Vancouver oferece transporte público exclusivo para portadores de necessidades especiais

Vancouver é uma cidade onde as políticas de acessibilidade são realmente levadas a sério. Pessoas com deficiência física, visual ou idosos que precisam de andadores para se locomover, conseguem andar tranquilamente por toda parte. As ruas (TODAS) contam com calçadas adaptadas, os semáforos emitem sons sinalizando quando estão abertos, e o transporte público também está preparado para atender esse público, os veículos são 100% adaptados e as estações de metrô contam com elevadores exclusivos. 

Para pessoas com problemas cognitivos ou físicos mais severos, e por esse motivo não conseguem usar o transporte público convencional,  a cidade disponibiliza um veículo especial para essas pessoas, conhecido como HandyDart. O motorista do HandDart busca o passageiro em casa e o deixa no local de destino previamente definido quando o serviço foi agendado.

Esse serviço está disponível 18 horas por dia, e mais de 300 ônibus especiais fazem parte da frota. Além disso, o motorista é um profissional preparado para ajudar o passageiro a entrar no ônibus assim como atender alguma emergência que ocorram inesperadamente no trajeto.  E tem mais,  o usuário que cadastrar seu animalzinho pode levar ele também durante a viagem.

Para agendar essa opção de transporte público a pessoa pode ligar, usar o correio ou ir até o escritório do Translink, empresa pública que opera e administra o transporte público da cidade. A reserva do serviço será feita após o passageiro, ou responsável,preencher uma ficha solicitando o HandyDarrt.

O agendamento pode ser para destinos que o passageiro vai frequentemente, como médico por exemplo, ou para destino esporádicos. Porém, os usuários precisam fazer essa solicitação com antecedência, a empresa pede de 1 a 7 dias antes. O valor da passagem é a mesma do transporte público regular, CAD $2,75 o ticket individual, CAD $21,00 a cartela com 10 passes, e CAD $91,00 o passe livre para o mês todo.  Para saber mais sobre esse serviço clique aqui.