3RA Intercâmbio

Saiba como se preparar para passar pela imigração canadense

216 Shares

Viajar para um novo país já nos deixa com aquele friozinho na barriga natural. Porém, a ansiedade fica ainda maior quando paramos para pensar em como será a passagem pela imigração no aeroporto: O que eles irão me perguntar? Quais documentos preciso apresentar? Será que meu inglês será suficiente?

As perguntas são muitas e, por isso, nós selecionamos as principais dúvidas de nossos clientes e preparamos esse texto para ajudar aqueles que estão prestes a embarcar para o Canadá e ainda são marinheiros de primeira viagem. Confira:

Vou precisar passar pela imigração em todas as cidades que fizer escala?

No Canadá, independente do seu destino final, você sempre terá que passar pela imigração na primeira cidade que chegar. Por exemplo, se você está vindo para Vancouver, mas vai fazer escala em Toronto, você passará pela imigração em Toronto e não precisará fazer o processo novamente em Vancouver. Porém, se você estiver vindo para o Canadá através dos Estados Unidos, passará pelo procedimento duas vezes: Uma nos EUA e outra quando desembarcar no Canadá.

Quais documentos preciso ter em mãos para mostrar ao oficial?

Nós sugerimos que você separe todos os documentos necessários antes do embarque em uma pastinha e não a perca de vista. Deixe-a sempre pertinho de você e em um local fácil de pegá-la. Veja abaixo os documentos que precisam estar dentro dela e que podem ser solicitados pelo funcionário da imigração:

1) Passaporte com o visto
2)Carta de permissão de estudos fornecida pelo consulado
3)Carta de aceitação da escola (LOA)
4)Comprovante do Seguro Saúde
5)Endereço de onde ficará hospedado no Canadá (Caso vá ficar na casa de algum amigo ou parente, é legal apresentar a carta convite; no caso de hotel, tenha as reservas em mãos)
6)Passagens de ida e volta para o Brasil (No caso daqueles com visto de visitante ou que estejam indo fazer curso com duração inferior a 12 meses. Caso você esteja indo fazer um curso e este tenha duração superior a um ano, não há a necessidade de apresentar as duas passagens).
7)Comprovação do transfer de chegada (caso contratado)

O que eles devem me perguntar?

Infelizmente, não há como prever quais são as perguntas que serão feitas a você. No entanto, com base em relatos de pessoas que já passaram pela imigração canadense, nós levantamos algumas mais frequentes. São elas:

1)What are you going to do in Canada? (O que você vai fazer no Canadá?)
2)How long are you going to stay in Canada? (Quando tempo irá ficar no Canadá?)
3)Have you ever been to Canada before? (Você já esteve no Canadá?)
4)Do you have travel insurance? May I see your travel insurance? (Você tem seguro viagem? Posso vê-lo?)
5)Which school are you going to study? (Em qual escola você vai estudar?)
6)Where are you going to stay? (Onde você vai ficar?)

O oficial ainda pode lhe perguntar a quantia de dinheiro que você está trazendo para o país, se está com algum tipo de álcool, tabaco, produtos alimentícios ou presentes na bagagem.

Não falo inglês. E agora?

Caso você não tenha o domínio total da língua, não se preocupe! Você não vai deixar de entrar no país por não falar inglês. Muitos estudantes vão ao Canadá para estudar o idioma e os oficiais de imigração sabem disso. Em alguns casos, é possível encontrar algum funcionário que fale português para lhe ajudar. No entanto, uma boa tática é levar um carta em inglês explicando que você não é fluente no idioma e apresentá-la junto com a documentação necessária. Acrescente informações como seu nome completo, os idiomas que você domina, nacionalidade, propósito da viagem, endereço onde vai se hospedar, itinerário…Caso você vá ficar na casa de alguém – como um parente ou amigo – peça a pessoa para fazer uma carta convite para você e acrescentar os telefones para contato.

Fique tranquilo!

Passar pela imigração não é nenhum bicho de sete cabeças. Controle o nervosismo, apresente toda a documentação solicitada e responda as perguntas com calma e, em seguida, SEJA BEM-VINDO AO CANADÁ!