3RA Intercâmbio

Áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá

Veja dados sobre as áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá

1 Shares

As áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá estão em alta. Principalmente, porque o país é um dos principais destinos para quem deseja conhecer lugares incríveis e ter uma experiência única. O setor é composto por vários tipos de negócios, como empresas de aventura e turismo, restaurantes e acomodações, transporte, agências de viagens e muito mais.

Sem dúvida, este mercado é um grande impulsionador da economia local. Só no ano passado, o país registrou seu maior recorde de visitantes internacionais. Mais de 20,8 milhões de pessoas entraram no país, gerando uma receita de CAD $21,3 bilhões. Com isso, o país foi reconhecido pelas publicações New York Times, Lonely Planet e National Geographic Traveller como o país mais visitado em 2017.

E o mais bacana é que o governo apoia as atividades turísticas investindo sempre para que a classe cresça cada vez mais. Em todas as regiões e províncias do país, as áreas de Hotelaria e Turismo são as grandes responsáveis pela geração de empregos.

Veja alguns dados interessantes:

  • O turismo é o maior serviço de exportação do país, representando mais de 2% do PIB nacional;
  • Um em cada dez empregos no Canadá – quase 1,8 milhão – depende do turismo;
  • 99,9% do setor de turismo é composto de pequenas e médias empresas;
  • As receitas totais do turismo de viajantes nacionais e internacionais foram de CAD $97,4 bilhões em 2017.

Além disso, a previsão é que o número de visitantes internacionais cresça em 30% até 2021. Os brasileiros são uma grande parcela deste crescimento, principalmente pela isenção do visto de turismo para aqueles que desejam permanecer no país por até seis meses. Desde 1 de Maio de 2017, é preciso apenas emitir o eTA (Electronic Travel Authorization).

Apesar de ouvirmos que há anos os humanos estão sendo substituídos por máquinas, esta realidade ainda é distante em turismo e hotelaria. Principalmente porque a essência destes setores são o relacionamento a longo prazo com o consumidor. Claro, a tecnologia vem nos ajudando há um bom tempo. A automatização para certas estratégias se fazem imprescindíveis, porém a habilidade de estar em conexão com as pessoas ainda é uma forte característica do ser humano.

áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá

A tendência que estamos vendo é que os funcionários de atendimento ao cliente precisam de um conjunto de habilidades diferentes. Em vez de simplesmente excelentes aptidão de comunicação, as oportunidades nesse campo estão exigindo conhecimento técnico. Principalmente no que diz respeito aos programas de CRM – Customer Relationship Management – e suporte ao cliente. Vamos falar disso mais adiante!

Áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá: crescimento

Em 2017, as áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá cresceram fortemente. Só em British Columbia, onde está localizada Vancouver, os setores empregaram 290.600 pessoas. Isso se dá, principalmente, pelo aumento do consumo de consumidores e das atividades turísticas. E a boa notícia é que os números tendem a crescer ainda mais, e em modo acelerado. Para se ter uma ideia, espera-se que entre 2017 a 2027, cerca de 111.350 novas oportunidades sejam geradas só em BC.

A maioria dos empregos nestas áreas está localizada em Vancouver e na região do Lower Mainland (que inclui Abbotsford, Hope, Mission, New Westminster, North Vancouver, Richmond, Surrey e Whistler). No entanto, tanto a região de Vancouver Island quanto a área de Thompson / Okanagan oferecem empregos significativos neste setor. O interior de BC é o lar de um número crescente de resorts de esqui e vinícolas, que acabam atraindo um número significativo de turistas também.

Veja abaixo as oportunidades de emprego por região:

Áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá:                                                                           

Áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá:

                                                  Fonte: WorkBC

Diante deste crescimento acelerado, a área de varejo é que tem mais destaque. É esperado que o setor gere 82.300 empregos até 2028, o que responde por 9.1% dos empregos gerados no país.

Indústrias que estão contratando nas áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá:

  1. Serviço de alimentação
  2. Varejo
  3. Finanças e seguros
  4. Entretenimento
  5. Atacado

Áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá: Salários

áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá

Em 2018, o salário médio nas áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá, mais especificamente para um trabalhador que atue em atendimento ao cliente é de CAD $36.400 anuais. Os 10% dos salários mais baixos estão em torno de CAD $28.450/ano, enquanto os salários mais altos aparecem na média de CAD $44.300. Confira abaixo:

Cidade Média salarial por ano (CAD)
Toronto $26,950 a $39,150
Vancouver $27,650 a $41,600
Montreal $25,750 a $34,900
Calgary $28,450 a $44,250
Edmonton $29,350 a $47,350
Ottawa $28,200 a $43,450
Quebec City $25,150 a $32,850
Halifax $27,300 a $40,400

 

Áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá: expertises

áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá

As áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá são bem abrangentes. E isso é um ponto bastante positivo, pois esta característica está ligada diretamente à geração de empregos. Ter a expertise em hospitalidade (acomodação e restaurante), artes, entretenimento e atividades recreativas e de transporte são alguns dos exemplos para você investir caso tenha interesse em ingressar neste setor.

Este mercado compreende também estabelecimentos dedicados principalmente à preparação de refeições, lanches e bebidas, pedidos de clientes, para consumo imediato ou futuro. A área de eventos também merece atenção especial. Por ser um país turístico, o Canadá está repleto de atrações por onde você for. Cidades como Vancouver, Toronto, Montreal e Calgary estão entre os alvos principais dos grandes shows e megaeventos, por exemplo.

No entanto, alguns destes setores requerem um background educacional ou até mesmo uma combinação de diploma e experiência prévia. Porém, há opções que são mais simples, mas que são ótimas oportunidades para quem acabou de chegar no país, como as chamadas posições entry-level.

Muitos brasileiros se beneficiam destas oportunidades para iniciarem sua vida profissional e ganhar fluência no idioma. E olha que bacana: os dados mostram que o turismo é empregador número 1 de jovens e é um importante provedor de emprego para novos canadenses.  

Assim, vamos ver agora as principais habilidades que esses profissionais precisam obter para determinadas ocupações:

Áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá:

Áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá:

Você notou que aparece a sigla NOC para cada grupo de profissões? O NOC é um sistema que classifica as profissões no Canadá, conforme abaixo:

  • Os NOCs 0 referem-se às funções de gerenciamento;
  • Os NOCs A às ocupações de nível profissional;
  • Os NOCs B aos trabalhos técnicos;

Áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá: Habilidades em demanda

áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá

O estudo do WorkBC também revela algumas habilidades que devem ser desenvolvidas de acordo com a área que você seguir. As demandas aparecem para quem tem forte habilidade de comunicação, como escuta ativa, fala e compreensão de leitura, bem como pensamento crítico.

Já a consultoria Randstad, especialista em mercado de trabalho canadense, chama a atenção para as habilidades relacionadas à tecnologia no setor de customer service. Existem alguns programas que são específicos para aumentar a qualidade do relacionamento e suporte ao cliente (CRM – Customer Relationship Management). Portanto, se você for capaz de manuseá-los terá uma boa vantagem frente aos competidores.

Outro aspecto bastante interessante é a habilidade de falar inglês e francês. Como o Canadá tem estes dois idiomas como oficiais e as empresas geralmente oferecem serviços para pessoas de diversas províncias, faz sentido contratar candidatos que possam interagir com falantes nestas duas línguas. Por ter o representante de atendimento ao cliente na primeira posição das áreas em demanda, podemos identificar fortemente o porquê da procura por pessoas bilíngues.

Algumas áreas em demanda:

  1. Representante de atendimento ao cliente
  2. Representante de vendas interno
  3. Gerente de atendimento ao cliente
  4. Atendimento ao cliente bilíngüe
  5. Atendimento ao cliente (lojas, varejo, etc)
  6. Representante do call center
  7. Coordenador de atendimento ao cliente
  8. Supervisor de atendimento ao cliente

Habilidades em demanda nas áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá:

  1. Bilinguismo (francês)
  2. Software de CRM
  3. Suporte técnico
  4. Força de vendas
  5. Software de banco de dados
  6. Habilidades de informática
  7. Microsoft
  8. Atendimento ao cliente

Áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá: aumentando suas chances

áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá

Se você leu o texto e está disposto a ingressar nas áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá, aqui vai uma dica: diversos colleges e universidades no país oferecem cursos que poderão te ajudar a ganhar mais espaço neste mercado. Muitos deles, por exemplo, oferecem workshops e possibilitam estágio na área. Portanto, não perca tempo e entre em contato com a 3RA Intercâmbio. Nossos consultores te ajudarão a delinear a melhor carreira para você no Canadá.

Áreas de Hotelaria e Turismo no Canadá: onde procurar por vagas de emprego

A internet está aí para nos ajudar. E mesmo que você ainda não tenha chegado ao Canadá, vale muito a pena conferir desde já quais as oportunidades que estão sendo ofertadas por aqui.

Para te ajudar, vamos listar abaixo os principais sites de busca de empregos para que você já possa ir se preparando:

 

Fontes: WorkBC – Tourism and Hospitality sector 

WorkBC – BC Labour Market Outlook 2018

Randstad – best jobs 

Governo do Canadá: Canada’s Tourism Vision