email, cidade e Estado onde reside que irei passar as suas informações a um de nossos consultores. Tenha um ótimo dia!

    • Oi Rubya, tudo bem?
      A 3RA é especializada em assessoria educacional, desta forma, podemos lhe dizer que uma das principais formas para que tenhas permissão de trabalho no Canadá, é através de programas de estudo e trabalho, onde você matriculada em um curso de aprimoramento, dentro da sua área, receberá permissão de trabalho no país. Nós trabalhamos com uma consultoria educacional especializada e gratuita, e podemos lhe auxiliar com todos os detalhes.
      Ficamos à disposição.
      Abraços

    • Olá Ycaro, tudo bem?
      A área de TI segue sendo uma das que mais gera empregabilidade no Canadá, a região da British Columbia é inclusive chamada de Vale do Silício Canadense.
      A 3RA tem sede em Vancouver e se tiveres interesse, podemos lhe auxiliar em seu planejamento.
      Estamos a sua disposição. Abraços

    • Olá Bruno , tudo bem?
      A área de sistemas de informação é realmente muito bem quista no Canadá.
      Conforme solicitado, lhe contatei via e-mail para poder lhe auxiliar com suas dúvidas.
      Abraços

  • Olá Bruno , trabalho na área de TI a mais de 30 anos e tenho interesse no mercado de trabalho do Canadá, mas tenho dúvidas quanto a minha idade hoje 53, se eu não atender as exigências pretendo viabilizar a ida de meu filho para estudar e trabalhar lá, aguardo retorno.

  • boa noite, estou completando o um curso longo de programador full stack. Gostaria muito de buscar vaga no Canadá, tenho inglês básico, mais com o tempo posso melhorar. Será que compensa eu buscar minha primeira oportunidade de emprego no canada ou devo buscar na minha região.

    • Olá Nicholas, tudo bem?
      O Canadá tem cada vez mais recebido estrangeiros buscando aprimoramento e trabalho na área de TI, existem algumas opções bacanas que podemos lhe auxiliar, como iniciar um inglês online (com as instituições Canadenses) e começar a aprimorar seu inglês daqui mesmo do Brasil de uma forma muito mais eficaz, enquanto isso planejando algum curso lá no Canadá ligado à sua área de atuação, que lhe de maiores ferramentas para ingressar no mercado de trabalho Canadense. Nós da 3RA trabalhamos com uma consultoria educacional gratuita, super completa, onde um de nossos consultores poderá lhe auxiliar a montar um planejamento completo dentro daquilo que buscas, aliando à uma analise do seu perfil. Lhe encaminhei um e-mail com algumas informações iniciais bem completas sobre os programas que trabalhamos. Fique a vontade para me contatar através do e-mail ou whatsapp indicados no mesmo para sanar mais duvidas e se tiveres interesse em agendar nossa consultoria. Abraços

  • Sou formado em Analise e desenvolvimento de Sistema, tenho quase 10 anos na área de TI, inicialmente trabalhei em Help Desk na qual atuei por 2 anos (Estagio), depois passei para Suporte Nivel 1 (1 ano e meio aprox), acabei fazendo alguns cursos de DBA e migrei para a área de Administrador de Database (Especializado em APPS Oracle), e no meu ultimo emprego atuei mix DBA APPS Oracle e Infraestructura (Cloud Oracle e On Promisse), gostaria de saber qual melhor caminho que recomendaria para conseguir uma oportunidade de vaga no Canadá.

    Estou atualmente na Australia cursando Ingles para aprimora-lo.

    • Boa tarde Renan! Tudo bem? Me chamo Miguel e faço parte da equipe 3RA Ensino Superior no Canadá. Podemos te auxiliar e ajudar a encontrar o melhor caminho a se seguir para seu projeto Canadá. Caso tenha dúvidas pode falar comigo através do nosso whatsapp: https://3ra.ca/whatsapp/

  • Sou Formado em Sistemas de Informações, e tenho um inglês básico, já estou estudando o inglês pra aprimorar no momento, mas referente a minha area, gostaria de mais informações de como conseguir uma empresa pra poder agilizar a ida pro Canadá com um emprego certo já. Poderiam me ajudar ?

    • Boa tarde Rafael! Tudo bem? Me chamo Miguel e faço parte da 3RA. Aqui na 3RA nós trabalhamos com cursos de idioma, vocacionais e colleges. Nossos cursos vocacionais e colleges que possuem a funcionalidade de conciliar estudo e trabalho. Caso sua busca seja voltada para esse âmbito, segue link de contato para tirar dúvidas> https://3ra.ca/whatsapp/
      Se for relacionado a uma busca por trabalho através de um processo de imigração, sugiro entrar em contato com a nossa parceira Immi Canadá para tirar as dúvidas sobre visto e demais processos de imigração, segue email > [email protected] e site https://www.immi-canada.com/contato/

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >