3RA Intercâmbio

Como adaptar o seu currículo as diferentes oportunidades do mercado canadense

2 Shares

Todos os dias, milhares de novas posições de trabalho são postadas em sites como Craigslist, Monster.ca, Workopolis, entre outros. Apesar de tantas oportunidades diferentes, os brasileiros que chegam ao Canadá têm um grande desafio: Fazer o currículo se destacar no meio de tantos outros.

Nós já abordamos em textos anteriores os tipos de currículos que são mais utilizados no país, explicamos também sobre a formatação e as informações que você deve (ou não) colocar neste documento.

Porém, há uma outra dica super importante e que merece um post à parte: É preciso adaptar 100% o seu currículo a cada oportunidade encontrada. Isso mesmo! Nada de usar o mesmo currículo para todas as vagas. E a melhor forma de fazer isso é observando com atenção o anúncio postado pela empresa. Desta forma, você entregará ao empregador um documento personalizado e que demonstra que você tem as habilidades exigidas para realizar o trabalho.

O site workópolis – um dos maiores portais de carreira do Canadá – fez um passo a passo para que você consiga aproveitar o anúncio da vaga para enriquecer ao máximo o seu currículo e nós vamos reproduzi-lo aqui no blog para você. Veja abaixo:

1) Leia o anúncio de emprego com atenção e procure por palavras-chave:

A primeira coisa que você deve fazer é sublinhar todas as habilidades e experiências necessárias que estão sendo exigidas no texto do anúncio. Segundo o site Workópolis, existem três tipos diferentes de habilidades:

-Habilidades relacionadas ao trabalho: Aquelas que você precisa ter para executar as atividades diárias, como por exemplo gerenciar uma campanha de mídia social.

-Habilidades transferíveis: São aquelas que você pode usar em diferentes posições de trabalho, como a fluência em algum idioma.

-Habilidades Adaptáveis: São aquelas que diz respeito às interações humanas e são usadas normalmente para descrever o candidato.

Quando você estiver selecionando as habilidades no anúncio, procure primeiro aquelas relacionadas ao trabalho. Veja se você tem a maioria das que estão sendo pedidas pela empresa. Em caso afirmativo, coloque essas habilidades na parte superior de seu currículo para que elas sejam encontradas com facilidade pelo recrutador. Caso você não tenha a maioria destas habilidades, provavelmente essa vaga não é para você.

Em seguida, procure quais são as habilidades transferíveis. Estas devem ser colocadas na seção de experiência de seu currículo. Depois, utilize as habilidades adaptáveis para descrever a si mesmo.

2) Se possível, adicione números e detalhes

É interessante chamar a atenção para as habilidades que você considera mais importantes. Uma forma de fazer isso é adicionar números e detalhes. Desta forma, você pode demonstrar com fatos como usou tais habilidades no passado. Por exemplo: Em vez de escrever “Serviço ao cliente”, escreva “diminuição de retornos e reclamações em 10% através de um serviço eficaz ao cliente”.

3) Nunca envie uma Cover Letter genérica

A Cover Letter – ou carta de apresentação – é um documento muito importante no Canadá. Ela fala muito sobre você e funcionará como um convite para que o empregador leia o seu currículo. Por isso mesmo, ela precisa ser personalizada para a vaga. Jamais faça um texto genérico para poder usar em várias oportunidades diferentes. Certifique-se de adicionar palavras-chaves no seu texto e lembre-se que ele deve sempre complementar o seu currículo. Clique aqui e veja mais dicas para escrever sua cover letter.

Gostou das dicas? Então não esqueça: Adaptar o seu currículo é essencial. Se você reservar um tempinho para alterar seu documento à cada vaga disponível, com certeza você vai aumentar suas chances de conseguir uma boa entrevista! 😉

Fonte oficial: Workopolis