3RA Intercâmbio

Resolvendo pendências antes de embarcar para o Canadá

240 Shares

Muitas vezes, logo após resolver todas as questões relacionadas à matrícula, visto e passaporte para o Canadá, a ansiedade é tanta que costumamos focar apenas no futuro que temos pela frente no novo país. Pensar na nova vida é muito bom, mas antes de arrumar as malas e embarcar de vez, é preciso resolver algumas questões importantes ainda no Brasil. São procedimentos simples, mas que se deixados de lado podem dar uma baita dor de cabeça quando você já estiver longe. Por isso, para ajudá-lo nesta missão, nós preparamos um checklist com um pequeno resumo do que você precisa fazer ainda em terras brasileiras. Confira abaixo:

1) Decida o que fazer com os seus pertences

Uma das primeiras coisas que você precisa decidir com antecedência é o que fazer com seus pertences. Infelizmente, é impossível levar tudo o que gostaríamos para o Canadá e, por isso, é preciso começar a se organizar logo cedo para ter tempo hábil de achar uma solução bacana para todas as suas coisas.  Se você optar por doar seus móveis, por exemplo, combine direitinho a data com a pessoa que for recebê-los e a forma como ela vai buscá-los. O mesmo vale se você for vendê-los. Decida como vai vender e anuncie com antecedência. Assim você não fica com nenhuma pendência para as vésperas da viagem.

2) Faça um check-up completo com seus médicos ainda no Brasil

Outro detalhe importantíssimo é cuidar de sua saúde antes de embarcar. Vá a todos os médicos possíveis – sempre com antecedência – e faça um check-up completo para verificar se está tudo ok com você. Isso inclui, por exemplo, oftalmologistas e ginecologistas. É bom também ir ao dentista, já que os tratamentos dentários costumam custar caro no Canadá. Vale a pena fazer uma limpeza completa e verificar se você tem algum problema para tratá-lo o quanto antes.

Além disso, faça um mini-estoque dos remédios que você faz uso com frequência, incluindo anticoncepcionais (Leia também nosso texto: Melhor levar anticoncepcional do Brasil ou comprar no Canadá?). Mas não esqueça de trazer junto com esses medicamentos uma receita em inglês assinada pelo médico responsável.  Coloque neste mini-estoque também os remédios que você está acostumado a tomar, como neosaldina, engov e outros.

3) Separe a documentação necessária

Ainda no Brasil, separe todos os  documentos que você vai precisar levar no voo para apresentar na imigração canadense ou americana (caso você passe pelos Estados Unidos). Coloque em uma pastinha o seu passaporte com o visto, a carta de aceitação da faculdade, a permissão de estudos fornecida pelo consulado, a comprovação do seguro saúde, endereço e contato do local onde vai se hospedar, as passagens de ida e volta e a comprovação do transfer de chegada (caso contratado). Clique aqui para saber mais sobre a passagem pela imigração cadense

Outra dica importante bem legal é fazer a procuração de “plenos poderes” em cartório e nomear alguém bem próximo para solucionar alguma pendência ou assunto por você enquanto estiver longe. Você só vai precisar ir com a pessoa escolhida ao cartório e levar identidade e CPF. É importante lembrar que a procuração é um documento muito sério. Por isso, é sempre bom escolher alguém de extrema confiança.

4) Organize seu dinheiro

Provavelmente você não vai conseguir levar todo o seu dinheiro para o Canadá no voo. Primeiro, porque não é totalmente seguro. Além disso, caso você leve mais de CAD$ 10000, você também precisará declarar a quantia na fiscalização canadense. Então, o melhor a se fazer é separar um valor que seja suficiente para alguma emergência e para cobrir seus gastos no aeroporto e nas primeiras semanas no novo país. Compre um porta-dólar, e deixe o dinheiro sempre bem perto de você durante toda a viagem. (Clique aqui e confira nosso texto sobre maneiras de levar dinheiro para o Canadá).

Ainda no Brasil, procure também as melhores opções para você transferir o restante de seu dinheiro. Algumas pessoas preferem transferir por bancos, outras utilizando a Western Union… As opções são muitas, então não deixe de pesquisar bem e escolher a que mais lhe agrada. Ao chegar no Canadá, é só realizar a transferência.

Falando em dinheiro, outro ponto importante para antes do embarque é ir até os seus bancos e encerrar as contas que você não vai precisar movimentar mais. Já para aquelas que você precisará manter, converse com o gerente e peça que ele explique todas as formas de acesso online ou via telefone e como você deve proceder em caso de problemas.

É importante lembrar que este é apenas um resumo e que cada caso é um caso. Dependendo da sua situação no Brasil, você terá muito mais coisas para resolver do que as citadas aqui, como por exemplo: vender apartamento, encontrar um inquilino, cancelar telefone, água, luz… Já outras pessoas não vão precisar gastar tanto tempo com isso. O ideal é sempre se organizar bem antes da viagem, fazer um checklist e ir resolvendo as coisas aos poucos. Assim você não corre o risco de esquecer nada e não dá chances para o “stress” te atormentar muito nas vésperas do embarque.

Clique aqui e saiba como trabalhar e estudar no Canadá.