Quer ir a um jogo de hockey em Vancouver? Saiba quais são as equipes da cidade

O hockey sobre o gelo é um esporte que acontece sobre um ringue de patinação, onde duas equipes de seis jogadores disputam uma partida de três períodos de vinte minutos cada. Os esportistas patinam sobre a pista congelada e utilizam tacos para mover um disco de borracha, a fim de lançá-lo para dentro de uma meta entre traves do adversário, alcançando um gol, exatamente como acontece no futebol.

Só que, do mesmo jeito que o futebol é muito popular no Brasil, o hockey teve origem e desenvolvimento no Canadá, e por isso é considerado o esporte nacional do país. Vale dizer, inclusive, que o Canadá é o país mais vitorioso nas competições internacionais de hockey no gelo, como as Olimpíadas de Inverno e os Campeonatos Mundiais que ocorrem anualmente.

A National Hockey League (NHL)

Ainda que a primeira equipe profissional do esporte tenha sido criada nos Estados Unidos da América, onde o esporte também é muito apreciado e jogado, no início do século XX, a maioria dos jogadores do time era canadense. Por isso, a organização profissional mais famosa deste esporte, a National Hockey League (NHL), criada em 1917, desde o início apresentou times dos Estados Unidos e também do Canadá, abrangendo o que de melhor havia no hockey da América do Norte.

A temporada regular da liga conta atualmente com trinta times, divididos em duas conferências: a Leste e a Oeste. Cada conferência traz duas divisões. Os times canadenses estão espalhados nas divisões. E Vancouver, como uma das principais cidades do Canadá, não poderia ficar de fora da liga que organiza o mais popular esporte do país. O hockey é mesmo uma paixão nacional, e mais de 450.000 jovens fazem parte de ligas organizadas amadoras e profissionais no Canadá.

Hockey em Vancouver

Vancouver tem um clima oceânico, que no inverno apresenta a segunda temperatura média mais elevada do Canadá e um verão bastante ameno. Mesmo sem invernos muito frios, a cidade se entrega ao esporte mais querido, oferecendo até pistas de patinação no gelo em alguns dos vários parques, onde as pessoas não apenas podem se divertir simplesmente patinando, mas também disputar intensas partidas de hockey ao ar livre.

No verão, as pistas não ficam mais congeladas, mas os jovens adaptam o esporte para jogá-lo em outros locais, curtindo o hockey sobre grama e até nas ruas!

Os times de Vancouver

Hoje em dia, Vancouver tem somente uma equipe na liga profissional nacional (NHL), o Vancouver Canucks. Nas últimas temporadas, ele ficou na divisão do Pacífico, na conferência Oeste da liga, junto com mais dois times canadenses, o Anaheim Ducks e o Edmonton Oilers, e mais quatro times norte-americanos. O time já chegou à final dos campeonatos nacionais por três vezes, mas sem obter sucesso.

A afamada Rogers Arena, um espaço indoor que comporta 18.630 torcedores em jogos de hockey no gelo, é o ginásio onde a equipe disputa suas partidas como mandante.

Mas os Canucks não foram o único time famoso da cidade. O Vancouver Millionaires, mais tarde chamado de Vancouver Maroons, foi uma importante equipe de hockey profissional que competiu entre 1911 e 1926. Usava a Denman Arena, um ginásio que proporcionava a primeira superfície de gelo artificial feita no Canadá e o maior ringue indoor do mundo, na época. Os Millionaires foram mais bem-sucedidos do que o Canucks até agora, tendo vencido seis vezes a Pacific Coast Hockey Association, liga que reunia times do oeste do Canadá e dos Estados Unidos. E também foi campeão da Copa Stanley, competição que mais tarde seria suprimida pela NHL, por uma vez (1914-1915), sendo vice-campeão em outras duas oportunidades.

No final de 2010, a gestão do Vancouver Canucks anunciou oficialmente que o clube havia adquirido os direitos de logotipo, roupas e marcas do Vancouver Millionaires. Isso mostra a importância o orgulho que o extinto time ainda tem para a cidade.

Se você estiver passando uma temporada em Vancouver, que tal procurar a programação dos jogos do Vancouver Canucks e assistir a uma partida do time?

  • Diogo Guerra

    Há jogos também em julho ?