Posso dirigir no Canadá?

Poder dirigir no Canadá com habilitação brasileira é uma dúvida comum entre muitos que chegam aqui. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do Brasil é aceita no País, sendo que com algumas exigências. Pensando nisso, resolvemos escrever esse texto!

No caso de British Columbia, chegando ao Canadá como visitante, você terá o direito de dirigir por um período máximo de 6 (seis) meses. Já como estudante, sendo que matriculado em um Programa Full-Time (Integral), a permissão para dirigir será pelo mesmo período do visto, mas você deverá pesquisar se a instituição de ensino onde você está matriculado é reconhecida pelo Governo Canadense.

Vale lembrar que a sua CNH Brasileira é válida em todos os países inscritos na chamada Convenção de Viena, essa que foi firmada em 8 de novembro de 1968 e promulgada em dezembro de 1981. Nos outros países é necessário o porte da CHI (Carteira de Habilitação Internacional).

Veja abaixo a lista dos países inscritos na Convenção:

África do Sul, Albânia, Alemanha, Anguila (Grã Bretanha), Angola, Argélia, Argentina, Arquipélago de San Andres Providência e Santa Catalina (Colômbia), Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Bielo-Rússia, Bélgica, Bermudas, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, CANADÁ, Cazaquistão, Ceuta e Melilla (Espanha), Chile, Cingapura, Colômbia, Congo, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Gilbratar (Colônia da Grã Bretanha), Grécia, Groelândia (Dinamarca), Guadalupe (França), Guatemala, Guiana, Guiana Francesa (França), Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Ilha da Grã-Bretanha (Pitcairn, Cayman, Malvinas e Virgens), Ilhas da Austrália (Cocos, Cook e Norfolk), Ilhas da Finlândia (Aland), Ilhas da Coroa Britânica (Canal), Ilhas da Colômbia (Geórgia e Sandwich do Sul), Ilhas da França (Wallis e Futuna), Indonésia, Irã, Iriã Ocidental, Israel, Itália, Kuwait, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Martinica (França), Marrocos, Mayotte (França), México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Montserrat (Grã Bretanha), Namíbia, Nicarágua, Níger, Niue (Nova Zelândia) Noruega, Nova Caledônia (França), Nova Zelândia, Nueva Esparta (Venezuela), Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa (França), Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro Africana, República Checa, República Dominicana, Republica Eslovaca, Reunião (França), Romênia, Saara Ocidental, Saint-Pierre e Miquelon (França), San Marino, Santa Helena (Grã Bretanha), São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Svalbard (Noruega), Tadjiquistão, Tunísia, Terras Austrais e Antártica (Colônia Britânica), Território Britânico no Oceano Índico (Colônia Britânica), Timor, Toquelau (Nova Zelândia), Tunísia, Turcas e Caicos (Colônia Britânica), Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.

A Carteira de Habilitação Internacional (CHI) é aceita em mais de 100 países, mas não substitui a habilitação a habilitação brasileira.

Habilitação Canadense. Como solicitar?

Assim como no Brasil, o processo de solicitação para a Habilitação em British Columbia é composto por duas fases, sendo uma prova teórica e outra prática. É importante lembrar que cada província possui processos e requisitos distintos.

Mais informações em: www.icbc.com

Quero alugar um carro, é possível?

Sim, é possível! Alugar um carro em Vancouver tem muitas vantagens, uma delas é poder sair dirigindo e apreciando a linda paisagem que essa incrível cidade oferece. Além de possibilitar você viajar, até mesmo para os EUA, claro se você possuir o visto Americano.

Para alugar, basta ter em mãos sua habilitação dentro do prazo de validade, sendo essa uma exigência da maioria das locadoras de carro, documento de identificação e cartão de crédito. Quando o condutor tiver menos de 25 anos, a locadora irá incluir algumas taxas. Você também poderá adicionar um motorista reserva, sendo ele obrigado à apresentar a habilitação e um outro documento de identificação.

São várias as locadoras de carro e preços oferecidos, onde você poderá alugar do carro mais popular ao mais luxuoso. A maioria dos veículos são automáticos, com ar-condicionado e rádio. Carros para portadores de deficiências físicas também são facilmente encontrados para locação.
As empresas mais conhecidas:

E você? Quer compartilhar a sua experiência? Então deixe um comentário abaixo. 😉

  • Leonardo Faria

    “Acesse a lista das Instituições AQUI.” não está linkado =/

  • Amauri Alves da Silva

    E no caso do cônjuge que acompanha o estudante full-time, com work permit válido, por quanto tempo vale a carteira brasileira?

    • Paula 3RA

      Olá Amauri, nesse caso, o período é de 6 meses.

      Abraços!

  • Marcelo Freitas

    com eTA é possivel alugar/dirigir em Toronto ?