Primeiro emprego: quanto se ganha na Irlanda?

Um dos principais motivos que fazem da Ilha Esmeralda a queridinha dos intercambistas é a possibilidade de combinar estudos de idioma com trabalho. A opção possibilita, mesmo para aqueles que estão fazendo curso de inglês (em um programa de, no mínimo, seis meses de duração) ter uma renda para ajudar nos gastos mensais. Mas você sabe quanto se ganha na Irlanda e quais os tipos de empregos são oferecidos para quem acabou de chegar ao país?

Em um texto anterior sobre intercâmbio para a Irlanda falamos da importância de ter a mente aberta. E isso se adequa também à busca do primeiro emprego. Isso porque, normalmente, as oportunidades iniciais, chamadas de entry level, são para atividades mais operacionais, como atendente de loja, restaurantes, hotéis, limpeza, etc. E nestes casos, você provavelmente começará ganhando salário mínimo, que responde por 9,25 euros por hora no país.

Então, levando em consideração que é permitido um estudante trabalhar 20 horas semanais, você poderá receber até 740 euros de salário bruto por mês! E ainda: nos meses de junho, julho, agosto, setembro, e entre os dias 15 de dezembro e 15 de janeiro, você poderá trabalhar até 40 horas semanais. Nestes períodos você poderá ganhar até 1.480 euros de salário bruto por mês. Ótimo, não é mesmo?

As boas notícias não acabam por aí. Para ter uma ideia melhor de quanto se ganha por lá, o Governo do país anunciou recentemente o aumento de 30 centavos por hora no salário mínimo na Irlanda. A medida entra em vigor em janeiro de 2018. Isso significa que o benefício vai pular para 9,55 euros e quem trabalha 20 horas por semana ganhará em torno de 764 euros de salário bruto por mês. E quem faz 40 horas, a remuneração será de até 1.528 euros mensais.

Quanto se ganha na Irlanda: custo de vida

Apesar do fator positivo do aumento do salário mínimo, a inflação no país continua a crescer. E consequentemente o custo de vida na Irlanda também. Segundo um levantamento realizado pelo Living Wage Technical Group, o salário mínimo ideal para um cidadão irlandês deveria ser 11,70 euros por hora. A análise estabelece uma remuneração que proporciona às pessoas uma renda suficiente para atingir um padrão de vida mínimo aceitável.

Quanto se ganha na Irlanda: gorjetas e rotina

Mencionamos que a maioria dos trabalhos entry level tem remuneração mínima, porém, em muitos deles, você ainda terá o benefício da gorjeta (tip, em inglês). Muito comum para posições de atendimento, o montante é pago quase que obrigatoriamente na Irlanda e tem um padrão de 15% em cima do valor total da conta. O gesto está na cultura dos cidadãos e vai representar o reconhecimento do cliente pelo serviço que você prestou. E acredite, faz a diferença no fim do mês!

Porém, não vá achando que será mil maravilhas. A rotina é pesada e exige muita responsabilidade. Para uma pessoa que trabalha com atendimento em restaurante, vai exigir a explicação do cardápio, tomar pedidos e receber o valor da conta. Além disso, poderá lavar louças e limpar o estabelecimento. Claro, vai variar com a posição e o acordo com o empregador. O mais legal é que você vai lidar com situações diferentes a cada dia. E isso vai melhorar muito o seu inglês, já que precisará resolver muitas adversidades.

Quanto se ganha na Irlanda: onde procurar pelo primeiro emprego

Falando em primeiro emprego na Irlanda, vamos te ajudar também a encontrar estas oportunidades! Como tudo é tecnologia, há diversos sites especializados que te ajudarão a estreitar o caminho até o empregador.

Confira abaixo algumas das opções mais acessadas:

1) Linkedin:

O Linkedin é um dos sites mais utilizados pelos recrutadores na Irlanda. O site é muito valorizado por lá e pode fazer uma grande diferença na sua busca. Por isso, não esqueça de manter seu perfil sempre atualizado, em inglês, e olhe sempre as atualizações de novas posições.

2) Irishjobs.ie

O IrishJobs.ie é considerado o site número 1 da Irlanda em busca de emprego. A página existe desde 1995 e conta com mais de 700 mil usuários por mês. Na página você consegue encontrar posições de trabalho em toda a Irlanda e pode filtrar também sua busca de acordo com a sua área de atuação ou localidade.

3) Monster.ie

O Monster é muito utilizado em vários locais do mundo, inclusive no Canadá. Na página destinada à Irlanda você vai encontrar, além das posições de trabalho disponíveis em todo o território irlandês, várias dicas sobre carreira como conselhos para entrevistas, para a montagem de currículo, entre outras. Vale a pena conferir!

4) RecruitIreland.com

Assim como no Monster.ie, no RecruitIreland.com, além de ter acesso às vagas disponíveis em todo o país, você também terá a oportunidade de conferir dicas sobre o mercado de trabalho da Irlanda. O site conta com uma área de busca avançada, na qual você pode procurar as oportunidades de acordo com a região do país, área de interesse, tipo de trabalho, entre outros.

5) Jobs.ie

O Jobs.ie também é bem famoso na Irlanda e pode ajudar você a conseguir o primeiro emprego no país. Em uma rápida busca no site, por exemplo, encontramos mais de 200 posições disponíveis para quem quer trabalhar em pubs e bares.