Morar em Vancouver com filhos: Melhores regiões

O perfil dos brasileiros que estão embarcando para o Canadá tem mudado muito ao longo do tempo. Há alguns anos, a grande maioria deles era formada por jovens solteiros buscando a prática do inglês ou aperfeiçoamento profissional. Já hoje em dia, cada vez mais famílias completas estão arrumando as malas e partindo para o país norte-americano em busca de qualidade de vida e segurança para os pequenos. E entre as cidades favoritas está Vancouver, em British Columbia, principalmente por conta de seu clima mais ameno. No entanto, a região que envolve a cidade é grande e conta com muitas opções de moradia. Quais então são as melhores regiões para morar em Vancouver com filhos?

É claro que a resposta para essa pergunta vai depender de muitas coisas. Algumas delas, por exemplo, são o orçamento e o estilo de vida da família. A área que envolve Vancouver é extensa e multicultural. A cidade conta com municípios vizinhos que estão tão interligados e próximos uns dos outros que tudo parece uma cidade só. Opção é o que não falta! 

Um importante fator que contribui para isso é o transporte público de Vancouver, que é extremamente eficiente. Ele é o principal responsável por conectar essas cidades umas às outras e dar comodidade às famílias que moram por ali. Só para se ter uma ideia, todos os ônibus e trens – e até o SeaBus – estão preparados para receber bicicletas e carrinhos de bebês.

Sendo assim, mesmo que você trabalhe em Vancouver,  você pode morar em uma cidade mais distante como New Westminster, por exemplo. É o que grande parte das famílias prefere fazer: Fugir do movimento de Downtown e aproveitar os parques e a vizinhança mais calma das cidades vizinhas com as crianças.

Além disso, morando em cidades mais afastadas, as famílias conseguem economizar no aluguel. Existem algumas regiões nas quais os valores de locação são bem mais em conta. Desta forma, as famílias conseguem alugar locais maiores com o mesmo valor que pagariam em um apartamento de um quarto em Downtown Vancouver, por exemplo.

Abaixo vamos listar algumas das melhores regiões para morar em Vancouver  com filhos. Vamos também te ajudar a entender melhor as distâncias entre as cidades e fazer um resumo do tempo aproximado gasto no trajeto entre uma e outra.

Conhecendo a região de Vancouver

Vancouver está situada na parte sul da província de British Columbia, entre o Oceano Pacífico e as Montanhas da Costa. As cidades próximas a ela fornecem toda a infraestrutura das cidades grandes e estão a poucos quilômetros de distância de Downtown Vancouver.

Por exemplo, para chegar até a cidade de North Vancouver, você gastará apenas 15 minutos saindo de Downtown. Para chegar até a primeira estação de Burnaby, você gastará menos tempo ainda. Já para New Westminster, são cerca de 25 minutos de Skytrain partindo do Centro de Vancouver. Lembrando que estamos tomando como base as estações do metrô. Caso você more um pouco afastado da estação, esse tempo com certeza irá aumentar.

Há ainda algumas cidades mais afastadas como Coquitlam, localizada a cerca de 20km de Downtown de carro. Usando o trem Westcoast Express, você chega à cidade em cerca de 30 minutos.

Outra cidade bem procurada por famílias é Surrey. De downtown até lá serão 50 minutos de trem ou aproximadamente 30km de carro. Já Richmond, que fica do lado sul de Vancouver, são cerca de 26 minutos de metrô saindo de downtown.

Fonte do mapa: plphstudy.ca

Cidades muito procuradas pelas famílias na Grande Vancouver:

Richmond

Richmond é a cidade que conta com uma grande comunidade asiática. Por lá você vai encontrar vários restaurantes que servem comida chinesa, coreana e vietnamita. Em algumas partes do local é possível encontrar até placas de sinalização escritas em mandarim.

Apesar de o custo dos aluguéis ser um pouco mais alto, a região é considerada uma ótima opção para famílias com crianças, já que por lá existem boas escolas públicas e particulares.

Morar em Vancouver com filhos: Richmond, British Columbia.

North Vancouver

Norte Vancouver conta com um custo de vida mais elevado, com muitas casas e menos apartamentos. Porém, é uma ótima opção para famílias e principalmente para quem vai estudar na Capilano University. Como falamos anteriormente, a cidade está a apenas 15 minutos downtown Vancouver utilizando o SeaBus. Ela é famosa por seus muitos parques e por ser repleta de natureza com vários lagos, cachoeiras e ótimas trilhas. Além disso, há inúmeros community centers com atividades para a garotada. Para quem gosta, esta região é perfeita para a prática de esportes ao livre.

Morar em Vancouver com filhos: Sea Bus e North Vancouver

Burnaby


Burnaby é cortada de leste a oeste por duas linhas de trem o que torna o acesso fácil e rápido. A cidade é colada em Vancouver e tem tudo que uma grande metrópole pode oferecer. Um dos campi do British Columbia Institute of Technology (BCIT), por exemplo, está localizado lá. A região também conta com grandes empresas, hospitais, supermercados e excelentes parques para curtir com a garotada aos finais de semana. Além disso, os valores de aluguel e a mensalidade do daycare costumam ser mais em conta. Um outro destaque da cidade é o Metrotown, o maior shopping da região de Vancouver, que também está localizado por lá. 

New Westminster

New Westminster já fez história e foi a capital da colônia de British Columbia até 1866, quando Victoria passou a ser a capital de BC.

Vizinha de Burnaby, New Westminster é uma cidade tranquila na qual residem muitos idosos. Porém, muitos estudantes também escolhem morar na cidade, já que ela conta com muitas opções de homestays e também é a casa do Douglas College.

A cidade também é famosa por oferecer apartamentos pet-friendly a um precinho camarada, o que é difícil de encontrar em Vancouver e algumas outras regiões.

New West também conta com ótimos parques, supermercados e boas opções de compras nos centros comerciais e no outlet da cidade.

Morar em Vancouver com filhos: New Westminster, Greater Vancouver, BC, Canada

Coquitlam

Das cidades citadas acima, Coquitlam é a mais afastada, mas não menos procurada pelas famílias. É um município de ruas arborizadas e que também conta com muitas empresas.

Por lá você vai encontrar  um valor de aluguel mais em conta e apartamentos e casas bem maiores. Normalmente elas contam com grandes quintais e espaço de sobra para quem quer ter bichinhos de estimação.

Coquitlam, Greater Vancouver, British Columbia, Canada.

Morar em Vancouver com filhos: Diversão garantida 

Independente da região que você escolha para morar, o que não falta na Grande Vancouver são espaços culturais com muitos eventos para toda a família a baixo custo. Extensas áreas verdes, áreas de lazer, parques equipados com brinquedos e com quadras poliesportivas estimulam a atividade física para todas a idades.

A dica número um é se matricular nos Centros Comunitários – ou Community Centers como são conhecidos por aqui. Os Community Centres oferecem diversas atividades recreativas, sociais e culturais para todos os residentes. Normalmente eles contam com academia, piscina, aulas de artes e artesanato, dança, patinação no gelo, etc. Até festas de aniversário você poderá fazer por lá, basta apenas alugar uma das salas. 

A dica número dois para quem tem filhos é aproveitar bastante as atividades gratuitas oferecidas nas bibliotecas. Nesses espaços, os pequenos podem aprender mais sobre a cultura canadense brincando, através de leitura, atividades de arte, música e recreação. Procure a mais próxima da sua casa e dê uma olhadinha na agenda. As bibliotecas oferecem também aulas de conversação para recém-chegados ao Canadá. Está aí uma ótima oportunidade para melhorar o inglês e ainda fazer novos amigos de diferentes partes do mundo.  

E a dica número três é o Strong Start. Os centros StrongStart são destinados para pais ou cuidadores de crianças de zero a cinco anos de idade. Eles oferecem oportunidades de aprendizagem baseadas em brincadeiras, leitura, música e atividades físicas além de demonstrarem aos pais e cuidadores como eles podem melhorar o desenvolvimento de suas crianças. Os pais precisam participar do programa junto com a meninada.

Em Vancouver existem 19 Centros StrongStart operando em escolas de ensino fundamental durante o período letivo. Não há custo para as famílias. Eles representam uma excelente oportunidade tanto para as crianças quanto para os pais, que terão a oportunidade de conhecer outras pessoas. Encontre um Centro que oferece o Strong Start mais próximo de você:

 

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >