3RA Intercâmbio

Estudando depois dos 30 no Canadá: Qual a melhor opção de curso para você?

 

Fazer uma pós-graduação ou entrar em um college no Canadá? Como escolher a opção certa? Principalmente se você já passou dos 30, a idade pode parecer como uma barreira em diversos momentos.

Afinal, quando chegamos nesta fase da vida, todos passam a nos cobrar estabilidade emocional e financeira – leia-se, casamento, filhos e casa própria.

E pensar em começar tudo de novo em outro país pode parecer loucura para muita gente.

No entanto no Canadá estudar é uma opção segura que te abre portas para os programas imigratórios, independente da sua idade.

Aqui não se pede foto e nem data de nascimento no currículo, isso é considerado discriminação.

O empregador quer ver no seu resumo profissional onde você estudou, que experiências de trabalho você tem, o que te faz em termos de CONHECIMENTO o candidato perfeito para a vaga.

Então deixando o preconceito de lado e sendo prático, qual seria a opção de curso mais indicada para você que passou dos 30 e já fez faculdade no Brasil?

No Canadá existem diversas opções diferentes de cursos e certificações e os mais procurados são os colleges e programas de pós-graduação.

Para quem não conhece, os Colleges são cursos de dois anos e que se assemelham mais a um estudo técnico.

Nós não temos essa modalidade de estudo no Brasil, mas só para se ter uma ideia, o College pode equivaler aos dois primeiros anos do Bacharelado ou até mesmo a uma especialização.

Na verdade, o ideal é não se prender a títulos, mas sim procurar aquela opção de curso que vai acrescentar mais à sua carreira e te ajudar a atingir os seus objetivos de vida no Canadá.

Veja abaixo alguns pontos a serem considerados durante a escolha do seu college no Canadá ou pós-graduação:

1 – Proficiência na língua inglesa ou francesa

O Canadá tem duas línguas oficiais, o inglês e o francês.

Se você ainda não tem segurança na língua falada na província que escolheu estudar, talvez a melhor opção seja um college.

A nota que os colleges pedem nos testes de proficiência da língua costumam ser menores.

Além disso, estudando no college você poderá passar mais tempo estudando a língua, antes de se lançar no mercado de trabalho onde sua fluência será cobrada.

De nada adianta você ter todos os diplomas necessários e a qualificação de que o Canadá precisa, se você não souber se comunicar suficientemente bem para fazer o seu trabalho ou mesmo para passar na entrevista de emprego.

2 – Sua profissão não está entre as mais requisitadas no Canadá

Verifique se a sua profissão atual está entre as preferidas pelo governo canadense.

Se ela não estiver na lista, e se você tiver tempo, aptidão e força de vontade para mudar de profissão e optar por algo que esteja em alta demanda no Canadá, saiba que, assim, você terá maiores chances de ser um futuro imigrante bem sucedido.

O Canadá tem políticas claras voltadas para imigração de trabalhadores com formação nas áreas de interesse para a economia nacional, por isso vale a pena investir em uma mudança deste tipo.

3 – Sua profissão está na lista de atividades com alta demanda

Se a sua profissão está na lista de atividades com alta demanda no Canadá, um novo curso na sua área pode ser o empurrão que você precisa para entrar no mercado de trabalho.

A pós-graduação ou o College no Canadá podem te ajudar a ver de perto como as coisas funcionam em seu campo de atuação, é onde você fará seu networking, além de deixar seu currículo mais atrativo por ter estudado em uma instituição canadense.

E para se atualizar mais sobre o assunto, confira o nosso conteúdo College no Canadá: O que é diferente de estudar no Brasil?

Espero que esse post tenha te ajudado a tentar pensar um pouco melhor sobre como escolher entre um pós-graduação ou um college no Canadá.