Estudando depois dos 30 no Canadá: Qual a melhor opção de curso para você?

596 Compart.

 

Fazer uma pós-graduação ou entrar em um college no Canadá? Como escolher a opção certa? Principalmente se você já passou dos 30, a idade pode parecer como uma barreira em diversos momentos.

Afinal, quando chegamos nesta fase da vida, todos passam a nos cobrar estabilidade emocional e financeira – leia-se, casamento, filhos e casa própria.

E pensar em começar tudo de novo em outro país pode parecer loucura para muita gente.

No entanto no Canadá estudar é uma opção segura que te abre portas para os programas imigratórios, independente da sua idade.

Aqui não se pede foto e nem data de nascimento no currículo, isso é considerado discriminação.

O empregador quer ver no seu resumo profissional onde você estudou, que experiências de trabalho você tem, o que te faz em termos de CONHECIMENTO o candidato perfeito para a vaga.

Então deixando o preconceito de lado e sendo prático, qual seria a opção de curso mais indicada para você que passou dos 30 e já fez faculdade no Brasil?

No Canadá existem diversas opções diferentes de cursos e certificações e os mais procurados são os colleges e programas de pós-graduação.

Para quem não conhece, os Colleges são cursos de dois anos e que se assemelham mais a um estudo técnico.

Nós não temos essa modalidade de estudo no Brasil, mas só para se ter uma ideia, o College pode equivaler aos dois primeiros anos do Bacharelado ou até mesmo a uma especialização.

Na verdade, o ideal é não se prender a títulos, mas sim procurar aquela opção de curso que vai acrescentar mais à sua carreira e te ajudar a atingir os seus objetivos de vida no Canadá.

Veja abaixo alguns pontos a serem considerados durante a escolha do seu college no Canadá ou pós-graduação:

1 – Proficiência na língua inglesa ou francesa

O Canadá tem duas línguas oficiais, o inglês e o francês.

Se você ainda não tem segurança na língua falada na província que escolheu estudar, talvez a melhor opção seja um college.

A nota que os colleges pedem nos testes de proficiência da língua costumam ser menores.

Além disso, estudando no college você poderá passar mais tempo estudando a língua, antes de se lançar no mercado de trabalho onde sua fluência será cobrada.

De nada adianta você ter todos os diplomas necessários e a qualificação de que o Canadá precisa, se você não souber se comunicar suficientemente bem para fazer o seu trabalho ou mesmo para passar na entrevista de emprego.

2 – Sua profissão não está entre as mais requisitadas no Canadá

Verifique se a sua profissão atual está entre as preferidas pelo governo canadense.

Se ela não estiver na lista, e se você tiver tempo, aptidão e força de vontade para mudar de profissão e optar por algo que esteja em alta demanda no Canadá, saiba que, assim, você terá maiores chances de ser um futuro imigrante bem sucedido.

O Canadá tem políticas claras voltadas para imigração de trabalhadores com formação nas áreas de interesse para a economia nacional, por isso vale a pena investir em uma mudança deste tipo.

3 – Sua profissão está na lista de atividades com alta demanda

Se a sua profissão está na lista de atividades com alta demanda no Canadá, um novo curso na sua área pode ser o empurrão que você precisa para entrar no mercado de trabalho.

A pós-graduação ou o College no Canadá podem te ajudar a ver de perto como as coisas funcionam em seu campo de atuação, é onde você fará seu networking, além de deixar seu currículo mais atrativo por ter estudado em uma instituição canadense.

E para se atualizar mais sobre o assunto, confira o nosso conteúdo College no Canadá: O que é diferente de estudar no Brasil?

Espero que esse post tenha te ajudado a tentar pensar um pouco melhor sobre como escolher entre um pós-graduação ou um college no Canadá.

 

 

52 respostas
  1. Murilo
    Murilo says:

    Bom dia!!

    Uma duvida, atuo no segmento de desenvolvimento em banco de dados e BI (Extração de dados via ODI – Oracle data integrator), se eu me matricular em uma pós graduação na área em uma instituição publica e que seja superior a 8 meses de curso, consigo o PGWP também?

    Obrigado!!

    Responder
  2. Mariane Pereira
    Mariane Pereira says:

    Oi Pessoal!
    Vejo pouca movimentação de pessoas da área de agrárias para imigração (mais precisamente Engenharia Florestal). Eu e o marido somos engenheiros florestais e professores universitários. Estamos pesquisando sobre colleges e pós graduação (que encontramos muito mais informações). Vocês tem algo relacionado à Florestal para indicar? Gostaríamos muito de trabalhar no Canadá! Obrigada!

    Responder
    • Paula 3RA
      Paula 3RA says:

      Olá Mariane! Tudo bem?
      A nossa consultora Barbara entrará em contato o mais breve possível para te orientar com o seu projeto de vinda para o Canadá. Tenha um ótimo dia.

      Responder
  3. Eduardo Bunker
    Eduardo Bunker says:

    Na verdade tem no Brasil os cursos superiores de 2 em uma área específica, eles são considerados níveis superiores (podendo seguir para uma especialização depois ou mestrado) mas não são bacharelados. Mas infelizmente, aqui eles não são valorizados…

    Responder
    • Francisco Tostes
      Francisco Tostes says:

      Olá Maya!Temos alunos nessa faixa etaria, não há restrição :)
      Caso você tenha interesse em saber mais sobre o processo de estudo no Canada, me passe o seu email e estado de residência no Brasil. Irei passar as suas informações e questionamentos iniciais para um dos nossos consultores. :)

      Responder
      • Maya Castilho
        Maya Castilho says:

        Francisco,

        Muitíssimo obriagda por me responder prontamente. Meu email já está cadastrado com vocês, [email protected] e moro no Rio de Janeiro. Fiz o Webinar que você e a Celina ministraram há duas semanas e farei o da Langara amanhã. Agradeço muito se um de seus consultores puder fazer contato. Estamos avaliando as escolas para estudar, a área de estudo será a do meu marido, Arquitetura.

        Responder
  4. MarcioCamello
    MarcioCamello says:

    Olá, boa noite tenho 37 anos, comecei a cursas sistema de informação esse ano, apos mais de 10 anos de trabalho como desenvolvedor de sistemas, me vi a necessidade de esudar novamente, e estou gostando, como seria os estudos em um college da minha area no canadá, mesmo depois dos 30 seria bom terminar a facul aqui e começar um college depois, ou planegar agora para um college mais na frente???

    Responder
  5. osvaldo hilario
    osvaldo hilario says:

    Bom dia! sou formado em História licenciatura, tem alguma possibilidade de fazer pos-graduação nesta área, obs: estou com 38 anos! grato….

    Responder
    • Paula 3RA
      Paula 3RA says:

      Olá Osvaldo tudo bom? Muito obrigado pelo contato. Com certeza será um prazer te auxiliar no processo de vinda para o Canadá. Por gentileza me passe o seu email e estado de residência no Brasil. Irei passar as suas informações e questionamentos iniciais para um dos nossos consultores. Você receberá uma série de informações importantes para iniciarmos o seu projeto e também teremos o maior prazer em tirar as suas dúvidas ao longo do processo. Fico no seu aguardo. Um abraço e tenha um ótimo dia!

      Responder
  6. Godofredo Alves
    Godofredo Alves says:

    Boa noite, gostei do texto mais achei que faltou falar sobre a pós graduação e a relação college x pós graduação. Sou formado em Sistemas de informação([email protected]) moro em São Paulo, e quero ir estudar no canada mas estou em dúvida: se escolher um college ou pós graduação local e curso :-( Pois gostaria de algo que também fosse reconhecido no canada.

    Responder
    • Paula 3RA
      Paula 3RA says:

      Muito obrigada Godofredo. Vou passar as suas informações agora mesmo para nossa equipe de São Paulo. Vamos te contactar o mais breve possível para te orientar com o seu projeto de vinda para o Canadá. Tenha um ótimo dia.

      Responder
  7. Alexandra Alexandria
    Alexandra Alexandria says:

    Olá
    Após um mestrado, feito no Canadá, por exemplo. A pessoa já pode começar a trabalhar imediatamente, ao fim do curso, na área deste mestrado, ou ainda terá que esperar para validar o diploma?

    Responder
    • Paula 3RA
      Paula 3RA says:

      Olá Alexandra, tudo bem?
      Você terá o PGWP após o programa, o que te da direito a trabalhar, porém
      você terá que validar o diploma para trabalhar em áreas regulamentadas.
      Abraços!

      Responder
  8. Rafael Guimarães
    Rafael Guimarães says:

    Prezados,
    Temos 42 anos e sou formado em marketing. Quero cursar uma pós no Canada na área de marketing digital e gostaria de saber qual o “passo-a-passo”.

    Responder
    • Paula 3RA
      Paula 3RA says:

      Olá Rafael, tudo bem? Muito obrigado pelo contato. Com certeza será um prazer te auxiliar no processo de vinda para o Canadá. Por gentileza me passe o seu email e estado de residência no Brasil. Irei passar as suas informações e questionamentos iniciais para um dos nossos consultores. Você receberá uma série de informações importantes para iniciarmos o seu projeto e também teremos o maior prazer em tirar as suas dúvidas ao longo do processo. Fico no seu aguardo. Um abraço e tenha um ótimo dia!

      Responder
  9. Aline Correia
    Aline Correia says:

    Boa tarde! Eu e meu esposo temos mais de 30 anos, ambos formados em engenharia, ele com pós-graduação em engenharia de controle e automação e eu com pós-graduação MBA em gestão de projetos. Temos carreira sólida e consolidada no Brasil (ambos com mais de 15 anos de experiência na Indústria Aeronáutica). Queremos a vivência em outro país, além do upgrade do nível avançado para o nível fluente em inglês. Estado de SP – email [email protected]

    Responder
    • Kelly
      Kelly says:

      Olá Aline, tudo bom? Muito obrigado pelo contato. Com certeza será um prazer te auxiliar no processo de vinda para o Canadá. Por gentileza me passe a cidade onde reside em São Paulo. Irei passar as suas informações e questionamentos iniciais para um de nossos consultores. Você receberá uma série de informações importantes para iniciarmos o seu projeto e também teremos o maior prazer em tirar as suas dúvidas ao longo do processo. Fico no seu aguardo. Um abraço e tenha um ótimo dia!

      Responder
      • Aline Correia
        Aline Correia says:

        Olá Kelly,
        A cidade que resido é São José dos Campos – SP
        Att,Aline Correia12 98113-1765

        Enviado do Yahoo Mail para iPhone

        Em terça-feira, outubro 24, 2017, 16:49, Disqus escreveu:

        #yiv8862215449 #yiv8862215449 a:hover, #yiv8862215449 a:hover span {color:#1188d2!important;}#yiv8862215449 .yiv8862215449button-cta:hover {color:#ffffff!important;background-color:#1188d2!important;}#yiv8862215449 .yiv8862215449button-cta:hover span {color:#ffffff!important;}#yiv8862215449 #yiv8862215449 #yiv8862215449 #yiv8862215449outlook a {padding:0;}#yiv8862215449 body {width:100% !important;}#yiv8862215449 .yiv8862215449ReadMsgBody {width:100%;}#yiv8862215449 .yiv8862215449ExternalClass {width:100%;display:block;}#yiv8862215449 @media screen and ( _filtered_a ){#yiv8862215449 html {}#yiv8862215449 .yiv8862215449content {width:100%;}#yiv8862215449 table {border-collapse:collapse;}#yiv8862215449 h2.yiv8862215449headline {font-weight:700;font-size:20px!important;margin-bottom:5px;}#yiv8862215449 .yiv8862215449button-cta {display:block!important;padding:0!important;}#yiv8862215449 div.yiv8862215449header {padding-top:20px;}#yiv8862215449 div.yiv8862215449footer {padding-bottom:20px;}}#yiv8862215449 #yiv8862215449 p.yiv8862215449mod-tools a:hover {color:white!important;background:#8c989f!important;}#yiv8862215449 @media screen and ( _filtered_a ){#yiv8862215449 td.yiv8862215449avatar, #yiv8862215449 td.yiv8862215449spacer {width:38px!important;}#yiv8862215449 td.yiv8862215449avatar img, #yiv8862215449 td.yiv8862215449spacer img {width:28px!important;}}”Olá Aline, tudo bom? Muito obrigado pelo contato. Com certeza será um prazer te auxiliar no processo de vinda para o Canadá. Por gentileza me passe a cidade onde reside em São Paulo. Irei passar as suas informações e questionamentos iniciais para um de nossos consultores. Você receberá uma série de informações importantes para iniciarmos o seu projeto e também teremos o maior prazer em tirar as suas dúvidas ao longo do processo. Fico no seu aguardo. Um abraço e tenha um ótimo dia!” | |
        | |  Settings | |
        |   |

        | |

        | |
        |
        A new comment was posted on 3RA Intercâmbio
        |
        | |
        |
        | |
        Kelly

        Olá Aline, tudo bom? Muito obrigado pelo contato. Com certeza será um prazer te auxiliar no processo de vinda para o Canadá. Por gentileza me passe a cidade onde reside em São Paulo. Irei passar as suas informações e questionamentos iniciais para um de nossos consultores. Você receberá uma série de informações importantes para iniciarmos o seu projeto e também teremos o maior prazer em tirar as suas dúvidas ao longo do processo. Fico no seu aguardo. Um abraço e tenha um ótimo dia!
        2:49 p.m., Tuesday Oct. 24 | Other comments by Kelly

        |   |
        |
        |   | Reply to Kelly |   |

        |
        |   |

        |

        | Kelly’s comment is in reply to Aline Correia: |
        |   |
        | |
        Boa tarde! Eu e meu esposo temos mais de 30 anos, ambos formados em engenharia, ele com pós-graduação em engenharia de controle e automação e …
        Read more
        |

        |
        | |

        | |

        | |
        |
        You’re receiving this message because you’re signed up to receive notifications about replies to disqus_1SyBZ292fZ.
        You can unsubscribe from emails about replies to disqus_1SyBZ292fZ by replying to this email with “unsubscribe” or reduce the rate with which these emails are sent by adjusting your notification settings. |
        | |

        | |

        Responder
  10. Marcy Muniz
    Marcy Muniz says:

    Olá! Sou formada em Licenciatura plena em Pedagogia, finalizo o mestrado em educação no final do ano que vem. Eu e meu marido temos mais de 30 anos, não falamos inglês, e queremos ir para o canada. Qual curso seria melhor pra mim? Moramos em Rondonópolis-MT, e-mail: [email protected]

    Responder
    • Luciana Allves
      Luciana Allves says:

      Olá Marcy! Muito obrigada pelo seu contato. Vou passar as suas informações agora mesmo para Flávia. Vamos te contactar o mais breve possível para te orientar com o seu projeto de vinda para o Canadá. Tenha um ótimo dia.

      Responder
  11. Luis Franco
    Luis Franco says:

    Olá pessoal. Acredito que o meu caso seja um dos mais inusitados aqui. Eu tenho 46 anos, trabalho em uma multinacional fora do Brasil, mas moro no Brasil, tenho mais de 12 anos de experiência como Coordenador de Segurança e Treinamento (Segurança do Trabalho), falo inglês fluentemente, não terminei meu curso superior, tenho apenas nível técnico completo e comecei a me planejar para imigrar e estudar no canadá (fazer um college) daqui ha 3 anos. Vou junto com meu companheiro que tem 53 anos e que está aprendendo inglês ainda. Estou fazendo faculdade (Gestão em Meio Ambiente) de curta duração aqui no Brasil e estarei formado (eu e ele) em dois anos. Estaremos muito velhos para tentar a imigração onde eu já terei 48 anos e ele 55 anos na época?

    Responder
    • Luciana Allves
      Luciana Allves says:

      Olá Luís, tudo bom? Muito obrigado pelo contato. Com certeza será um prazer te auxiliar no processo de vinda para o Canadá. Por gentileza me passe o seu email e estado de residência no Brasil. Irei passar as suas informações e questionamentos iniciais para um dos nossos consultores. Você receberá uma série de informações importantes para iniciarmos o seu projeto e também teremos o maior prazer em tirar as suas dúvidas ao longo do processo. Fico no seu aguardo. Um abraço e tenha um ótimo dia!

      Responder
  12. Lucas Duarte Caldas
    Lucas Duarte Caldas says:

    Olá, Meu nome é Lucas Duarte e tenho 24 anos.
    Sou formando do curso de engenharia florestal e devido o Canadá possuir base florestal bem definida tenho interesse em obter experiência de trabalho e estudo por lá.
    Tenho inglês intermediário com 517 pontos no TOEFL ITP (2 anos desde que realizei o último teste).
    Resido atualmento no estado do Espírito Santo, mas tenho residência em São Paulo e Rio de Janeiro.
    E-mail : [email protected]

    Responder
    • Luciana Allves
      Luciana Allves says:

      Muito obrigado Lucas pelo seu contato. Vou passar as suas informações agora mesmo para o nosso consultor no Rio. Vamos te contactar o mais breve possível para te orientar com o seu projeto de vinda para o Canadá. Tenha um ótimo dia.

      Responder
  13. Paulo
    Paulo says:

    Olá, meu nome é Paulo e tenho 27 anos.
    Sou formado em engenharia elétrica e estou finalizando esse ano meu mestrado. Gostaria de saber cursos equivalentes a especialização (não me interesso em phd), que seja útil para permanência no país após sua finalização dentro da minha área, pois tenho interesse em imigrar, e que caso processo não dê certo um curso para agregar valor a minha formação atual no caso de voltar para o Brasil. Mestrado.

    Responder
    • Luciana Allves
      Luciana Allves says:

      Olá Paulo, tudo bom? Muito obrigado pelo contato. Com certeza será um prazer te auxiliar no processo de vinda para o Canadá. Por gentileza me passe o seu email e estado de residência no Brasil. Irei passar as suas informações e questionamentos iniciais para um dos nossos consultores. Você receberá uma série de informações importantes para iniciarmos o seu projeto e também teremos o maior prazer em tirar as suas dúvidas ao longo do processo. Fico no seu aguardo. Um abraço e tenha um ótimo dia!

      Responder
  14. Marcos Costa
    Marcos Costa says:

    Bom Dia, Meu nome é Marcos, tenho 55 anos e sou formado em Artes Cênicas e Artes Visuais, tenho licenciatura em artes e especializações de curta duração em Educação Especial, Arte Educação e Cultura africana. Tenho experiência profissional de produção cultural, mas a 2 anos e meio trabalho na educação pelo Estado do Paraná. atualmente atendo somente na educação especial, área onde gostaria de permanecer. Não falo inglês ou francês e penso que seria mais apropriado aprender o idioma aí mesmo no Canadá. De preferência em uma cidade onde o francês seja a língua oficial. Gostaria de saber quais as possibilidades de imigração dentro da área de educação e com esse perfil. Obrigado.

    Responder
    • Adriele Stigliani
      Adriele Stigliani says:

      Olá Marcos, tudo bem? Muito obrigada pelo contato. Com certeza será um prazer te auxiliar no processo de vinda para o Canadá. Por gentileza me passe seu e-mail e cidade que você reside no Brasil. Irei passar as suas informações e questionamentos iniciais para um dos nossos consultores. Você receberá uma série de informações importantes para iniciarmos o seu projeto e também teremos o maior prazer em tirar as suas dúvidas ao longo do processo. Fico no seu aguardo. Um abraço e tenha um ótimo dia!

      Responder
  15. samantha buglione
    samantha buglione says:

    ola, tenho doutorado em ciencias humanas e formação em direito e filosofia. Sei que nao estão na lista top, gostaria de ver se é interessante tentar outro doutorado ou posdoc. Estou interessada na região de Vancouver. Poderiam me ajudar? Meu email: [email protected]

    Responder
    • Adriele Stigliani
      Adriele Stigliani says:

      Olá Samantha, tudo bom? Muito obrigada pelo contato. Com certeza será um prazer te auxiliar no processo de vinda para o Canadá. Por gentileza me passe a cidade e o estado que você reside no Brasil. Irei passar as suas informações e questionamentos iniciais para um dos nossos consultores. Você receberá uma série de informações importantes para iniciarmos o seu projeto e também teremos o maior prazer em tirar as suas dúvidas ao longo do processo. Fico no seu aguardo. Um abraço e tenha um ótimo dia!

      Responder
    • Luciana Allves
      Luciana Allves says:

      Olá Anne, tudo bom? Muito obrigado pelo contato. Com certeza será um prazer te auxiliar. Por gentileza me passe o seu estado de residência no Brasil. Irei passar as suas informações e questionamentos iniciais para um dos nossos consultores. Você receberá uma série de informações importantes e também teremos o maior prazer em tirar as suas dúvidas. Fico no seu aguardo. Um abraço e tenha um ótimo dia!

      Responder
      • Anne Rachel
        Anne Rachel says:

        Moro em sp e sei q vcs têm uma agência na avenida higienópolis higienópoli. Por favor, quero dar entrada nos preparpreparativos pois sei que dependendo do caso pode demorar bastante.

        Responder
        • Luciana Allves
          Luciana Allves says:

          Muito obrigado Anne. Vou passar as suas informações agora mesmo para São Paulo. Vamos te contactar o mais breve possível para te orientar com o seu projeto de vinda para o Canadá. Tenha um ótimo dia.

          Responder
  16. Marina Gonzaga
    Marina Gonzaga says:

    Olá! Moro em São Paulo capital, tenho 37 anos e gostaria de receber mais informações p imigrar. Minha irmã mora em Toronto e já tem visto de residente permanente. Obrigada.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *