3RA Intercâmbio

Área de Recursos Humanos no Canadá: Salários, carreiras e futuro

382 Shares

A área de Recursos Humanos no Canadá é considerada bem promissora. Só para se ter uma ideia, as posições de trabalho deste campo de atuação estão na lista das 100 melhores profissões da província de British Columbia, seja em cargos de gerência ou não. De acordo o WorkBC, são esperadas mais de 5 mil novas posições na área até o ano de 2025 apenas nesta região do país.

Interessante, não é mesmo? Então leia o texto abaixo para mais informações detalhadas da área de Recursos Humanos:

Tendências da área de Recursos Humanos no Canadá

Recursos Humanos no Canadá

A área de Recursos Humanos no Canadá vem mudando drasticamente nos últimos tempos. De acordo com a pesquisa da Randstad, empresa canadense de gestão de carreiras, a entrada de jovens (Millennials e Geração Z) tem feito as empresas mudarem rapidamente seus costumes.

Um exemplo são as jornadas de trabalho, que no Canadá geralmente são das 9h às 17h, e agora começam a mudar. Muitas empresas estão adotando a prática de contratar trabalhadores temporários ou freelancers, permitindo a prática de home office ou de trabalho em espaços compartilhados. Por isso, os profissionais de RH precisam saber adaptar-se a essas novas tendências. Outra grande tendência é poder adaptar-se a locais de trabalho flexíveis.

Ainda segundo a pesquisa, a tecnologia também está influenciando o trabalho dos profissionais de RH. Atualmente, saber lidar com o mundo digital é praticamente um pré-requisito no Canadá. Os profissionais da área precisam saber usar diferentes ferramentas online de gerenciamento de colaboradores.

Carreiras promissoras na área de Recursos Humanos no Canadá

Com escassez de mão-de-obra em setores como tecnologia, engenharia e negócios especializados, a necessidade de ter pessoas talentosas em Recursos Humanos no Canadá está mais alta do que nunca. A lista dos empregos em demanda nesta área em 2018 está relativamente inalterada em relação ao ano passado. Novamente, a pesquisa destaca os Gerentes de RH e Recrutadores no top 3 do ranking.

Confira abaixo:

  1. Gerente de Recursos Humanos (HR manager)
  2. Recrutador (Recruiter)
  3. Generalista de RH (HR generalist)
  4. Coordenador de Recursos Humanos (HR coordinator)
  5. Assistente de Recursos Humanos (HR assistant)
  6. Diretor de Recursos Humanos (HR director)
  7. Parceiro de negócios de RH (HR business partner)
  8. Consultor de RH (HR advisor)

Crescimento da área de Recursos Humanos no Canadá 

Existem atualmente mais de 130.000 profissionais de recursos humanos atuando no Canadá. Ano passado, o setor foi responsável por criar 3.925 postos de trabalho, indicando um crescimento saudável. Isso significa, que a profissão está em alta demanda no Canadá.

Salários na área de Recursos Humanos no Canadá

RH no Canadá

Uma das dúvidas mais frequentes de quem está começando na área de Recursos Humanos no Canadá é qual o salário inicial e quais são as perspectivas para o futuro.

Recursos Humanos no Canadá: salários

O salário médio da área de Recursos Humanos no Canadá em 2018 está CAD 63.400 por ano, um pouco acima dos CAD 63.000 registrados em 2017. Embora não seja muito significativo, ainda é um crescimento!

Além disso, a área ainda continua sendo uma das mais bem pagas no país. Os 10% dos salários mais baixos estão na faixa dos CAD 40.600 ou menos, enquanto os 10% das altas remunerações giram em CAD 86.200 anuais.

Recursos Humanos no Canadá

 

Habilidades necessárias

Seguindo as atuais tendências de mercado, existem algumas habilidades que são mais procuradas pelas empresas canadenses.

A lista das principais habilidades de RH está muito semelhante a do ano passado, com o CHRP e o HRIS ocupando os dois primeiros lugares mais uma vez. No entanto, os profissionais responsáveis pelo planejamento e sucessão de carreira subiu para a 3ª habilidade mais demandada.

Isso pode indicar que as empresas estão procurando especialistas em RH para ajudá-los a transformar a geração Milênio e as gerações mais jovens em funções gerenciais.

  1. Certificação: Certified Human Resources Professional (CHRP)
  2. Conhecimento em sistemas de informação da área de RH (HRIS )
  3. Plano de sucessão e crescimento na empresa
  4. Sistemas de gestão de aprendizagem
  5. Software de rastreamento do candidato
  6. Oracle peoplesoft
  7. CRM (Customer Relationship Management)
  8. Microsoft sharepoint

Principais setores contratantes da área de Recursos Humanos no Canadá

RH no Canadá

A lista de indústrias que contratam profissionais de RH em 2018 é bem diferente do ano passado. A Manufatura e a Engenharia tiveram um ano muito bom no Canadá, portanto, faz sentido que eles precisem de profissionais de RH para ajudar no recrutamento para a demanda crescente.

O aumento dos empregos de RH em construção e governo também faz sentido quando se considera o número de novos projetos de infraestrutura que foram lançados no ano passado.

Veja os principais abaixo:

1. Manufatura
2. Cuidados de saúde
3. Varejo
4. Finanças e seguros
5. Tecnologia da informação

Formação exigida para atuar na área de recursos humanos no Canadá

Para atuar na área de recursos humanos no Canadá, normalmente é exigido uma graduação ou um diploma de College em uma área relacionada, o que inclui administração e psicologia, por exemplo. Alguns empregadores podem exigir ainda três ou cinco anos de experiência anterior na área desejada, habilidade com sistemas de computador necessários para o trabalho e o Certified Human Resources Professional (CHRP).

Fonte: Randstad

Veja mais:

Veja o que você precisa saber sobre entrevistas de emprego no Canadá
Aprenda como adaptar seu currículo aos padrões canadenses