3RA Intercâmbio

Workshop esclarece sobre currículo seguindo padrões canadenses

41 Shares

A 3RA Intercâmbio promoveu em Vancouver na última sexta-feira, 18, mais uma edição da séria de workshops voltados para ajudar os clientes a conseguir o primeiro emprego no Canadá. Desta vez o tema abordado foi sobre currículo, a melhor forma de deixar o resumo profissional brasileiro com as características esperadas pelas empresas canadenses. A palestrante Brenda Crump, especialista em consultoria de emprego e programas de treinamento para o mercado de trabalho, levou para a palestra dicas valiosas, conseguiu deixar muito claro para todos os participantes que é através de um bom currículo que os profissionais conseguirão entrevistas de emprego.

Thais Lopes está no Canadá desde agosto estudando inglês. Atualmente ela não pode trabalhar, mas como ela sabe que em breve começa o college, ela já quis se antecipar e aprender a melhor forma de conseguir um bom emprego em Vancouver. Ela contou que esse é o segundo workshop oferecido pela 3RA em que ela participa, sendo que o primeiro já “agregou muito”. Entre os aspectos mais interessantes da palestra, Lopes destacou os direcionamentos de como organizar as informações no documento. “Você só tem 10 segundos para o entrevistador olhar seu currículo, aprender o que é relevante, o que destacar e colocar na primeira linha foi muito importante”.

Alisson William Soares, há 2 semanas em Vancouver também está estudando inglês e pretende começar a fazer college no próximo ano. Como tem interesse de permanecer no Canadá, ele sabe que conseguir uma boa oportunidade de trabalho é fator importantíssimo para seu planejamento, por isso aproveitou o workshop para conhecer mais sobre o mercado de trabalho canadense. “Achei o workshop bastante positivo, mostrou como a gente deve se enquadrar no mercado e como dele ser feito com o currículo. Meu currículo está no padrão brasileiro e com certeza vou fazer as adaptações que aprendi aqui hoje”, completou Soares.

O workshop reuniu quem está se planejando para começar a trabalhar no futuro e quem ja está no Canadá procurando emprego. Como o caso da cliente da 3RA Intercâmbio, Paula Adam. Em Vancouver desde julho desse ano, ela contou que o marido está estudando na Langara College e que ela está aqui com o Open Work Permit, permissão aberta para trabalhar full-time, e por isso está procurando emprego. “Tiveram dicas muito úteis que vão me ajudar”. Ela destacou o fato da palestrante ter explicado que entre os três modelos de currículo usados no Canadá, qual seria mais recomendado para a área em que Adam está procurando emprego.

Bruno Jaimes de Faria também vive situação parecida. Há três semanas em Vancouver, Faria veio com a família para o Canadá, sua esposa está estudando enquanto ele tem o Open Work Permit. Cliente 3RA Rio de Janeiro, ele destacou o apoio que vem recebendo da agência durante todo o planejamento e execução do intercâmbio da sua família, da escolha do curso e da universidade, até a chegada na cidade. “É muito interessante esse suporte que a 3RA oferece, eu estou aqui com permissão de trabalhar, ou seja, eu preciso de um emprego”. Para Bruno o workshop valeu muito a pena, já que no Brasil ele já tinha reestruturado seu currículo tentando se enquadrar nos modelos canadenses, mas descobriu que ainda tem pontos a serem melhorados. “Depois das dicas de hoje eu vi que vou ter que revisar meu currículo”, completou Faria.